Sílvia Rebelo indicada para Atleta do Ano 2016

Foto retirada do Facebook da atleta.
Foto retirada do Facebook da atleta.

Paulo Prata / Notícias de Gouveia

A gouveense Sílvia Rebelo, jogadora de futebol feminino, atualmente ao serviço do Sporting de Braga, foi indicada pela Federação Portuguesa de Futebol, para o Prémio Desportistas do Ano, atribuído pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP). A antiga jogadora da Fundação D. Laura dos Santos está nomeada para a categoria de Atleta Feminino, uma das cinco abrangidas pelo prémio. As outras quatro são: Atleta Masculino, Jovem Promessa, Treinador e Equipa.
Nascida em Gouveia, a 20 de maio de 1989, Sílvia Marisa Garcia Rebelo começou a competir pela Fundação D. Laura dos Santos, quando tinha 13/14 anos de idade, mantendo-se na equipa de Moimenta da Serra, como capitã, até ao final da época passada. Durante alguns anos, Sílvia Rebelo teve como colega de equipa Ana Borges, outra atleta internacional natural do concelho de Gouveia, que, em 2012, também foi indicada para este mesmo Prémio Desportistas do Ano.
Após a descida de divisão da Fundação D. Laura dos Santos, na época passada, Sílvia Rebelo transferiu-se para a recém-criada equipa do Sporting de Braga, que milita no principal escalão do futebol feminino português. Foi, sem dúvida, a decisão mais difícil que tomei até hoje, disse então, reafirmando o seu apreço e gratidão à equipa de Moimenta da Serra.
Em Braga, Sílvia Rebelo é também capitã de equipa, continuando ainda a ser figura de proa (tal como Ana Borges) na principal Seleção Nacional de futebol feminino que, ainda neste mês de outubro, vai disputar o play off de acesso ao Campeonato da Europa do próximo ano, frente à Roménia. Aliás, neste momento Sílvia Rebelo soma já 62 internalizações a que se juntam mais 14, anteriores, pela Seleção Nacional de sub-19.
Para se ter a noção do prestígio do prémio para o qual a atleta gouveense está indicada, basta dizer que entre as outras 27 candidatas estão nomes como os das atletas olímpicas Patrícia Mamona (atletismo) e Teresa Portela, ou da judoca Telma Monteiro, única atleta portuguesa medalhada na mais recente edição dos Jogos Olímpicos. Na categoria de Atleta Masculino estão nomeados, entre outros, o canoísta (e também atleta olímpico) Fernando Pimenta e o Campeão da Europa de Futebol, Pepe. De resto, a Seleção Nacional de futebol masculino e o seu principal responsável, Fernando Santos, estão indicados nas categorias de Equipa e Treinador, respetivamente.
No próximo dia 25 de outubro, entre as 15.00 e as 18.00 horas, vai decorrer na Praça Central do Colombo, a apresentação dos finalistas indicados pelas federações.
Os vencedores de cada uma das cinco categorias serão anunciados no dia 16 de novembro, no Casino Estoril, na 21.ª Gala do Desporto, após o apuramento dos resultados da votação online, aberta ao público em geral, e dos convidados presentes no evento.
O Prémio Desportistas do Ano é atribuído, anualmente, pela Confederação do Desporto de Portugal no decorrer da Gala do Desporto, que aproveita o momento para ainda homenagear todos os Campeões da Europa e do Mundo da época finda, e os medalhados nos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos.

 

Agradecemos o envio da notícia ao jornalista Paulo Prata!

Joana Lima

Desde 2011 comecei a assistir a alguns jogos na TV. Depois da final da Champions, apaixonei-me por este desporto. Não escrevo com o Novo Acordo Ortográfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *