Boavista Fc sub-19 o percurso até à segunda fase

O plantel do Boavista FC é formado por 24 atletas, com idades que variam entre os 14 e os 18 anos (a média de idades é de 16anos). Muitas destas atletas estão a praticar futebol há menos de 1 ano, tendo entrado no Boavista através do protocolo (já extinto) com o Ramaldense FC. Neste escalão, e apesar de estar a disputar o campeonato nacional de juniores, existe ainda uma componente de formação dedicada a algumas atletas com menor experiência e consequentemente, menor competitividade. Ainda assim, e apesar de todas as dificuldades que algumas delas possam ter, o plantel tem vindo a evoluir de uma forma abrupta tanto a nível de coesão como de qualidade.

A equipa Sub19 é garantida, de forma direta, por 2 Treinadores,1 Diretor e 1 Massagista.

Bruno Pacheco – Treinador
Inês Carvalho – Treinador
Afonso Machado – Diretor
Francisco Couto – Massagista

 

 

 

 

 

O Boavista FC Sub19 conseguiu somar 8 vitórias (em outros tantos jogos) até à 11ª Jornada onde veio a ceder pontos no terreno do Freamunde. Nem sempre conseguimos exibições de alto nível ou rendimento, mas nunca nos esquecemos do propósito com que entramos no jogo nem dos objetivos bem definidos que traçamos. A passagem à 2ª fase do campeonato foi desde logo a 1ª meta a que nos propusemos. Tudo o que vier de acréscimo será consequência do trabalho e empenho de todos nós. Dada a qualidade individual das atletas mais experientes, que é reforçada pela restante equipa, algumas tiveram já a oportunidade de serem convocadas para jogos das equipas séniores do BFC (Liga Allianz  e Promoção).

De todos os jogos realizados vou salientar 4 por razões distintas.

Clique na imagem para ver os resultados dos jogos

Boavista 3 – 1 Freamunde – 28-10-2017

Num jogo extremamente disputado, as nossas atletas conseguiram superar-se e apresentar uma qualidade de jogo fenomenal. Tal inspiração serviu de motivação para os jogos seguintes permitindo-nos ganhar mais confiança para encarar os objetivos a que nos havíamos proposto na projeção desta época desportiva.

Ribeirão 3 – 4 Boavista – 04-11-2017

Foi um jogo em que entramos desconcentradas e fomos prejudicadas por competir num campo com umas dimensões diferentes das que estamos habituadas e também por não termos a nossa habitual guarda-redes. Apesar de todas as adversidades na 2ª parte conseguimos impor o nosso jogo e conseguimos uma suada reviravolta no marcador. Este jogo aconteceu depois do triunfo com o Freamunde o que motivou ainda mais os interesses da equipa em conseguir um lugar na 2ª fase.

Freamunde 2 – 1  Boavista – 20-01-2018

Foram necessários 9 jogos para que conhecêssemos o sabor da derrota, contra um adversário que foi dominado pela nossa equipa em praticamente todo o jogo. A falta de aproveitamento das oportunidades criadas, assim como a virilidade que o jogo foi disputado, não nos permitiu garantir o nosso 1ª propósito que era trazer os 3 pontos. Trouxemos, sim, uma carga acrescida de responsabilidade na luta pelo 1º lugar e consequente passagem à 2ª fase da competição.

Boavista 3 – 2 FC Parada – 10-02-2018

Este foi o jogo da consumação da passagem à 2ª fase. Nesta altura já todos pensamos que não nos poderíamos propor a nada que não fosse este o desfecho. A jogar em casa, não podíamos facilitar e tínhamos de garantir desde logo a vitória. Mais um jogo em que dominamos por completo e em que desperdiçamos bastantes oportunidades fruto de alguma ansiedade.

Em resumo

O nosso percurso, desde o inicio da época, tem vindo a ser consistente. As ideias que temos de jogo e de como abordar o jogo foram a pouco e pouco implementadas, sendo agora rotina da equipa. Até à data todas as atletas representaram exemplarmente o emblema que carregam ao peito e assim se espera que continuem. De salientar que esta passagem à 2ª fase é uma conquista de um grupo que se conhece há cerca de 4 anos e que maioritariamente estiveram inseridas na equipa “B” do Boavista FC. Exaltar ainda que fomos a 1ª equipa a garantir a presença na 2ª fase da competição.

Informações cedidas por Bruno Pacheco (Treinador)

AnaSilva

Adepta do desporto em geral, mas apaixonada pela modalidade REI (Futebol). Passei a fazer parte deste projecto Portal Futebol Feminino em Portugal com a intenção de poder ajudar na divulgação e promoção do Futebol Feminino.

One Reply to “Boavista Fc sub-19 o percurso até à segunda fase”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *