Seleção AA: Eleitas para jogo com a Bélgica

Foto: FPF/André Sanano

Francisco Neto chamou 20 jogadoras para o primeiro jogo de apuramento para o Mundial-2019.

O Selecionador Nacional de futebol feminino já escolheu a equipa que vai defrontar a Bélgica a 24 de outubro, naquele que será o primeiro jogo de qualificação de Portugal para o Campeonato do Mundo França-2019.

No lote de convocadas o destaque recai no regresso da capitã Cláudia Neto, após ausência por lesão. A avançada Jéssica Silva também está de volta às eleitas de Francisco Neto.

A armada lusa, recorde-se, está inserida no Grupo 6 da zona de qualificação europeia, juntamente com Bélgica, Itália, Roménia e Moldávia.

As belgas surgiram cinco vezes no caminho de Portugal e venceram três dos encontros disputados, todos de qualificação para fases finais de Mundiais. A Equipa das Quinas somou duas vitórias, ambas em 1998, na caminhada de apuramento para o Mundial dos EUA (1999).

Os sete vencedores de cada grupo de qualificação apuram-se diretamente para a fase final do Campeonato do Mundo, enquanto os quatro melhores segundos, na contabilidade dos jogos que fizerem com os primeiros, terceiros e quartos dos seus grupos, irão jogar um ‘play-off’, que qualificará mais uma seleção.

Portugal parte como 34.º no ranking

Na qualificação para o Mundial-2019, a Equipa das Quinas partirá como 34.ª no ranking mundial da FIFA. A Itália, primeira cabeça de série, é a adversária mais bem posicionada do grupo, na 18.ª posição; a Bélgica, primeira adversária da armada lusa, é 23.ª. A Roménia é 38.ª e a Moldávia surge no 86.º posto.

Eis a lista de convocadas de Francisco Neto:

Levante UD – Jéssica Silva
Sporting CP – Patrícia Morais, Ana Borges, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Joana Marchão, Carole Costa, Ana Leite, Matilde Fidalgoo, Diana Silva
Rodez Aveyron Football – Raquel Infante
SC Braga – Sílvia Rebelo, Mélissa Antunes, Vanessa Marques, Dolores Silva, Laura Luís, Rute Costa, Andreia Norton
Grindavik FC – Carolina Mendes
Linköpings FC – Cláudia Neto

DESCARREGUE AQUI O MAPA DE  INTERNACIONALIZAÇÕES DAS JOGADOORAS

Programa de atividades da Seleção Nacional**:

16 Outubro 2017 | Segunda-feira
15h00 
– Concentração na Cidade do Futebol
18h30 – Treino na  Cidade do Futebol (15 minutos OCS)

17 Outubro 2017 | Terça-feira
11h00
 – Treino na Cidade do Futebol (ABERTO OCS)
Após o treino – Entrevistas pré-agendadas
18h30 – Treino na Cidade do Futebol (15 minutos OCS)

18 Outubro 2017 | Quarta-feira
11h00
 – Treino na Cidade do Futebol (15 minutos OCS)
18h30 – Treino na Cidade do Futebol (15 minutos OCS)

19 Outubro 2017 | Quinta-feira
11h00
 – Treino na Cidade do Futebol (15 minutos OCS)
19h00 – Jogo Treino (fechado e a confirmar)

20 Outubro 2017 | Sexta-feira
11h00 
– Treino na Cidade do Futebol (15 minutos OCS)

21 Outubro 2017 | Sábado
11h00
 – Treino na Cidade do Futebol (fechado)

22  Outubro 2017 | Domingo
11h00 
– Treino  na Cidade do Futebol (15 minutos OCS)
Após o treino – Roda de imprensa com um jogadora

23 Outubro 2017 | Segunda-feira
10h30 
– Treino em Penafiel
Após o treino – Conferência de imprensa com o Selecionador Nacional

24 Outubro 2017 | Terça-feira
17h00 
– Jogo Portugal vs. Bélgica – Estádio Municipal 25 de abril

** Sujeito a alterações devidamente comunicadas em fpf.pt

 

In fpf.pt

Joana Lima

Desde 2011 comecei a assistir a alguns jogos na TV. Depois da final da Champions, apaixonei-me por este desporto. Não escrevo com o Novo Acordo Ortográfico.

3 Replies to “Seleção AA: Eleitas para jogo com a Bélgica

  1. Por não terem sido incluídos, por lapso, os links a que se alude em B2 e D2, respeitantes ao tal ““DESCARREGUE AQUI O DOSSIÊ DE IMPRENSA DA SELEÇÃO NACIONAL” e o mencionado em E, do “Media Guide do Europeu Feminino”, junto os mesmos, para melhor enquadrar o exposto:
    Site da FPF, com link para o “Dossiê de imprensa…”:
    http://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/13551/contextid/416
    Site da FPF, com link para o “Media Guide do Europeu Feminino”:
    http://www.fpf.pt/pt/News/Todas-as-not%C3%ADcias/Not%C3%ADcia/news/12812/contextid/416

  2. Será que a Federação Portuguesa de Futebol, através do seu “website”, anda cabalmente a fazer o que lhe compete, no que ao futebol diz respeito, mormente quanto ao Futebol Feminino?

    Algumas questões e interrogações, suscitadas pelo que é divulgado no “website” da FPF, na “notícia” titulada “Eleitas para jogo com a Bélgica”, no link acima mencionado:

    A1) Porque vem titulando, com alguma frequência, com a designação de “eleitas” (sem aspas…), quando do anúncio das convocatórias, quer da “Selecção Nacional A de Futebol Feminino” e “Selecção Nacional de Sub-19 de Futebol Feminino” (entre outras), em detrimento do adequado termo “convocadas” que oficialmente está instituído?

    COMUNICADO OFICIAL N.: 370 DATA: 2017.06.30
    Artigo 47.º Cedência de jogadores às Seleções Nacionais
    1. Os clubes são obrigados a ceder os jogadores por si registados às Seleções Nacionais sempre que os mesmos forem convocados pela federação da sua nacionalidade.
    2. É proibido e de nenhum efeito qualquer acordo em contrário celebrado entre o jogador e o Clube.
    3. A cedência de jogadores é obrigatória para os jogos que estejam incluídos no calendário coordenado de jogos internacionais e para os jogos em que esteja estipulado o dever de cedência em resultado de uma decisão proferida pelos órgãos competentes.

    A2) Porque se usa tal termo, quando se sabe que. ELEITA:
    – adjetivo: 1.escolhida por eleição 2.preferida
    – nome feminino: 1.pessoa escolhida por votação 2.pessoa de quem se gosta mais.

    A3) Poderia a FPF (e já seria diferente), mas não o faz, à semelhança de imprensa diversa, usar os termos “eleitas”, “quinas”, “armada” (e outros) com aspas.

    B1) Porque é que ao anunciar-se as convocadas, se mencionam as do Sporting, sob duas realidades, que são distintas: “Sporting CP” (um clube) e “Sporting SAD”, abreviatura de “Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD” (uma Sociedade Aberta)? .

    B2) Em – “Eis a lista de convocadas de Francisco Neto”, lê-se Sporting CP (Patrícia Morais, Ana Borges,Tatiana Pinto, Fátima Pinto… )
    – Quando se abre o link “DESCARREGUE AQUI O DOSSIÊ DE IMPRENSA DA SELEÇÃO NACIONAL”, essas jogadoras estão listadas sob: Clube: Sporting SAD.
    Também quando se pesquisa no “website” da FPF, pelo nome de cada uma dessas atletas, aparece: “Clube na última convocatória: SPORTING SAD”
    Porém, quando se pesquisa no site da UEFA, todas as atletas do Sporting, ao serviço da “Selecção A Feminina”, têm mencionado: Sporting CP.

    B3) Como tal não é indiferente, porque insiste a FPF, reiteradamente, nessa ambiguidade, para as mesmas atletas, de pertença, “aqui” ao Sporting CP e “além” à Sporting SAD? Não será tempo, de uma vez por todas, “fazer convenientemente o trabalho de casa” e informar com rigor?

    C1) Porque indica a FPF, no que respeita as jogadoras do Braga (e bem) na convocatória e no tal “Dossiê” – SC Braga, mas quando se pesquisa no site oficial da FPF, pelo nome de cada atleta, se encontra, em todas elas, o “inusitado”- SPG C BRAGA?

    D1) Porque é que as jogadoras Carole Costa e Mélissa Antunes, surgem (e bem) na “notícia” da convocatória abaixo, identificadas como tal, mas no “Dossiê” e na base de dados da FPF aparecem como Carole e Mélissa? Para mais, sendo público e notório que a atleta do Sporting CP está identificada no site oficial do clube, no seu plantel Sénior, como Carole Costa. O mesmo se passando nos “sites” da UEFA, e da FIFA!

    D2) Mais uma vez – porque é que “aqui” têm um nome de atleta (Carole Costa e Mélissa Antunes) e “ali”, aberto outro “link”, se dá à estampa um “DOSSIÊ DE IMPRENSA DA SELEÇÃO NACIONAL, com outro nome de atleta (Carole e Mélissa)?

    E) Inevitavelmente, dou por mim a recordar o “Media Guide do Europeu Feminino” (“link” no final) divulgado pela FPF quando do Europeu Feminino de 2017, onde o “desleixo” marcou presença, dando-se à estampa um documento oficial, com a atribuição do nº 5 a duas atletas (Matilde Fidalgo e Raquel Infante) e do nº 14 a outras duas (Dolores Silva e Fátima Pinto)!!!!

  3. me desculpem o meu comentario mas com este treinador portugal nunca ira a lado nenhum e sera uma pena porque temos grandes jogadoras mas so quem nao percebe nada de futebol coloca a ana borges a lateral imaginem o fernando santos colocar o ronaldo a defesa cental este treinador devia aprender com a humildade e a educao do fernando santos um treinador de uma selecao e uma figura publica representando um pais e como tal ter um pouco de educacao e nao comecar a dizer palavroes no balneario

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *