Seleção A: Concentradas na Cidade do Futebol

Foto: FPF/André Sanano

A Seleção Nacional A Feminina iniciou a preparação dos jogos com a Irlanda. Francisco Neto promoveu uma alteração na convocatória.

A Equipa das Quinas concentrou-se, esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, tendo em vista os jogos de preparação que irá realizar frente à Irlanda.

O primeiro encontro está agendado para 18 de janeiro, às 18h00, no Estádio de São Miguel, enquanto que o reencontro com as irlandesas será disputado três dias depois, às 16h00, no    mesmo local. A hora indicada é a local, mais uma hora em Portugal continental.

No arranque dos trabalhos, Francisco Neto fez uma alteração à convocatória, por razões clínicas. A médio Mélissa Antunes, do SC Braga, foi chamada para o lugar da lesionada Joana Marchão, do Sporting CP.

Recorde-se que a capitã Cláudia Neto também se encontra indisponível, devido a lesão, e fora das opções do Selelcionador Nacional para o duplo compomisso com as irlandesas.

A armada lusa parte, esta terça-feira, para Ponta Delgada, onde irá realizar um treino, pelas 18h00.

 

Eis a lista de convocadas atualizada: 

Atalanta Mozzanica – Carolina Mendes
Brescia Feminile – Mónica Mendes
Estoril Praia – Ana Rita Viegas
Levante UD – Jéssica Silva
Rodez Aveyron – Raquel Infante
SC Braga – Sílvia Rebelo, Vanessa Marques, Dolores, Francisca Cardoso, Andreia Norton, Mélissa Antunes
Sportng CP – Patrícia Morais, Ana Borges, Fátima Pinto, Tatiana Pinto, Carole Costa, Diana Silva, Inês Pereira, Ana Capeta
VFL Wolfsburg – Cláudia Neto

Qualificação para o Mundial no horizonte

Os jogos a disputar nos Açores servem os interesses de preparação de portuguesas e irlandesas, que se encontram a disputar a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2019. Depois de defrontar a Irlanda, Portugal terá, ainda, a oportunidade de ensaiar a qualificação na Algarve Cup, onde irá realizar quatro jogos frente a equipas do top 20 mundial.

A armada lusa já realizou três partidas de qualificação no Grupo 6 de qualificação para o Mundial, frente às seleções de Bélgica (derrota por 1-0), Moldávia (vitória por 8-0) e Itália (derrota por 1-0). O próximo encontro de apuramento da Seleção Nacional está marcado para abril, frente à Bélgica.

A República da Irlanda, por seu turno, iniciou o apuramento com duas vitórias por 2-0, sobre a Irlanda do Norte e a Eslováquia, tendo empatado com a Campeã da Europa Holanda na terceira ronda do Grupo 3 (0-0).

Sexta tentativa 

Depois da primeira participação no Europeu, Portugal sonha com a estreia na fase final do Mundial de 2019, que irá decorrer em terras gaulesas. A formação lusa disputou, sem êxito, o apuramento para os Campeonatos do Mundo de 1999 (EUA), 2003 (EUA), 2007 (China), 2011 (Alemanha) e 2015 (Canadá).

A melhor prestação portuguesa aconteceu na penúltima tentativa, na qualificação para o Mundial de 2011. Portugal garantiu o 3.º lugar no grupo em que estava inserido, com 12 pontos conquistados em 24 possíveis.

Oito vagas europeias

Os sete vencedores de cada grupo de qualificação apuram-se diretamente para o Mundial, enquanto os quatro melhores segundos, na contabilidade dos jogos que fizerem com os primeiros, terceiros e quartos dos seus grupos, irão jogar um ‘playoff’.

O vencedor do ‘playoff’ juntar-se-á aos sete vencedores dos grupos e, também, à anfitriã França.

24 seleções na Fase Final

A fase final do Mundial será disputada por 24 seleções. A UEFA é a confederação com mais lugares na prova [oito mais a anfitriã]. A CAF tem três vagas, a AFC possui cinco, e a CONCACAF tem três mais um lugar atribuído via ‘playoff’. A Oceania terá apenas uma seleção na fase final do Campeonato do Mundo.

Programa de atividades da Equipa das Quinas:

16.01.2018 | terça-feira
11h05  – Partida para Ponta Delgada – Voo TP 1865
18h00 – Treino (15 minutos aberto a OCS)  – Estádio de São Miguel

17.01.2018 | quarta-feira
11h00 – Treino (15 minutos aberto a OCS) – Campo do Lajedo
Após o treino – Conferência imprensa c/ Selecionador  – local a definir

18.01.2018 | quinta-feira
18h00 – Jogo Portugal vs.  República da Irlanda – Estádio de São Miguel
Após o jogo – Conferência de imprensa + zona mista

19.01.2018 | sexta-feira
11h00 – Treino (15 minutos aberto a OCS) –  Local a divulgar
Após o treino – Roda de imprensa com uma jogadora

20.01.2018 | sábado
11h00 – Treino (15 minutos aberto a OCS) – Local a divulgar
Após o treino – Conferência imprensa c/ Selecionador

21.01.2018 | domingo
16h00 – Jogo Portugal vs.  República da Irlanda – Estádio de São Miguel
Após o jogo – Conferência de imprensa + zona mista

22.01.2018 segunda-feira
07h30 –  Regresso a Lisboa – Voo S4 220
10H40 – Chegada ao Aeroporto de Lisboa

 

In fpf.pt

Joana Lima

Desde 2011 comecei a assistir a alguns jogos na TV. Depois da final da Champions, apaixonei-me por este desporto. Não escrevo com o Novo Acordo Ortográfico.

4 Replies to “Seleção A: Concentradas na Cidade do Futebol

  1. Olá José,

    Provavelmente será difícil encontrar essa resposta na internet, porque o primeiro jogo que me lembro a ser transmitido, ainda a internet não fazia parte dos nossos dias.
    No entanto, arrisco em dizer que os primeiros jogos foram transmitidos pela TVI e pela RTP2.

    Cumps
    SC

  2. A propósito do alheamento da RTP face aos dois particulares com a República da Irlanda
    nos Açores, e face a uma resposta não muito esclarecedora por parte da referida estação a um protesto por mim colocado, podem os senhores/as dizer-me quando aconteceu em Portugal a primeira transmissão de um jogo de futebol feminino e qual a estação pioneira? Na Net não encontrei resposta para a questão que coloco.
    Antecipadamente grato

  3. Caro Humberto Fernandes,
    Sabemos do “amor” que a FPF devota ao Sporting…
    Agradeço-lhe a legítima constatação.
    SL

  4. Mais ‘uma pérola’ (várias…) do site oficial da FPF

    1) Depois de ser afirmado, na notícia supra,

    “Recorde-se que a capitã Cláudia Neto também se encontra indisponível, devido a lesão, e fora das opções do Selelcionador Nacional para o duplo compomisso com as irlandesas.” (não, não é engano na transcrição, é mesmo falta de um corrector ortográfico na FPF).

    Prossegue a notícia,

    Eis a lista de convocadas atualizada:
    SC Braga – Sílvia Rebelo, Vanessa Marques, Dolores, Francisca Cardoso, Andreia Norton, Mélissa Antunes
    VFL Wolfsburg – Cláudia Neto

    – Ou seja, a Diana Gomes, do SC Braga, que faz parte das convocadas não está mencionada, e continua mencionada a lesionada Cláudia Neto!

    2) As ‘leoas’ convocadas, estão na lista supra (correctamente) como jogadoras do ‘Sporting CP’
    Porém, quando se clica no ‘link’ que está no site oficial da FPF, para se consultar o “Dossiê de imprensa atualizado jogos da Irlanda”, verifica-se que as jogadoras acima listadas como sendo do ‘Sporting CP’, estão nesse dossiê (erradamente) como: “Clube: Sporting SAD”

    – Não tem como não saber a FPF, que a ‘Sporting SAD’ (forma abreviada de ‘Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD’ – Sociedade Aberta / Sociedade anónima desportiva) não é um clube, e como tal, as apresentações onde estão mencionadas, nestes termos – “Clube: Sporting SAD”, não é senão uma grosseira desinformação, que a FPF reiteradamente vem prosseguindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *