InStat: “Reconheço a potencialidade da aplicação mas existem algumas lacunas que podem ser alvo de melhoria para épocas futuras ”, Nuno Cristóvão Treinador do Sporting CP

A plataforma InStat foi um meio que a FPF encontrou para ajudar os treinadores das equipas da Liga Allianz a incrementarem a qualidade do seu trabalho. Algumas funcionalidades são: a disponibilização da gravação do jogo completo, a sectarização dos momentos do jogo, a análise individual das jogadoras, da comparação do desempenho entre as jogadoras de ambas equipas presentes no jogo e a possibilidade de se fazer download desses dados para um disco rígido. Fomos ter com o treinador Nuno Cristóvão para saber que avaliação faz.

Concorda que a plataforma InStat tenha sido uma mais-valia para os treinadores?
Concordo, apesar de não ter sido o utilizador mais assíduo. No entanto, enquanto responsável máximo da equipa, reconheço a potencialidade da aplicação.
Qual das funcionalidades lhe pareceu ser efetivamente uma mais valia para o trabalho semanal?
A funcionalidade que para o Sporting CP teve mais importância foi a possibilidade de realizar a observação e análise das equipas adversárias, através das gravações dos jogos que foram disponibilizados. Infelizmente existem algumas lacunas a este nível que podem ser alvo de melhoria para épocas futuras, tendo constatado a falta de um conjunto de jogos que nos poderiam ter facilitado o conhecimento das equipas adversárias.
Que dificuldades sentiu para a sua utilização?
Como disse na pergunta inicial, não fui o utilizador mais assíduo, tendo delegado esta função na restante equipa técnica. Mas da partilha diária o que efectivamente ficou aquém foi a falta de alguns jogos que podiam ter acrescentado uma observação adicional.
O planeamento dos seus treinos foi alterado por causa da informação recolhida na plataforma?
Não, a disponibilização da aplicação não conduziu a adaptações nos treinos da equipa. Este planeamento é efetuado em função das características da nossa equipa. No entanto, a observação dos jogos das equipas adversárias permitiu ver algumas movimentações específicas e antecipar algum tipo de posicionamento em lances de bola parada nos nossos adversários.
Sentiu vantagens práticas na observação da equipa adversária, para o jogo da 2ª volta?
O conhecimento dos adversários é sempre importante, mesmo para quem está nos 1ºs lugares. Quando era possível, já para o jogo da 1ª volta, recolhíamos informação a partir dos vídeos existentes.
Disponibilizou informação orientada às suas jogadoras, por meio de emails ou qualquer outro meio de armazenamento (pen, dvd?), para que elas pudessem fazer trabalho de casa?
Felizmente, eu e a minha equipa técnica somos privilegiados pois quem representa um clube como o Sporting CP dispõe de outras condições para análise de jogos e de outro tipo de comunicação que facilita a disponibilização de informação às jogadoras. Mas reconheço que é uma ferramenta de trabalho importante para transmitir informação de relevo às jogadoras, para que estas possam conhecer melhor as suas características e assim melhorar o seu desempenho.

Nota: Iremos divulgar as opiniões de todos os treinadores da liga allianz. Este trabalho foi realizado pela página passes em profundidade para o portal futebol feminino portugal, com a colaboração da sports and girls

Deixe um comentário