Quais as equipas que passam à 2.ª fase do Campeonato de Promoção?

SC Braga “B” ´vencedor da Série A

Este fim de semana, joga-se a última jornada do campeonato de promoção, das 6 séries do continente, e ainda há muitos lugares a disputar para o acesso à 2ª fase. Para esta 2ª fase apuram-se as sete primeiras classificadas das 7 séries, continente e Madeira, e ainda a 2ª melhor equipa das séries do continente.

As equipas que já se sagraram campeãs das suas séries e, assim, garantiram a passagem para a 2ª fase são: SC Braga B (série A), EF Hernâni Gonçalves (série B) e CA Ouriense (série E).

Analisando cada uma das séries em que ainda não há uma equipa campeã…

Relativamente à SÉRIE C, parece-nos que a equipa que está melhor encaminhada para se sagrar campeã é a AD Ovarense uma vez que disputa a última jornada com o CD Tarei, última classificada na sua série, com 0 pontos. Embora se encontre, neste momento, em igualdade pontual com o FC Cesarense, necessita apenas de um empate para se sagrar campeã, visto que o FC Cesarense folga na última jornada. Matematicamente o Valadares GFC B poderá também ser campeão de série, caso ganhe na última jornada, uma vez que tem a vantagem no confronto direto sobre o FC Cesarense e sobre a AD Ovarense mas, para que isso aconteça, a AD Ovarense terá que perder com o CD Tarei, o que parece improvável.

Na SÉRIE D, a disputa pelo 1º lugar centra-se em 2 equipas, AD Poiares e C Condeixa. O AD Poiares encontra-se em 1º lugar, a 2 pontos do C Condeixa e joga, na última jornada, com o Lordemão FC, que se encontra em 6º lugar da sua série. Na primeira volta, o AD Poiares goleou o Lordemão FC por 1-5 e joga agora em casa. Basta apenas um empate para se sagrarem campeãs, uma vez que estão em vantagem no confronto direto com o C Condeixa (diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si – artigo 12, 2º b) ).

Quanto à SÉRIE F, encontra-se tudo em aberto para FC Castrense e Palmelense FC, 1ª e 2ª classificadas e separadas por dois pontos, uma vez que as equipas se vão defrontar na última jornada. O FC Castrense jogará em casa e precisa apenas de um empate mas recordamos que o Palmelense FC ganhou o jogo da 1ª mão por 3-2.

Na SÉRIE MADEIRA, ainda faltam 3 jornadas para o término da 1ª fase do campeonato. Neste momento, o GD Apel e Marítimo da Madeira dividem o 1º lugar, ambos com 15 pontos e faltam disputar 2 jogos. O U Madeira surge em 3º lugar, com 9 pontos mas com menos um jogo, pelo que, matematicamente, ainda pode continuar a sonhar com o 1º lugar.

AJEF Hernâni Gonçalves equipa vencedora da Série B

Relativamente ao melhor 2º classificado das 6 séries do continente, o CO nº 44 da FPF diz-nos que os critérios são os seguintes e por esta ordem:

1. Maior coeficiente de pontos obtidos na 1ª fase da prova
2. Maior coeficiente entre a diferença de golos marcados e sofridos na 1ª fase da prova
3. Maior coeficiente de vitórias obtidas na 1ª fase da prova
4. Maior coeficiente de golos marcados na 1ª fase da prova

Ora, o coeficiente é arredondado às unidades. Este critério parece-nos bastante impreciso, no que ao 1º ponto diz respeito, uma vez que não fará diferença se uma equipa obtém um coeficiente de 2.9 pontos ou de 2.5 pontos na 1ª fase da prova, ou seja, não é significativo que a 2ª classificada possa ter perdido apenas 2 pontos ou 9 pontos (considerando a série F que tem mais equipas) porque todas são colocadas no mesmo patamar e transitam para o 2º critério de desempate, desde que tenham obtido 2.5 pontos ou mais por jogo. Um acerto às décimas seria mais preciso e, logo, mais justo.

Assim, há 3 equipas que se podem apurar para a 2ª fase como o melhor 2º classificado, uma vez que, em caso de vitória na última jornada, obtém um coeficiente de 2.5 pontos ou mais, por jogo: CS Bonitos Amorim (séria A), AD Grijó (série B) ou C Condeixa (série D). Aqui, o CS Bonitos de Amorim leva vantagem sobre as restantes equipas, uma vez que basta um empate para obterem os 2.5 pontos e, em caso de empate com as restantes 2 equipas no que ao 1º ponto diz respeito, é a equipa que tem um maior coeficiente entre a diferença de golos marcados e sofridos na 1ª fase da prova, 2º critério de desempate.

Analisando as hipóteses de cada uma destas três equipas:

• CS Bonitos de Amorim – Depende apenas de si e um empate basta para ser a melhor 2ª classificada da prova.

• AD Grijó – Tem que ganhar o último jogo e esperar que o CSB Amorim perca frente ao SC Braga B (já campeão da série A). Neste caso, e a menos que o C Condeixa vença por muitos golos na última jornada, passa o AD Grijó como melhor 2º uma vez que tem um maior coeficiente entre a diferença de golos marcados e sofridos na 1ª fase da prova (2 golos por jogo vs 1 golo por jogo).

• C Condeixa – Só passa à fase seguinte como 2º melhor, se ganhar o último jogo e em caso de derrota das outras 2 equipas. Recordamos que este também pode ainda sagrar-se campeão de série e passar, assim, como 1º classificado.
Importa esclarecer que, relativamente ao AD Poiares, caso perca o último jogo e o C Condeixa vença na última jornada o Seia FC, não pode passar à 2ª fase como o melhor 2º uma vez que fica um coeficiente 2.4 pontos, arredondando à unidade para 2.

Se CS Bonitos de Amorim perder e AD Grijó e C Condeixa não vencerem os jogos que lhes falta disputar, o seu coeficiente de pontos por jogo passa a ser de 2 e juntam-se às outras possíveis segundas classificadas com o mesmo coeficiente. Assim, é o Valadares GFC B que caso vença o seu jogo leva vantagem na corrida por este lugar uma vez que tem, neste momento e a par do CSB Amorim, o melhor coeficiente entre a diferença de golos marcados e sofridos na 1ª fase da prova, ambos com 4 (arredondamento às unidades). Relembramos que só chegaremos a esta análise se o CSB Amorim perder o seu jogo, ou seja, sem hipótese de melhoria deste coeficiente, ao passo que o Valadares GFC B pode melhorar este coeficiente se ganhar o seu jogo por uma vantagem superior a 3 golos, ficando com uma média de 5 golos por jogo e classificando-se assim como o 2º melhor classificado.

Após esta análise ao Campeonato de Promoção podemos concluir que há já 3 equipas apuradas para a 2ª fase (SC Braga B, EF Hernâni Gonçalves e CA Ouriense) e que 10 equipas ainda disputam o título de campeãs das suas séries e, consequentemente, a passagem para a 2ª fase (AD Ovarense, FC Cesarense, Valadares GFC B, AD Poiares, C Condeixa, FC Castrense, Palmelense FC, GD Apel, Marítimo da Madeira e U Madeira). Quanto ao apuramento da melhor 2ª classificada da prova, o CS Bonitos de Amorim, AD Grijó e C Condeixa estão na disputa deste título. Em caso de derrota destas 3 equipas, na última jornada, o Valadares GFC B também poderá sonhar com a passagem à 2ª fase da prova.

Assim, espera-se uma jornada de fortes emoções!

CA Ouriense venceu destacado a Série E

PORTAL FUTEBOL FEMININO

One Reply to “Quais as equipas que passam à 2.ª fase do Campeonato de Promoção?”

  1. Não acho justo uma equipa B disputar a 2ª fase. A 2ª fase, mais do que sagrar o campeão, serve sobretudo para definir quem sobe. Neste contexto, uma equipa B vai entrar numa “guerra” que não lhe diz respeito e pode inclusive ter um papel decisivo sobre quem sobe ou não. À mulher de César não basta ser séria, tem de parecer séria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *