InStat: “ seria muito interessante completar o fornecimento dos dados técnicos e táticos, com dados de desempenho físicos” nas condições de trabalho dos clubes.”, António Marinho Treinador Clube Futebol Benfica

A plataforma InStat foi um meio que a FPF encontrou para ajudar os treinadores das equipas da Liga Allianz a incrementarem a qualidade do seu trabalho. Algumas funcionalidades são: a disponibilização da gravação do jogo completo, a sectarização dos momentos do jogo, a análise individual das jogadoras, da comparação do desempenho entre as jogadoras de ambas equipas presentes no jogo e a possibilidade de se fazer download desses dados para um disco rígido. Fomos ter com o treinador António Marinho para saber que avaliação faz.

Concorda que a plataforma InStat tenha sido uma mais valia para os treinadores?
Sem qualquer dúvida. É um apoio imenso para fundamentar a organização do treino e para avaliar na prática se está a executar esse planeamento.

Qual das funcionalidades lhe pareceu ser efetivamente uma mais valia para o trabalho semanal?
A possibilidade de rever o que aconteceu no jogo e dessa forma analisar o comportamento tático e técnico do colectivo e do individual durante as intervenções

Que dificuldades sentiu para a sua utilização?
Não tenho tido dificuldades. Apenas sugeri que seria muito interessante completar o fornecimento dos dados técnicos e táticos, com dados de desempenho físicos. Isto seria muito importante para os treinadores e também para avaliar quais os dados físicos médios que são característicos do nosso futebol feminino.

O planeamento dos seus treinos foi alterado por causa da informação recolhida na plataforma?
Sim. Em função dos erros táticos e técnicos que foram relevados pela visualização dos jogos

Sentiu vantagens práticas na observação da equipa adversária, para o jogo da 2ª volta?
Senti bastante interesse em analisar as equipas adversárias. Não na perspectiva que colocam. Mas na possibilidade de ver os jogos com a última adversária imediatamente antes de jogarem contra nós.

Disponibilizou informação orientada às suas jogadoras, por meio de emails ou qualquer outro meio de armazenamento (pen, dvd?), para que elas pudessem fazer trabalho de casa?
Fizemos o envio de todos os jogos em que participámos para as jogadoras assim como os relatórios sobre os jogos. Depois trocámos opiniões sobre o que elas viram.

Deixe um comentário