Taça de Portugal: Fofó volta a fazer «dobradinha» no futebol feminino

Clube de Futebol Benfica

Vitória sobre o Valadares por 2-1 na final no Estádio Nacional

O Futebol Benfica venceu a Taça de Portugal em futebol feminino ao bater o Valadares Gaia por 2-1, na final realizada no Estádio Nacional. Tarde histórica para o Fofó que, assim, depois de já ter garantido o título de campeão de Portugal, conquista agora a sua segunda «dobradinha» consecutiva. Tarde infeliz para a experiente Edite Fernandes que viu três bolas devolvidas pelos ferros na primeira parte.

Um jogo com alguma sorte para o emblema histórico de Lisboa, pelo menos na primeira parte, em que, apesar de ter desperdiçado uma grande penalidade, viu as adversárias de amarelo acertar por três vezes nos ferros. A primeira oportunidade do jogo foi mesmo para o Valadares na sequência de um cruzamento tenso de Edite Fernandes que Filipa Galvão, na tentativa de cortar o lance, desviou para a trave da própria baliza.

Na resposta, o Fofó, na sequência de uma tentativa de canto direto de Filipa Galvão, também acertou no ferro, numa recarga de Patrícia Gouveia. Logo a seguir o Futebol Benfica, num rápido contra-ataque, marcou mesmo, aos 30 minutos, na sequência de um grande passe de Filipa Galvão a destacar Andreia Silva que, apenas com a guarda-redes pela frente, atirou a contar.

O jogo estava aberto e, nos minutos seguintes, Edite Fernandes atirou por duas vezes à trave, na primeira vez depois de uma grande trabalho da experiente jogadora que, depois de tirar uma adversária da frente, atirou em jeito com o pé esquerdo, com a bola a beijar a trave. Logo a seguir, Edite voltou a entrar de rompante na área para cabecear mais uma vez à trave. Azar da experiente jogadora de 36 anos que se estava a destacar como uma das melhores em campo.

A verdade é que o Fofó também contou com uma oportunidade flagrante para ampliar a vantagem depois de Susy, de forma inadvertida, cortar uma bola com o braço na área. No entanto, na conversão do castigo máximo, Matilde Fidalgo atirou fraco para defesa fácil da guarda-redes do Valadares, mantendo tudo em aberto.

Já na segunda parte, o Valadares acabou por chegar ao empate, aos 57 minutos, com Cristiana Ferreira a apoiar-se em Realista [com falta?] para chegar mais alto e cabecear para as redes. Reação rápida do Fofó que, com o jogo totalmente aberto, recuperou a vantagem aos 62 minutos com um grande passe de Andreia Silva a destacar Mafalda Marujo que, com toda a calma do mundo, esperou pela saída do guarda-redes do Valadares para depois lhe colocar a bola por cima num chapéu bem medido. Estava feito o golo mais bonito da tarde que acabaria por ditar a conquista do troféu, o segundo consecutivo, para o Fofó.

Mas a verdade é que o Valadares nunca baixou os braços e houve jogo até ao último instante. Cristina Ferreira esteve muito perto do empate, valendo ao Fofó uma grande defesa de Jamila Martins. Já em tempo de compensação, dois casos polémicos consecutivos na área do Fofó. Primeiro Edite Fernandes marcou um golo, mas prontamente anulado pela equipa de arbitragem, uma vez que a avançada tinha partido de clara posição irregular. Já no último lance da partida, um atraso para Jamila Martins permitiu ainda ao Valadares uma última oportunidade para levar a final para prolongamento. Um livre direto dentro da área que levou toda a equipa do Fofó para junto da linha de golo. Mas o Valadares não aproveitou esta última oportunidade e o golo acabou logo a seguir.

A festa é mais uma vez do Fofó.

Todos os vencedores da Taça de Portugal no futebol feminino

2015/16 Futebol Benfica

2014/15 Futebol Benfica

2013/14 Atlético Ouriense

2012/13 Boavista

2011/12 1.º Dezembro

2010/11 1.º Dezembro

2009/10 1.º Dezembro

2008/09 Escola

2007/08 1.º Dezembro

2006/07 1.º Dezembro

2005/06 1.º Dezembro

2004/05 Murtoense

2003/04 1.º Dezembro

 

In http://www.maisfutebol.iol.pt/

Joana Lima

Desde 2011 comecei a assistir a alguns jogos na TV. Depois da final da Champions, apaixonei-me por este desporto. Não escrevo com o Novo Acordo Ortográfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *