Diferenças entre as selecções AA de Portugal, por António Mendes

Foto: FPF/André Sanano

António Mendes, adepto de futebol, na página Seleções de Portugal refere o seu descontentamento face às diferenças em como anunciam os jogos das selecções AA (masculina e feminina), nos eventos do Facebook:

Seleções de Portugal, vamos ter um pouco de consenso no seguinte: este comentário tem por base uma crítica construtiva, sobre o qual passo a explicar – para os jogos da SN-AA M, vocês costumam escrever nos cabeçalhos “AA – Portugal x EUA”, “AA – Portugal x Arábia Saudita”, etc. Quanto aos cabeçalhos dos jogos da SN-AA F, vocês costumam escrever “AA Feminina – Portugal x Moldávia”, “AA Feminina – Portugal x Itália”, etc. A meu ver, ao escreverem a palavra “Feminina” nos cabeçalhos desta seleção, e não escreverem, de igual modo a palavra “Masculina” para a outra seleção, vocês estão a dar e entender ao público que a SN-AA F tem menos importância do que a SN-AA M, percebem? Eu não vejo menor importância da SN-AA F comparativamente à SN-AA M. Afinal de contas, são as duas seleções de letra A, são as que representam a nossa nação e o nosso país no futebol internacional ao mais alto nível, portanto tanto importa uma seleção como a outra. Das duas hipóteses, uma: ou vocês escreviam de igual forma a palavra “Masculina” nos cabeçalhos da SN-AA M tal como escrevem a palavra “Feminina” para os jogos da SN-AA F, ou então desapareciam de vez com a palavra “Feminina” e só colocavam os cabeçalhos escritos com os títulos “AA – Portugal x Moldávia”, “AA – Portugal x Itália”, etc. A termos de fotos dos eventos, uma melhor forma de fazerem distinção entre estas duas seleções, é escreverem nas fotos de capa dos eventos o seguinte: “Road to Fifa World Cup 2018” (para a SN-AA M) e “Fifa Women’s World Cup 2019 Qualifiers” (para a SN-AA F).

Cumprimentos,

António Mendes

Joana Lima

Desde 2011 comecei a assistir a alguns jogos na TV. Depois da final da Champions, apaixonei-me por este desporto. Não escrevo com o Novo Acordo Ortográfico.

2 Replies to “Diferenças entre as selecções AA de Portugal, por António Mendes

  1. tens toda a razao mas infelizmente a comunicacao social so ve o futebol dos milhoes anda tudo atras do mesmo a selecao feminina joga e nem relato nem transmissao nem aparece nas paginas dos jornais –a rtp paga pelo povo devia ser obrigada a transmitir os jogos nao so para o pais mas tambem para os imigrantes porque eu sou imigrante tenho ai uma casa e todos os meses pago para a rtp estao a obrigar os imigrantes a pagar uma coisa que nao comem -a selecao feminina merece todo o carinho e apoio porque sao jugadoras que jogam com amor a camisola e nao aos milhoes forca meninas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *