Jogadoras melhor preparadas, melhor competição – Anabela Mendes, Sindicato dos Jogadores

Anabela Brito Mendes e a preparação da nova época desportiva no futebol feminino.

A semana e meia de começar a competição já quase todas as equipas têm os seus plantéis completos e levam já, pelo menos, duas semanas de treinos. Se não mais.

Com a grande atividade das seleções nacionais AA e sub-19, os campeonatos começaram a ter início em setembro, no máximo na segunda semana.

Isto obrigou a que toda a gente ligada às equipas femininas (jogadoras, equipa técnica, equipa médica e dirigentes) alterasse os seus períodos de férias para antes de agosto. Uma alteração significativa, já que este mês é o eleito para a maioria dos portugueses ir a banhos.

No entanto, apesar do evidente caráter amador da maioria das equipas, as jogadoras assumem com responsabilidade o regresso aos treinos, procurando, sempre que é possível dentro da sua conjuntura profissional, fazer férias nos meses de junho ou julho.

Longe vão os tempos em que o defeso feminino durava quatro meses. E as pré-épocas eram um martírio para as jogadoras. Agora, já muitos treinadores dão um plano de treinos para ser executado durante as férias, de forma a minorar o abaixamento de forma, o que conjugado com alguns jogos a brincar que sempre vão surgindo, faz com que se regresse aos treinos com uma maior disponibilidade física.

As seleções nacionais e clubes com equipas profissionais são um motivo bem forte para que as jogadoras procurem a sua melhor forma a todo o momento, na esperança de poderem evoluir nas suas carreiras tanto num espaço como noutro.

E os sorteios podem fazer com que o primeiro jogo da época seja logo contra um adversário difícil, logo, nada como levar cada vez mais a sério a condição física.

A competição já é bastante forte, para que só chegue ter talento. O futebol é cada vez mais para as jogadoras que além do talento, estejam fisicamente disponíveis para o colocar em prática.

E não tarda, com a bola a rolar nos mais diversos campos deste país, vamos ter oportunidade de observar isso mesmo.

Boa época!

In http://sjogadores.pt

AnaSilva

Adepta do desporto em geral, mas apaixonada pela modalidade REI (Futebol). Passei a fazer parte deste projecto Portal Futebol Feminino em Portugal com a intenção de poder ajudar na divulgação e promoção do Futebol Feminino.

Deixe um comentário