InStat: “Sem dúvida que os meus treinos foram alterados com base na informação recolhida”, Rui Roque Treinador do GD A-dos-Francos

A plataforma InStat foi um meio que a FPF encontrou para ajudar os treinadores das equipas da Liga Allianz a incrementarem a qualidade do seu trabalho. Algumas funcionalidades são: a disponibilização da gravação do jogo completo, a sectarização dos momentos do jogo, a análise individual das jogadoras, da comparação do desempenho entre as jogadoras de ambas equipas presentes no jogo e a possibilidade de se fazer download desses dados para um disco rígido. Fomos ter com o treinador Rui Roque para saber que avaliação faz.

Concorda que a plataforma InStat tenha sido uma mais valia para os treinadores?

Sim sem dúvida que a plataforma é uma enorme mais valia para todos os treinadores.

Qual das funcionalidades lhe pareceu ser efetivamente uma mais valia para o trabalho semanal?

Todas as funcionalidades são importantes mas o facto de poder retirar os vídeos e efetuar a minha própria análise aos adversários foi o aspeto mais importante para a organização de cada microciclo.

Que dificuldades sentiu para a sua utilização?

Não senti dificuldades na sua utilização, parece-me que a plataforma está bem organizada.

O planeamento dos seus treinos foi alterado por causa da informação recolhida na plataforma?

Sem dúvida que os meus treinos foram alterados com base na informação recolhida na plataforma, o facto de poder analisar as equipas adversários e preparar os jogos com base nessa informação tornou-se muito útil.

Sentiu vantagens práticas na observação da equipa adversária, para o jogo da 2ª volta?

Senti muitas vantagens na observação das equipas adversárias, conseguir perceber como estão as jogadoras adversárias e como estão organizadas as suas equipas foi algo determinante e que nos possibilita entrar em campo com mais confiança, evitando o efeito surpresa em alguns momentos do jogo.

Disponibilizou informação orientada às suas jogadoras, por meio de emails ou qualquer outro meio de armazenamento (pen, dvd?), para que elas pudessem fazer trabalho de casa?

Apenas pontualmente entreguei essa informação às jogadoras. O facto do não sermos profissionais do futebol e exercermos outras atividades limita-nos na organização dessa informação, por isso eu realizava a análise dos pontos que considerava mais importantes e depois transmita verbalmente às jogadoras as informações que considerava pertinentes.

Nota: Iremos divulgar as opiniões de todos os treinadores da liga allianz. Este trabalho foi realizado pela página passes em profundidade para o portal futebol feminino portugal, com a colaboração da sports and girls

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *