5 dicas para estares a par do Futebol Feminino em Portugal

4128 raparigas com 13 anos ou mais foram questionadas
©UEFA.comPonto de partida: gostas de futebol e estás interessada(o) em apoiar o futebol feminino em Portugal mas sentes-te perdida(o) sobre como o fazer. Parece que não há muita informação disponível, são raras as vezes em que é mencionada a modalidade nos noticiários (a não ser quando a Selecção nacional alcança um novo marco na história do futebol feminino português), será que os jogos são transmitidos na televisão?? Compreendo as tuas dúvidas, também eram as minhas. Por isso, vou te dar 5 dicas sobre como podes te envolver e estares a par do mundo do futebol feminino português.

1. Seguir blogs como Portal Futebol Feminino Portugal nas redes sociais ou a Federação Portuguesa de Futebol
Como já estabelecemos anteriormente, depender dos meios de comunicação mainstream para cobrir a atualidade do futebol feminino em Portugal, não é viável, por isso uma boa solução é, por exemplo, seguir a nossa página de facebook.  No portal são publicados vários artigos todas as semanas, incluindo resultados de jogos, entrevistas a pessoas ligadas à modalidade e notícias em geral sobre tudo o que se passa no mundo do futebol feminino, em Portugal e no mundo.

2. Ver jogos na televisão (obrigada canal 11 !!)
A verdade é que ainda não são muitos os jogos transmitidos pela televisão, especialmente quando comparamos com o futebol masculino, no entanto o número tem vindo a aumentar nos últimos anos. O recém formado canal 11, existente em todos as operadoras de  televisão por cabo nacionais, é responsável pela Liga BPI (liga de futebol feminino) e transmite ainda jogos da Selecção nacional, sendo por isso o local principal para ver jogos de futebol feminino. Também a RTP, especificamente a RTP2 transmite, às vezes, jogos das maiores competições a nível internacional, por exemplo foi a RTP que cobriu o passado mundial de futebol em França.

3. Procurar um clube local e acompanhá-lo
Ter uma equipa pela qual torcer é uma parte importante da cultura do futebol, por isso, uma sugestão é apoiares a tua equipa local ou a que se encontrar mais perto de ti (podes sempre apoiar qualquer equipa que desejes, mas se for local será mais fácil seguir a próxima dica 😉 ). Por exemplo, perto de mim, o Famalicão FC iniciou agora a sua primeira temporada de futebol feminino na 2ª divisão e vou tentar acompanhar o seu percurso e desempenho ao longo do ano.

4. Assistir a jogos ao vivo
Quer sejam jogos do clube que apoias ou da Selecção nacional, o apoio nas bancadas é indispensável para a moral das atletas e equipas e também são uma boa métrica para se justificar mais investimento na modalidade. Para não falar de que não há nada melhor do que vivenciar o jogo no estádio, com outros adeptos, experienciar a atmosfera de competitividade saudável, de comunidade e apoio coletivo.

5. Encontrar uma comunidade
Ter alguém com quem ir/assistir a jogos, discutir o último jogo, partilhar a emoção das conquistas é também fundamental para te sentires parte do desporto. Todos os pontos anteriores são, direta ou indiretamente, uma forma de te sentires integrada(o) nesta comunidade do futebol feminino. E se ainda não sabes bem como o fazer, podes sempre começar pela zona dos comentários – podes falar comigo, ou qualquer visitante do Portal.

Digam olá, fico à espera 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *