sInStat: “tornou possível termos acesso aos outros jogos que de outra forma seria impossível de observar”, Sérgio Barreto Treinador Valadares Gaia FC

A plataforma InStat foi um meio que a FPF encontrou para ajudar os treinadores das equipas da Liga Allianz a incrementarem a qualidade do seu trabalho. Algumas funcionalidades são: a disponibilização da gravação do jogo completo, a sectarização dos momentos do jogo, a análise individual das jogadoras, da comparação do desempenho entre as jogadoras de ambas equipas presentes no jogo e a possibilidade de se fazer download desses dados para um disco rígido. Fomos ter com o treinador Sérgio Barreto para saber que avaliação faz.

Concorda que a plataforma InStat tenha sido uma mais valia para os treinadores?

No que me diz respeito concordo, uma vez que assim se tornou possível termos acesso aos outros jogos que de outra forma seria impossível de observar.

 Qual das funcionalidades lhe pareceu ser efetivamente uma mais valia para o trabalho semanal?

A observação dos lances de bola parada e situações de organização do adversário em determinados momentos do jogo.

 Que dificuldades sentiu para a sua utilização?

Depois de termos os códigos de acesso não tive dificuldades.

O planeamento dos seus treinos foi alterado por causa da informação recolhida na plataforma?

O planeamento não foi alterado, no entanto foram criados determinados exercícios de forma a controlar os pontos fortes do adversário e explorar os seus pontos fracos mas sempre com a preocupação de melhorar a nossa forma de jogar, pois o foco está sempre nas nossas atletas e na sua evolução.

Sentiu vantagens práticas na observação da equipa adversária, para o jogo da 2ª volta?

Sim, uma vez que além dos apontamentos que retiramos do nosso jogo da primeira volta, serviu para verificar determinados comportamentos nos jogos seguintes e assim criar estratégias para surpreender o adversário.

 Disponibilizou informação orientada às suas jogadoras, por meio de emails ou qualquer outro meio de armazenamento (pen, dvd?), para que elas pudessem fazer trabalho de casa?

A informação foi fornecida às minhas atletas através de várias demonstrações através de esquemas bem como de movimentações no terreno de jogo, no entanto estamos convencidos que se acrescentarmos mais informação de forma digital será ainda mais proveitoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *