Lista de Desejos para FIFA 19

O historial de FIFA na atual geração tem sido feito de altos e baixos. O primeiro jogo, FIFA 14, deixou boas indicações, que não foram correspondidas em FIFA 15 e FIFA 16. A EA Sports e esses jogos acusaram a passagem para o motor Ignite, mas em FIFA 17 a EA Sports voltou a dar boas perspetivas. Mudou-se de motor, para o Frostbite, e a jogabilidade correspondeu, mas foi só em FIFA 18 que a série realmente alcançou grande parte do seu potencial. O FIFA mais recente é um verdadeiro mimo, na nossa opinião, um fantástico jogo de futebol dentro e fora dos relvados… mas é possível fazer mais e melhor. É por isso que criámos este artigo, uma lista de desejos do que queremos ver em FIFA 19, ou se não puder ser para já, nas próximas edições.

Desejo Nº 1: Mais estádios
FIFA 18 tem uma lista bastante recheada de estádios, mas muitas ligas continuam ser ter um único estádio oficial. No caso que nos toca, da Liga Portuguesa, parece-nos que se justifica a construção de pelo menos os estádios de Sporting, Porto, e Benfica. São estádios modernos, com designs muito distintos, e com grande capacidade para espetadores, além de serem a casa de três clubes de renome a nível mundial, com presença assídua nas competições europeias. Vale também a pena relembrar que estes três estádios já apareceram nos FIFA da geração anterior, e que estão presentes no concorrente Pro Evolution Soccer.

Desejo Nº 2: Licenças das competições europeias
Esta é a grande vantagem de Pro Evolution Soccer em relação a FIFA, em termos de licenças. A EA Sports detém um número insano de licenças oficiais, mas faltam-lhe as licenças das competições europeias e sul-americanas. Estas licenças permitiram tornar os modos Carreira e Ultimate Team Mode ainda mais aliciantes, mas outro modo que poderia beneficiar imenso desta licença seria A Caminhada (The Journey), o modo narrativo de FIFA. Nas duas primeiras temporadas, a EA evitou as competições europeias, mas eventualmente terá de focar esse aspeto da carreira de um futebolista, sobretudo de um futebolista de topo como querem fazer com Alex Hunter. E a menos que o façam com a licença oficial da Liga dos Campeões, o impacto nunca será o mesmo – seria fantástico ter uma sequência de entrada em campo com o hino oficial.

Desejo Nº3: Mais faces reais
Idealmente, todos os jogadores teriam faces individuais, idênticas às suas contra-partes reais. Sabemos que isso é muito difícil, considerando os largos milhares de jogadores no jogo, mas pedir não custa. É sempre diferente ver um jogador com uma face personalizada, do que com uma cara genérica, e esse é um dos elementos que torna a Premier League tão aliciante em FIFA 18. E já agora, dizemos o mesmo dos treinadores – queremos mais com a cara real.

Desejo Nº 4: Maior autenticidade das ligas
Jogar a Premier League em FIFA 18 é uma experiência diferente do que jogar qualquer outra liga do jogo. Todos os estádios foram recriados, tal como as faces dos jogadores e dos treinadores. Em cima disso, toda o grafismo em termos informativos é idêntico ao que a televisão inglesa usa, o que dá um grande nível de autenticidade a esse campeonato específico. Sabemos que é quase impossível ver esse grau de autenticidade em todas as ligas, mas gostaríamos que mais beneficiassem desse tratamento especial. Espanha e Alemanha, no mínimo, merecem.

Desejo Nº 5: Atualização gráfica
Em termos técnicos, o grafismo de FIFA é já bastante bom. O Frostbite é um excelente motor gráfico, o jogo tem grande fluidez, e já suporta 4K e HDR nas plataformas que o permitem. O problema prende-se com os recursos que estão no jogo. Muitos modelos são ainda da geração anterior, tal como várias animações, e nota-se a diferença. Seria um trabalho tremendo, mas para FIFA ser realmente um jogo ‘de nova geração’, teria de ser totalmente re-construído de raiz. Isso nunca irá acontecer, já que é muito mais prático usar o que já foi feito e melhorar em cima disso, mas fica o desejo na mesma.

Desejo Nº 6: Nível de dificuldade ‘realista’
Há vários anos que FIFA inclui uma vasta gama de níveis de dificuldade, para acomodar desde os jogadores principiantes, aos veteranos, mas esses níveis abordam apenas a dificuldade. Gostaríamos que fosse criado um nível de dificuldade ‘realista’, um nível que se aproximasse o mais possível de uma inteligência artificial que simulasse comportamentos realistas, sem ser excessivamente fácil ou difícil. Um nível que mostrasse bem a diferença entre jogar contra uma equipa de duas estrelas e uma de cinco, por exemplo.

Desejo Nº 7: Modo Carreira mais dinâmico
O modo carreira de FIFA é já muito completo, mas ainda pode ser melhorado. Um dos elementos que gostaríamos de ver melhorado é a interação do jogador (treinador) com o seu clube e os restantes. O seu lugar no clube deve ser ameaçado mais vezes, com maior exigência da direção. Por outro lado, se a prestação estiver a ser boa, também deve ser compensada com convites de outros clubes e ligas, e não apenas convites de seleções.

Desejo Nº 8: Jogabilidade ainda mais aprimorada
Adoramos a jogabilidade de FIFA 18, mas não é perfeita. Ainda existem certas reações e animações dos jogadores que parecem pouco realistas, mesmo que o sistema de colisão esteja a funcionar muito melhor que no passado. Ainda assim, mais que grandes novidades, queremos que a EA Sports afine a jogabilidade que já existe.

Desejo Nº 9: Uma versão Switch ao nível das restantes
A versão Nintendo Switch de FIFA 18 é um estranho híbrido, melhor que as versões de PS3 e Xbox 360, mas pior que as versões de PS4, Xbox One, e PC. A EA afirmou no passado que o Frostbite pode correr na Nintendo Switch. Pois bem, está na hora de o provarem. Se o fizerem, isso significa que a Nintendo Switch poderia finalmente ter o modo A Caminhada, além das sequências que envolvem treinadores no modo Carreira. Mais importante ainda, esperamos que a jogabilidade seja idêntica à da PS4, Xbox One, e PC.

Desejo Nº 10: Mais modos para futebol feminino
Aplaudimos quando a Electronic Arts acrescentou futebol feminino a FIFA, mas a verdade é que pouco ou nada fez com isso. Gostaríamos de ver mais opções relacionadas com o futebol feminino, possivelmente com ligas. Em Portugal, por exemplo, existe algum interesse no futebol feminino, ainda que esteja naturalmente longe do interesse que existe no futebol masculino. Já que fizeram um modo para o futebol feminino, está na hora de o aproveitar melhor.

Estes são os nossos 10 desejos para FIFA 19. E vocês, o que gostariam de ver no próximo FIFA?

 

In https://www.gamereactor.pt/especiais/322683/Lista+de+Desejos+para+FIFA+19/

Joana Lima

Desde 2011 comecei a assistir a alguns jogos na TV. Depois da final da Champions, apaixonei-me por este desporto. Não escrevo com o Novo Acordo Ortográfico.

2 Replies to “Lista de Desejos para FIFA 19

  1. Quanto ao desejo nº 7 , no modo carreira treinador você já é convidado para treinar outras equipas.

Deixe um comentário