Campeonato na Arábia Saudita começar com interdição a homens

Esta sexta-feira fica marcada pela estreia do primeiro campeonato de futebol feminino da história da Arábia Saudita. Restrita a equipas da região de Jeda, ficou acordado que a equipa vencedora será declarada campeã nacional e irá disputar as competições continentais.

Em entrevista à federação árabe de futebol, Haitham al Omari explicou que o campeonato vai ser 100 por cento feminino: «Desde as árbitras, às equipas médicas, ao público. Os homens estão proibidos de entrar, incluídos os menores de idade», assumiu o presidente do Comité Organizador.

Haitham al Omari revelou ainda que não existem quaisquer restrições no que toca ao vestuário das jogadoras uma vez que «não vai existir qualquer transmissão televisiva». «No entanto, existe o compromisso de que todas se vistam de forma decente», garantiu.

Recorde-se que até ao ano passado as mulheres sauditas estavam proibidas de participar em qualquer competição desportiva oficial, bem como de aceder aos estádios. Nas redes sociais, a FIFA congratulou-se por mais um avanço no sentido da igualdade de direitos, num reino onde até 2012 as raparigas estavam proibidas de ter aulas de educação física.

In abola.pt

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *