“Quem é que no seu perfeito juízo recusava fazer o que gosta a tempo inteiro? “, Inês Nascimento, EFF Setúbal

in11) B.I. Futebolistico

Nome completo: Inês Isabel Coelho Nascimento
Nome Futebolístico: Nascimento
Local e data de nascimento: Setúbal, 10 de Dezembro 2000
Nacionalidade: Portuguesa
Profissão: Estudante
Ano que iniciaste a prática futebol federado: 2015/2016
Clubes que já representaste no futebol: Escola Futebol feminino de Setúbal
Clube Actual: Escola Futebol Feminino de Setúbal
Posição especifica: Defesa central
Títulos Colectivos Conquistados: Vencedora do primeiro Torneio da Capital e vencedora do Grupo B no campeonato distrital juvenis AF Lisboa
Títulos Individuais Conquistados: 0
Número de internacionalizações: 0
Clube Favorito: Benfica
Número Preferido: 33
Jogador preferido: Jardel
Jogadora preferida: Alex Morgan
Uma virtude: Persistente
Um defeito : Teimosa

2)Como é que começaste a praticar futebol?

Comecei a jogar aos 12 anos como guarda redes em futebol salão, mas tive de parar para ser operada à perna esquerda regressando 8 meses mais tarde ao clube que agora represento e começando aqui a trabalhar com os pés e tornando-me assim o que sou hoje em dia.

3)Tiveste o apoio da tua família?

No início quando decidi que o que queria era jogar futebol não tive apoio da minha família, todos pensavam que era passageiro e que não valia a pena, mas sendo eu mais teimosa que eles lá tiveram que aceitar e de me apoiar.

4)O futebol foi sempre a única paixão, ou gostavas de fazer desporto em geral?

Em geral eu gosto de todos os desportos, o desporto sempre foi algo que me manteve livre mas especialmente o futebol, sempre houve aquele interesse especial não só por alguns membros da minha família o praticarem, mas por o desporto em si, a força e a união que um simples desporto consegue transmitir para os que apreciam está modalidade.

in4

5)Qual foi o melhor e o pior momento que viveste no futebol até hoje e porquê?

Acho que o pior momento que vivi no futebol foi quando em pleno jogo umas estavam a dar tudo o que tinham para ganhar esse jogo e outras não se esforçaram para que isso se realiza-se e quando acabou o jogo as que deram tudo o que tinham acabaram derrotadas tanto fisicamente como psicologicamente quando 1/2/3 jogadoras não querem a equipa nada pode fazer, e uma equipa serve para remarmos todos pro mesmo lado e combater cada objetivo proposto.
Apesar de tudo para mim todos os momentos no futebol serão os melhores.

6)Como te descreves como jogadora?

Como jogadora considero-me persistente, um pouco agressiva conformo o jogo, não desisto assim tão fácil como a maioria das pessoas, há sempre muito jogo e qualquer momento podemos dar a volta basta acreditarmos nos nosso potenciais e que todas unidas podemos chegar onde queremos. Admito quando falho, mas detesto quando me culpam por algum golo porque quando assim o é a minha consciência já tem esse trabalho, não falha

7)Tens alguma superstição ou ritual antes ou depois dos jogos?

Sim!! Antes de todos os jogos tenho de ouvir música e gosto de equipar me sozinha no meu canto sem ninguém a chatear me, para me concentrar para está nova etapa e entrar no meu modo zen.

8)O que te motiva para continuares a jogar futebol?

Aí está um pergunta para a qual não tenho resposta! …. o que me motiva para continuar ?? Não sei, mas de todas as vezes que estive quase a romper está minha caminhada algo me diz que não pode acabar assim que ainda existe muito para fazer e muito para alcançar e que no fundo eu vou provar a todos os que duvidaram que sou melhor do que aquilo que apostaram em mim.

9)Alguma vez sentiste que o futebol te prejudicava nos estudos ou na tua vida profissional?

Sim, de certa forma sim, quando estou a ultrapassar uma má fase no futebol tenho a tendência a desprezar a escola e a focar-me a penas no que realmente quero, como se diz tudo o amamos faz nos sofrer nem que seja um pouco.

10)A falta de condições e de reconhecimento do futebol feminino é só um problema de dinheiro?

Não!! E nunca será, até podíamos ter todo o dinheiro do mundo que mesmo assim nunca teríamos o reconhecimento que esta modalidade no feminino merece, só o teremos quando a nossa comunidade deixar de ter tanto preconceito e devido a termos a nossa mentalidade do tamanho de uma ervilha.

in3

11)Achas que o futebol feminino ainda está ligado a preconceitos?

Se acho ? Tenho a certeza !!! É incrível como em pleno século XXI somos considerados tão desenvolvidos cientificamente mas racionalmente continuamos iguais aos dos séculos passados. É estranho ainda algumas pessoas ficarem escandalizadas quando vêem uma rapariga a jogar à bola, cada vez mais este desporto irá deixar de se familiarizar só com os rapazes, pois dia após dia há mais meninas a seguirem os seus sonhos e a querem mostrar que este desporto não é só para rapazes, e dá-me um orgulho enorme ver que isto está acontecer.

12) O que achas que irá mudar no futebol feminino em Portugal se tivermos uma primeira liga totalmente profissional?

Caso isso acontecesse iria facilitar tanto para que as pessoas abrissem as suas mentalidades, para que alguns dos pais aceitassem o que as meninas querem e também iria fazer com que as raparigas se tornassem mais confiantes em termos deste desporto.

13)Qual a liga estrangeira que mais te atrai?

Talvez a liga inglesa

14)Se te aparecesse uma oportunidade para ser profissional em Portugal ou no estrangeiro aceitavas?

Óbvio, acho que qualquer pessoa que jogue futebol aceitaria, quem é que no seu perfeito juízo recusava fazer o que gosta a tempo inteiro?

15)Até quando pensas jogar futebol?

Vou jogar até sentir-me bem ao fazê-lo, até que o meu corpo e a minha mente não esteja mais capaz .

16)Como pensas que será vestir a camisola da seleção portuguesa?
Achas que as pernas tremem muito ?

Seria um enorme orgulho e responsabilidade um dia poder vestir a camisola da seleção portuguesa iria ser uma experiência inexplicável, mas se lá chegar quer dizer que o mereci que finalmente o meu trabalho foi recompensado, com certeza que as pernas iriam estar a tremer mas isso só me ia querer dizer que não estou a sonhar e que finalmente consegui!!!

in2

Deixe um comentário