Campeonato de Promoção, Série C, 9.ª Jornada: Esperança AC – UR Ferreirense

A EXIBIÇÃO FOI MELHOR QUE O RESULTADO
(ESPERANÇA 1 FERREIRENSE 2)

No passado domingo, dia 13 de janeiro, o Esperança Atlético Clube recebeu, no seu campo, a União Recreativa Ferreirense, em mais uma jornada a contar para o Campeonato de Promoção, Série C. Apesar da derrota, a exibição da equipa deixou boas indicações e espera-se que as melhorias observadas dêem frutos nos próximos jogos.

Na primeira parte, o EAC entrou muito bem, instalando-se no meio campo adversário e trocando bem a bola entre as suas jogadoras. Nessa altura foram criadas algumas jogadas bonitas e surgiram alguns remates através das jogadoras mais avançadas da equipa, mas sem levarem grande perigo à baliza do Ferreirense. No lado contrário, a equipa visitante tentava a sua sorte através de bolas bombeadas para a frente de ataque, mas a defesa do EAC ia tomando conta do recado. Aos 15 minutos, numa dessas jogadas, a avançada do Ferreirense remata de primeira à entrada da área acertando em cheio na barra da baliza do EAC. Seguiram-se vários lances de perigo na baliza do Ferreirense: aos 28 minutos, Diana Simões lança Dina, que coloca na lateral para Flor e esta faz um atraso para Cris, que remata forte mas à figura; dois minutos depois, é Ana Carolina que tenta isolar Diana Graça pelo meio, com a GR a sair da área para aliviar a bola, sobrando esta para Cris, que tenta um chapéu, que sai curto e Flor, com a GR no chão, não consegue fazer a recarga com êxito. Neste lance, lesiona-se com gravidade uma das centrais do Ferreirense, a quem deixamos desde já os nossos desejos de boa recuperação. Após estas perdidas na frente de ataque do EAC, é do outro lado que as redes abanam, aos 36 minutos. Mesmo a jogar com 10 (a sua central estava a ser assistida fora do campo), o Ferreirense consegue chegar perto da área contrária e marcar golo através da sua capitã, que se isolou, descaída para o seu lado direito, depois de aproveitar uma confusão à entrada da área, com a defesa do EAC a não conseguir sacudir a bola para longe e a não subir bem em bloco. O remate, muito bem colocado, ainda embateu no poste da baliza de Renata, mas depois a bola entrou mesmo na baliza. Este golo contra a corrente do jogo, abalou um pouco as hostes do EAC, que não conseguiram voltar a criar perigo antes do intervalo, e permitiu uma descontracção maior na equipa adversária, que se manteve assim a controlar o jogo até ao intervalo, continuando a tentar de vez em quando o lançamento de bolas para as costas da defesa do EAC.

Na segunda parte, o EAC não entrou tão bem e o Ferreirense cedo volta a marcar. Aos 49 minutos, numa tentativa de sair a jogar do lado direito da defesa, Diana Simões controla mal a bola, entregando-a a uma adversária, que rapidamente a coloca para uma companheira à entrada da área, que em zona frontal e completamente livre de marcação, remata de primeira e bem colocado, sem hipóteses para Renata. A perder por 2, o EAC galvanizou-se então no ataque, em busca do golo que relançasse o jogo. O golo chegou aos 65 minutos, em mais num canto muito bem marcado por Cris, ao qual Diana Graça correspondeu de cabeça ao segundo poste. Durante os minutos que se seguiram o ânimo voltou às jogadoras do EAC, que acreditavam que podiam dar volta ao resultado. Com o passar do tempo o desânimo voltou a instalar-se e foi o Ferreirense que voltou aos seus contra-ataques perigosos. Aos 88 minutos, quase que o EAC chegava ao empate. Lançamento longo de Cris para a ala direita, onde Ana Carolina centra para Dina, que se antecipa à GR mas o remate de cabeça sai ao lado. Assim, o resultado não mais se alterou, tendo a equipa do Ferreirense levado os 3 pontos para casa, saltando assim para o segundo lugar da classificação, colada ao líder Murtoense.

O EAC volta a perder pela margem mínima, num jogo em que se superiorizou nalguns períodos ao adversário, mas onde pecou na finalização. O Ferreirense soube aproveitar as suas oportunidades e controlou bem o jogo quando se viu em vantagem. No próximo domingo, o EAC desloca-se a Eirol, para defrontar a equipa que está mais perto de si na classificação, procurando repetir a vitória obtida na primeira volta. Força, Esperança!

Esperança AC: Renata, Diana Simões (Madalena 71’), Mariana, Carol, Carolina Gomes (Andreia Batalha 85’), Diana Graça, Ana Carolina, Cris, Beatriz, Flor (Liane 63’), Dina.
Suplentes não utilizadas: Cátia, Ana Tavares e Liliana.

U.R. Ferreirense: Sara, Brigite, Mónica, Júlia (Viviana 38’), Sónia, Cátia Santos, Sandrinha, Kostelas, Soraia, Inês, Bárbara (Débora Borges 89’).
Suplentes não utilizadas: Angie, Sara Alves, Débora Santos, Cátia, Celina.

Golos: Kostelas (36’), Inês (49’), Diana Graça (65’)
Amarelos: Cris (78’).

por Renata Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *