Empate ao cair do pano

Portugal empata com a Bélgica no seu quarto jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo França-2019.

Portugal empatou, esta sexta-feira, com a Bélgica, naquele que foi o seu quarto encontro de qualificação para o Mundial de 2019, disputado em Lovaina. As belgas marcaram primeiro, já em cima dos 90 minutos, mas Dolores Silva restabeceu a iguldade em tempo de compensação, na transformação de uma grande penalidade.

O empate mantém a Equipa das Quinas no terceiro lugar do grupo 6, com quatro pontos, atrás de Bélgica, segunda classificada com dez, e da Itália, que lidera com 15, e mais um jogo disputado. As italianas bateram a Moldávia por 3-1 esta sexta-feira.

A formação comandada por Francisco Neto mostrou-se mais forte do que a Bélgica na primeira parte. Não só teve mais posse de bola como conseguiu encostar as anfitriãs às cordas em várias ocasiões. Ainda assim, as belgas criaram perigo de bola parada uma vez. E chegaram a atirar para o fundo da baliza nessa jogada, anulada por fora de jogo.

Bem diferente foi o segundo tempo, com a equipa da casa a aparecer melhor nos domínios lusos. O relógio ainda não tinha chegado aos 50 minutos quando a Bélgica ganhou uma grande penalidade, cometida pela defesa lusa. Tessa Wullaert surgiu na pequena área com vontade de marcar e alegrar os sete mil adeptos que coloriam as bancadas do Estádio Den Dreef, mas disparou ao poste.
No minuto 90, De Caigny cabeceou com êxito, após um canto, só que Portugal não baixou os braços, colocando-se por cima do jogo outra vez. Lutou muito, apostou no contra-ataque e mereceu o momento que acabaria por surgir nos descontos: o penálti certeiro de Dolores Silva.

Recorde-se que se apuram diretamente para o Mundial os sete vencedores de cada grupo de qualificação, enquanto os quatro melhores segundos, na contabilidade dos jogos que fizerem com os primeiros, terceiros e quartos dos seus grupos, irão jogar um ‘playoff’. O vencedor do ‘playoff’ juntar-se-á aos sete vencedores dos grupos e, também, à anfitriã do Campeonato do Mundo, a França.

Ficha de jogo:
Jogo de Qualificação para o Campeonato do Mundo França-2019
Estádio Den Dreef, Lovaina (Bélgica)

Árbitro: Esther Staubli (Suíça)
Árbitros assistentes: Belinda Brem e Susanne Küng (Suíça)
Quarto árbitro: Bérengère Pierart (Bélgica)

Bélgica – Portugal (0-0 ao intervalo)

Bélgica: Odeurs, Laura Deloose, Jacques Heelen, Laura De Neve, Philtjens, Missipo, Julie Biesmans, De Caigny, Van Gorp (Vanmechelen, 46′), Janice Cayman – cap., Tessa Wullaert.
Suplentes: Diede Lemey, Maud Coutereels, Lenie Onzia, Aline Zeller, Sarah Wijnants, Jana Coryn
Treinador: Ives Serneels
Golos: 1-0, De Caigny (90′)
Disciplina: Amarelos – Laura Deloose (45′), Zeller
Portugal: Inês Pereira, Matilde Fidalgo, Raquel Infante, Carole, Ana Borges, Tatiana Pinto, Dolores Silva, Vanessa Marques, Cláudia Neto cap., Andreia Norton (Jéssica Silva, 61′), Diana Silva
Suplentes: Rute Costa, Mónica Mendes, Sílvia Rebelo, Fátima Pinto, Carolina Mendes, Ana Capeta, Jéssica Silva
Treinador: Francisco Neto
Golos: Dolores Silva
Disciplina: Amarelos – Raquel Infante (49′); Matilde Fidalgo (80′)

in: www.fpf.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *