Algarve Cup: Portugal entra a ganhar

Equipa das Quinas venceu a China na jornada inaugural do torneio, que decorre até 7 de março no sul do país. Segue-se a Austrália na segunda jornada.

A Seleção Nacional A feminina venceu a China por 2-1, em jogo a contar para a jornada inaugural da Algarve Cup 2018. As chinesas marcaram primeiro, mas a armada lusa deu a volta ao marcador com golos de Carolina Mendes e Carole Costa.

Portugal pressionou muito, correu mais e teve sempre mais posse de bola, causando calafrios à defesa chinesa ainda na primeira parte. Nesse período, Diana Silva destacou-se com um remate estrondo aos ferros da baliza defendida por Lu Feifei e voltou a ameaçar num cruzamento venenoso.

A guarda-redes da China também foi obrigada a aplicar-se para travar um livre da capitã Cláudia Neto, pouco antes do intervalo.

No segundo tempo, e apesar da postura ofensiva e compacta da formação da casa, foi a formação chinesa que se colocou primeiro em vantagem, quando Xu Yanlu deu o melhor seguimento a um passe de Liu Shanshan. Logo depois, Carolina Mendes saltou do banco para restabelecer de cabeça a igualdade e, já na reta final, Carole Costa garantiu o triunfo luso na transformação de um livre direto.

Qualificação para o Mundial no horizonte

O torneio internacional Algarve Cup, recorde-se, serve os interesses de preparação da Equipa das Quinas, que prosseguirá a 6 de abril a qualificação para o Campeonato do Mundo França 2019.

Na segunda jornada, a armada lusa encontrará a Austrália, em partida marcada para 2 de março, no Estádio Algarve. A seleção autraliana, que participou em todos os Campeonatos do Mundo desde 1995, ocupando o quarto lugar no Ranking FIFA, será uma prova de fogo para as comandadas de Francisco Neto e uma das candidatas ao pódio da Algarve Cup 2018.

O mesmo acontece com a Noruega, adversária que Portugal enfrentará na terceira ronda da prova, também no Estádio Algarve. No 14..º posto do Ranking FIFA, a Noruega tem um palmarés internacional de muito prestígio – conquistou o Mundial feminino em 1995, a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1995 e de 2000, e os Europeus de 1987 e 1993.

Ficha de jogo: 

Estádio Municipal de Lagos
Algarve Cup 2018 – 1.ª jornada
PORTUGAL 2-1 CHINA (0-0 ao intervalo)

Árbitro: Marianela Araya Cruz (Costa Rica)
Árbitros assistentes: Kimberley Moreira Rojas (Costa Rica)  e Elizabeth Aguilar (El Salvador)
4.º árbitro: Maria Carvajal

Portugal: Inês Pereira, Matilde Fidalgo, Carole Costa, Sílvia Rebelo, Mónica Mendes, Fátima Pinto, Tatiana Pinto, Andreia Norton (Carolina Mendes, 54′) , Ana Leite (Jéssica Silva, 46′), Cláudia Neto – cap (Mélissa Antunes,  72′)., Diana Silva.
Suplentes: Ana Rita, Rute Costa, Raquel Infante, Laura Luís, Ana Borges, Dolores Silva, Vanessa Marques, Ana Capeta, Nádia Gomes.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 1-1, por Carolina Mendes (60′)
Disciplina: nada a assinalar

China: Lu Feifei, Liu Shanshan, Wu Haiayn, Wang Shuang, Ma Jun, Tang Jiali (Song Duan, 65′), Wang Shansan (Ren Guixin, 78′), Xu Yanlu, Han Peng (Xue Jiao, 78′), Li Ying, Zhang Rui – cap.
Suplentes: Peng Shimeng, Wang Fei, Li Danyang, Jin Kun, Song Duan, Xiao Yuyi, Liu Jing, Tan Ruyin, Yan Jinjin, Lyu Yueyun.
Treinador: Sigurdur Ey Jolfssoon
Golos: 1-0, por Xu Yanlu (57′)
Disciplina: Amarelos – Ma Jun (69′), Li Ying (78′) e (83′). Vermelhos – Li Ying (83′); Wang Shuang (85′)

In fpf.pt

AnaSilva

Adepta do desporto em geral, mas apaixonada pela modalidade REI (Futebol). Passei a fazer parte deste projecto Portal Futebol Feminino em Portugal com a intenção de poder ajudar na divulgação e promoção do Futebol Feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *