A radiografia às equipas da Liga Allianz – introdução , por Maria João Xavier

Quando nos propusemos escrever sobre a realidade das equipas que competem na Liga Allianz tínhamos a noção que iríamos dar os primeiros passos no levantar o véu das condições que os clubes oferecem às respetivas equipas.
Afirmamos, aliás, prometemos às equipas (nas pessoas que tiveram a gentileza de nos ajudar nesta tarefa) que não divulgaríamos a informação nominalmente (não é essa a ideia) e assim o iremos fazer.
Por defeito profissional, assim que foram chegando as informações solicitadas deparei-me de imediato com uma limitação ao que nos propomos fazer. Um pequeno questionário de respostas de escolha múltipla teria sido o mais adequado para sistematizar a informação. Mas, em oposição, perdíamos a riqueza dos relatos e das descrições que nos remeteram. Acreditem, para nós, autoras deste blogue é um privilégio ter relatos tão sinceros e francos do que as equipas vivem, as facilidades de uns e as dificuldades de outros. No entanto, nas 10 respostas que recebemos consegue-se “sentir” a paixão por esta causa que é o futebol feminino.
Sem querer entrar em detalhes que podem tornar-se maçadores para quem lê é importante apresentar algumas informações básicas que sustentem este nosso texto e tenham algum fundamento que não seja o debitar o que conseguimos apurar.
Em primeiro lugar, apresentar os nossos sinceros agradecimentos aos clubes uma vez que sem a sua preciosa colaboração nada do que vamos apresentar nos próximos dias teria sido possível:
– Sporting Clube Portugal;
– Sporting Clube de Braga;
Boavista Futebol Clube;
– Clube Albergaria;
– Estoril Praia;
– U. Ferreirense;
– UR Cadima.
Do ponto de vista cronológico, lançamos os primeiros alicerces a 20/09/2017. E continuámos:
– 21/09/2017 – pedido de colaboração ao Portal Futebol Feminino para remeter o email para os endereços eletrónicos dos clubes dado que não dispúnhamos de todos;
– 25-29/09/2017 – envio do pedido para os clubes que não tinhas conseguido alcançar no primeiro envio;
– 09/10/2017 – reforço do pedido para as equipas que ainda não tinham conseguido enviar as respostas;
– 05/11/2017 – pedido de colaboração à Carla Couto para solicitar a informação dado a sua rede de contactos diretos ser alargada devido às suas responsabilidades no SJPF  (obrigada Carla, foste nomeada desbloqueadora oficial do PeP);
– 24/11/2017 – data limite para receção da informação solicitada.
Depois de uma primeira análise de conteúdo das resposta (a sistematização sem perder a riqueza de informação é um dever para com as equipas), uma segunda análise permitiu tipificar as respostas e poder trabalhar a informação quer do ponto de vista qualitativo quer do ponto de vista quantitativo (quase parece um trabalho de investigação  – que não é – mas é o nosso comprometimento para com as equipas).
Com o manancial de informação que temos em mãos, decidimos apresentar a radiografia às equipas da Liga Allianz por capítulos. Esta opção foi assumida porque ao fim de meia dúzia de parágrafos já o interesse pelo tema e pela leitura teria desaparecido se o fizéssemos em texto corrido.
Temos 7 grandes pontos para abordar: treinos, apoio clínico, logística da equipa, refeições em dia de jogos, transportes (treinos e jogos), viagem de véspera e patrocinador oficial. Outras variáveis podíamos ter definido mas para o efeito estas são aquelas que a nossa experiência desportiva (quer como atletas quer como dirigentes) considerou mais relevantes .
E como estamos a falar de um espaço de partilha, como desejamos que o Passes em Profundidade seja reconhecido, todos os textos têm sempre a nossa opinião pessoal sobre o que escrevemos.
Obrigada pela vossa leitura. E se tiverem a amabilidade de partilhar, o futebol feminino poderá ficar ainda mais enriquecido.
In http://passesemprofundidade.blogspot.pt

AS

Desde sempre que jogo Futebol, mas nunca fui federada. O Portal Futebol Feminino em Portugal entrou na minha vida após uma pesquisa que estava fazer sobre o Futebol Feminino, e então cá estou a colaborar.

2 Replies to “A radiografia às equipas da Liga Allianz – introdução , por Maria João Xavier

  1. Agradeço o seu comentário e permita-me esclarecer o seguinte:
    – após a saída do 1º texto, a 20/11/2017, recebemos a informação solicitada por parte do Valadares Gaia (https://passesemprofundidade.blogspot.pt/2017/11/a-radiografia-as-equipas-da-liga_21.html). De tal forma que no texto de 22/11/2017 (https://passesemprofundidade.blogspot.pt/2017/11/a-radiografia-as-equipas-da-liga_22.html), foi efetuada a ressalva de já termos incluído as respostas do Valadares Gaia;
    – a tipificação das equipas que responderam ao que solicitamos tem uma ordem e foi tudo menos “ligeiro”. Aceito que não seja evidente à primeira vista e deveria ter sido mencionado, foi uma falha, para a qual agradeço o cuidado. A listagem está apresentada de acordo com a classificação final da primeira edição da Liga Allianz (http://resultados.fpf.pt/Competition/Details?competitionId=14931&seasonId=96) sendo que o Quintajense foi o vencedor do Campeonato de Promoção tendo como adversário o UR Cadima.

  2. Sobre a apresentação da lista que abre (com 10 clubes) e fecha este trabalho (11 clubes):
    – Sporting Clube Portugal;
    – Sporting Clube de Braga;
    – Clube Futebol Benfica;
    – Boavista Futebol Clube;
    – Valadares Gaia;
    – Clube Albergaria;
    – Estoril Praia;
    – Vilaverdense;
    – U. Ferreirense;
    – Quintajense;
    – UR Cadima.
    Uma nota de crítica a um aspecto do trabalho publicado, que li com interesse: a apresentação da lista dos clubes que tornaram possível esse trabalho, está elaborada de modo “ligeiro”, sem critério de uniformização e sem respeito, pela denominação oficial dos clubes, seja ela na sua forma “por extenso” ou na abreviada. A formatação de lista, que abre e encerra o trabalho, é uma nota dissonante do todo, para mais, quando se apercebe alguma hierarquização desses clubes, em detrimento de uma ordenação alfabética dos mesmos.

    Uma outra formatação:
    Boavista Futebol Clube (Boavista F.C.)
    Clube de Albergaria
    Clube Futebol Benfica (C.F. Benfica)
    Grupo Desportivo Estoril Praia (G.D. Estoril Praia)
    Quintajense Futebol Clube (Quintajense F.C.)
    Sporting Clube de Braga (S.C. Braga)
    Sporting Clube de Portugal (Sporting C.P.)
    União Recreativa Cadima (U.R. Cadima)
    União Recreativa Ferreirense (U.R. Ferreirense)
    Valadares Gaia Futebol Clube (Valadares Gaia F.C.)
    Vilaverdense Futebol Clube (Vilaverdense F.C.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *