Seleção AA: Eleitas para dupla missão de apuramento

 

Francisco Neto chamou 20 jogadoras para os jogos com a Moldávia e Itália, de qualificação para o Campeonato do Mundo França 2019.

O Selecionador Nacional de futebol feminino anunciou, esta segunda-feira, a lista de convocadas para os jogos de apuramento frente às seleções de Moldávia e Itália.

Portugal joga a 24 de novembro, no Estádio do Bonfim, em Setúbal, e quatro dias depois, a 28, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

Depois da primeira participação no Europeu, neste verão, a Equipa das Quinas sonha com a estreia na fase final do Mundial de 2019, que irá decorrer em terras gaulesas.

Para a dupla missão de apuramento de Portugal, Francisco Neto não pode contar com a capitã Cláudia Neto, devido a lesão, e promoveu duas estreias na convocatória da seleção principal: Ana Capeta e Aa Rita Viegas.

Eis a lista completa de convocadas:

Atalanta Mozzanica – Carolina Mendes
Brescia Femminile – Mónica Mendes
Estoril Praia – Ana Rita Viegas
Levante UD – Jéssica Silva
Rodez Aveyron – Raquel Infante
SC Braga – Sílvia Rebelo, Vanessa Marques, Andreia Norton, Dolores Silva
Sporting CP – Patrícia Morais, Ana Borges, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Joana Marchão, Carole Costa, Ana Leite, Ana Capeta, Diana Silva,Matilde Fidalgo, Inês Pereira

Sexta fase de qualificação para o Mundial

Pela sexta edição consecutiva, a Equipa das Quinas vai tentar chegar à mais importante competição de seleções do Mundo. A formação lusa disputou, sem êxito, o apuramento para os Campeonatos do Mundo de 1999 (EUA), 2003 (EUA), 2007 (China), 2011 (Alemanha) e 2015 (Canadá).

A melhor prestação portuguesa aconteceu na penúltima tentativa, na qualificação para o Mundial de 2011. Portugal garantiu o 3.º lugar no grupo em que estava inserido, com 12 pontos conquistados em 24 possíveis.

Os adversários de Portugal

Na caminhada rumo ao Mundial de França, Portugal já defrontou a Bélgica, num jogo que perdeu por 1-0, e irá encontrar as seleções de Moldávia, Itália e Roménia no Grupo 6 da zona europeia de qualificação.

A Equipa das Quinas encontra-se na 34.ª posição do ranking mundial da FIFA. A Itália, primeira cabeça de série, é a adversária mais bem posicionada, no 18.º posto. Segue-se a Bélgica,, no 23.º lugar, e a Roménia, que se encontra no 38.º posto, à frente da Moldávia, que ocupa o 86.º.

Oito vagas europeias

Os sete vencedores de cada grupo de qualificação apuram-se diretamente para o Mundial, enquanto os quatro melhores segundos, na contabilidade dos jogos que fizerem com os primeiros, terceiros e quartos dos seus grupos, irão jogar um ‘playoff’.

O vencedor do ‘playoff’ juntar-se-á aos sete vencedores dos grupos e, também, à anfitriã França.

A fase final do Mundial será disputada por 24 seleções. A UEFA é a confederação com mais lugares na prova [oito mais a anfitriã]. A CAF tem três lugares, a AFC possui cinco, e a CONCACAF tem três vagas mais um lugar atribuído via ‘playoff’.

A Oceania terá apenas uma seleção a competir na fase final do Campeonato do Mundo.

In fpf.pt

AS

Desde sempre que jogo Futebol, mas nunca fui federada. O Portal Futebol Feminino em Portugal entrou na minha vida após uma pesquisa que estava fazer sobre o Futebol Feminino, e então cá estou a colaborar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *