Sub-19: “Estágio foi conclusivo”, José Paisana

No último estágio antes da Ronda de Elite, o técnico mostrou-se satisfeito e revelou que as 20 jogadoras eleitas para a qualificação sairão de um grupo mais alargado.

A Seleção Nacional feminina sub-19 concluiu esta quarta-feira um estágio de preparação de quatro dias na Cidade do Futebol.

Este foi o último estágio antes de José Paisana divulgar a lista de convocados para a Ronda de Elite – a derradeira fase de qualificação para o Campeonato da Europa Suíça 2018.

O Treinador Nacional fez um balanço positivo dos trabalhos e revelou que as 20 jogadoras eleitas para a qualificação sairão de um grupo alargado de hipóteses.

“Trabalhámos com 25 jogadoras neste estágio e sairá deste grupo a maioria das 20 jogadoras que estarão que estarão na Ronda de Elite. Poderão integrar a convocatória final algumas jogadoras que não estiverem presentes, nomeadamente algumas jogadoras luso-descendentes. Este foi um estágio aquisitivo e conclusivo naquilo que diz respeito às decisões finais que tínhamos de ter em relação a algumas jogadoras. É sempre difícil decidir em relação a algumas jogadoras que têm qualidade idêntica. Identificámos um conjunto de aspetos que podem ser decisivos ou nos podem ajudar em algum momento durante a competição. Foi nesse sentido que tomámos algumas decisões. Estou muito satisfeito com o empenho que as jogadoras tiveram. Demonstraram-se sempre disponíveis, sempre a quererem melhorar e procurando ir ao encontro dos nossos sinais.”

José Paisana acrescentou que foi feita uma gestão do esforço efetuado pelas jogadoras e que aproveitou para observar atletas que se têm vindo a destacar.

“Fizemos a gestão da fadiga das jogadoras relativamente àquilo que são os processos nos clubes, o trabalho connosco – que é muito intenso-, as viagens, a escola… Todos estes fatores influenciam a sua maior ou menor fadiga e nós preocupam-nos com essa gestão. Outro aspeto que consideramos importante e promovemos neste estágio foi, dentro daquilo que é o nosso plano estratégico, a observação de jogadoras que estão com boas prestações nos seus clubes. Essas jogadoras também tiveram a oportunidade de vir ao espaço de Seleção, perceber o que é estar neste espaço e que comportamentos estão inerentes a um espaço de elite e de excelência.”

A Equipa das Quinas concentra-se na próxima semana (27 de março) e iniciará a qualificação a 2 de abril, pelas 17h00, no Estádio Municipal Sérgio Conceição, em Taveiro, diante Sérvia. Seguem-se os jogos com a Dinamarca (às 17h00 de 5 de abril, no Estádio Municipal da Tocha) e o País de Gales (às 17h00 de 8 de abril, no Centro de Treinos do Luso).

In fpf.pt

AnaSilva

Adepta do desporto em geral, mas apaixonada pela modalidade REI (Futebol). Passei a fazer parte deste projecto Portal Futebol Feminino em Portugal com a intenção de poder ajudar na divulgação e promoção do Futebol Feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *