“No bom caminho”

A Selecção Nacional Feminina A iniciou esta sexta-feira os trabalhos em solo algarvio. Depois de se ter concentrado e treinado ontem no Estádio Nacional a equipa lusa viajou para o Algarve onde, entre os dias 2 e 9 de Março de 2011, vai disputar o Algarve Cup – Mundialito de Futebol Feminino 2011.

Nas sessões de trabalho de hoje, a Seleccionadora Nacional, Mónica Jorge, aproveitou para trabalhar os processos defensivos, fundamentalmente as ligações entre os sector defensivo e o meio campo e amanhã dedicará mais atenções aos esquemas tácticos (lances de bola parada).

Elsa Ventura no treino da tarde
O treino vespertino, que teve lugar no Complexo Desportivo de Montechoro, já contou com a presença de Elsa Ventura que ontem foi chamada aos trabalhos para render a lesionada Sofia Santos.

“No bom caminho”
Após o almoço, as jogadoras lusas e a restante delegação participaram numa acção de sensibilização ambiental, promovida pelo Ministério do Ambiente através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no Hotel Montechoro.

As jogadoras responderam a um questionário num simulador [Simulador Menos Resíduos] que permitiu avaliar o desempenho individual, em termos de adopção de boas práticas na gestão de resíduos. A acção foi conduzida pela Engenheira Lourdes Carreira.

As jogadoras mostraram-se entusiasmadas a responder ao inquérito e foram avaliadas qualitativamente. A nossa Selecção está “no bom caminho” no que diz respeito à questão da gestão de resíduos e, de resto, também no que diz respeito à sua participação desportiva no Algarve Cup.

Primeira de outras iniciativas da APA
Esta foi uma iniciativa no âmbito da parceria que a Federação Portuguesa de Futebol estabeleceu com Agência Portuguesa do Ambiente, organismo tutelado pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, com o objectivo de introduzir, pela primeira vez, as preocupações ambientais em eventos desportivos por si organizados, começando pela presente competição.

Neste primeiro ano de colaboração foi escolhida como temática ambiental os resíduos, privilegiando a sensibilização e a formação dos principais actores, a Selecção Nacional de Futebol Feminino A e as outras selecções intervenientes.

Para além da iniciativa desta sexta-feira, o evento irá contemplar as seguintes iniciativas:

– Elaboração de artigos sobre resíduos a incluir nas publicações do evento;
– Acção de formação sobre a prevenção de resíduos;
– Divulgação, nos estádios, do filme “Stop resíduos” e de frases alusivas a esta temática.

A APA considera que “a organização de eventos desportivos, com preocupações ambientais é uma prática já existente em alguns países europeus e que deve ser fomentada em Portugal em prol de um desenvolvimento que se quer sustentável.”

In www.fpf.pt

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *