Como potenciar a visibilidade do futebol feminino em Portugal?

 

A TVI 24 anunciou a semana toda que o jogo da selecção portuguesa contra o Canadá, para a Algarve Cup iria ter transmissão televisiva. No dia e hora desse jogo, transmitem notícias...
A TVI 24 anunciou toda a semana o jogo da selecção portuguesa contra o Canadá, para a Algarve Cup com transmissão televisiva. No dia e hora desse jogo, o jogo não é transmitido.

Como foi referido anteriormente: “É premente promover a visibilidade de atletas femininos e das modalidades desportivas praticadas por mulheres por forma a influenciar positivamente a sociedade, sobretudo, as crianças e os jovens”.

E se temos já nesta época um excelente exemplo do interesse que pode surgir em volta de um jogo de futebol feminino, demonstrado no jogo entre Sporting CP-SC Braga da Liga Feminina Allianz que foi dos programas de cabo mais vistos, com mais de 200 mil pessoas que assistiram em direto, temos ainda muito que fazer em relação à divulgação dos jogos das nossas seleções nacionais.

Vários adeptos da selecção e do futebol no feminino em geral, demonstraram nas redes sociais o seu desagrado pela não transmissão do jogo de 6 de Março da Algarve Cup, entre as selecções de Portugal e do Canadá.

No mural do Facebook do Portal Futebol Feminino em Portugal, David do Sul enviou-nos o seu desagrado para com a estação de televisão TVI 24:

“Mais uma vez hoje foi demonstrado um profundo desrespeito pelo Futebol Feminino em Portugal, pelos seus atletas, treinadores e amantes da modalidade. A TVI24 anunciou durante toda a semana que iria transmitir o jogo entre Portugal e o Canadá para a Algarve Cup, e à ultima hora e sem qualquer aviso falhou a transmissão deste jogo deixando todos nós os apoiantes das nossas jogadoras sem maneira de as podermos apoiar. A minha pergunta é: se fosse um jogo da selecção A masculina iria acontecer o mesmo?! Claro que não! Não podemos deixar passar este desrespeito impune. Apelo a todos os amantes e apoiantes do futebol feminino em Portugal que carreguem no link abaixo e apresentem queixa à ERC da TVI24. Temo-nos de unir para acabar com estas situações!”

Do nosso conhecimento, não surgiu qualquer explicação para o sucedido, quer por parte do canal televisivo, quer por parte da FPF.

Deixamos uma sugestão, para colmatar sempre que for possível a ausência de cobertura televisiva possível para os jogos das seleções nacionais. Neste momento, a FPF possui um prestigiado canal de YouTube, porque não o aproveitam para fazer as transmissões destes jogos? Se pelo Youtube não será possível por qualquer razão, aqui ficam alguns bons exemplos de outras federações utilizando outras plataformas para divulgar os seus jogos.

Joana Lima

Desde 2011 comecei a assistir a alguns jogos na TV. Depois da final da Champions, apaixonei-me por este desporto. Não escrevo com o Novo Acordo Ortográfico.

Deixe um comentário