Coloca o poder da mente a teu a favor – Be Free To Fly

Para pedidos de informação, clica aqui.

Queres ser uma jogadora de excelência? Se sim. Então, treina a tua mente.

Como já foi referido em artigos anteriores, o futebol não é feito apenas de dribles, chutos e golos. É necessário atenção, concentração, motivação, foco, determinação, persistência e disciplina.

Para te tornares uma jogadora de excelência, para além de treinares corpo, técnicas e táticas de jogo, tens de exercitar ao máximo a tua mente.

O cérebro é responsável por controlar e regular a maioria das funções do corpo e da mente, desde as funções vitais como o respirar, os batimentos cardíacos, o sono, a fome, a sede, o raciocínio, a memória, a atenção, a aprendizagem, a perceção, as emoções e até o comportamento. Praticamente todos os acontecimentos da vida são controlados pelo cérebro.

As funções do cérebro, podem ser treinadas?

Sim, podes treinar as funções do cérebro, devido à sua plasticidade e à capacidade que o mesmo tem em estabelecer novas conexões e reforçar as antigas. Com alguns exercícios diários, podes aprimorar habilidades e desenvolver funções executivas indispensáveis para conseguires uma boa performance, seja no desporto, na vida profissional ou na vida pessoal.

Predrag Petrovic, neurologista e pesquisador nesta área, refere que a diferença entre um atleta campeão e os outros está no controle da mente, no aumento do foco, da concentração, da agilidade de raciocínio e de determinadas habilidades para uma performance de excelência.

Assim sendo, exercita o teu cérebro e verás o teu desempenho enquanto jogadora 

disparar.

Preparada para treinares a tua mente e melhorares o teu desempenho como jogadora?

Deixamos-te algumas dicas.

Exercícios para desenvolveres visão periférica (habilidade da jogadora perceber, em segundos, o que se passa à sua volta):

  • Bate com os dedos na lateral da tua cabeça, sem olhares para a tua mão, vê os dedos apenas pelos cantos dos teus olhos. Pratica este exercício ao longo do dia, enquanto estiveres a ler, ou durante as pausas do teu trabalho;
  • Estimula a tua visão noturna, quando estiveres a tomar banho, desliga a luz, pode parecer loucura, mas as atividades no escuro estimulam as células bastonete, localizadas na retina periférica.

Exercícios para desenvolveres raciocínio rápido (quanto mais rápido for, melhor será o teu desempenho no campo):

  • Jogos de tabuleiro;
  • Jogos de raciocínio lógico;
  • Desafios matemáticos;
  • Desafios novos e diferentes, atividades nunca experimentadas anteriormente.

Exercícios para desenvolveres uma boa respiração (reduz efeitos de stress no cérebro, auxilia o bom funcionamento das funções cognitivas, diminui os efeitos da fadiga):

  • Respiração quadrada, para além de inspirares e expirares, é importante realizares uma pausa entre cada uma dessas ações;
  • Respiração abdominal deitada, coloca as mãos sobre o abdômen e conta enquanto respiras, para criar um ritmo. Inspira contando mentalmente até quatro e expira pelo mesmo tempo, sempre pelas narinas.

Exercícios para desenvolveres foco e concentração (permite evitar distrações e controlar as emoções):

  • Faz uma tarefa de cada vez, quando a mente realiza mais do que uma tarefa ao mesmo tempo, elas acabam por se misturar e prejudicam o processo da memória.
  • Organiza a tua agenda, com as várias tarefas que pretendes realizar ao longo do dia, assim rentabilizas melhor o tempo e ajuda-te a cumprir os objetivos que estabeleceste para aquele dia.

Exercícios para desenvolveres habilidade mental (a realização de determinados e exatos movimentos no tempo certo, influencia o teu desempenho no campo, podem traduzir-se em uma boa jogada, um bom passe, um bom drible, uma boa oportunidade de marcar golo):

  • Veste-te ou despe-te com os olhos fechados. Este exercício melhora a tua coordenação, aumenta a união do hemisfério direito e do esquerdo, aprimora a motricidade fina, realiza mapas mentais sobre a distância existente de botão a botão, sobre como fechar o zíper, por onde introduzir os braços, entre outras.
  • Aprende 5 palavras noutro idioma, não importa qual a língua, ou se cada dia é um idioma diferente, o importante é ampliares o teu cérebro.

Deixamos-te mais alguns conselhos:

1 – Tem uma boa higiene do sono, pois evita a acumulação de gordura, combate a osteoporose e melhora a performance. E, para ti que treinas intensivamente e fazes competição, dormir bem principalmente na noite anterior a um treino ou a uma competição é um fator fundamental para um bom desempenho. Além disso, aumenta os níveis de energia, alivia o stress, auxilia na tomada de decisões e facilita um bem-estar geral ao longo do dia.

2 – Ouve música que te mantenha ativa e positiva, este tipo de música emite uma vibração que se conecta com o teu corpo e mente.

3 – Tem uma alimentação saudável, alimentar corpo e mente com alimentos saudáveis é o caminho para obter força, vigor e rapidez. Utiliza essencialmente alimentos da terra, para aumentares conexão com a mesma e equilibrares corpo e mente. Procura também alimentos que te tragam boas memórias de infância, pois fazem-te sentir emocionalmente e psicologicamente bem. Este tipo de alimentação oferece mais saúde, qualidade no sono e mais abundância.

Todos os concelhos que te deixamos vão estimular o teu cérebro, dessa forma, estás a condicioná-lo a encontrar novas estratégias, novas ações, novos comportamentos, melhorando o teu desempenho em campo e atualizando a configuração de jogo.

Deixamos-te com um vídeo que demonstra como a tua mente influencia positivamente os teus resultados: https://www.youtube.com/watch?v=kVTKI9uGsIs. Um atleta bem preparado psicologicamente supera até aquele que treinou fisicamente mais”.

Se pretendes resultados diferentes e queres alcançar a excelência contacta-nos, temos sempre uma opinião e um serviço especializado para te oferecer.

A Equipa Be Free to Fly – Cura Mente, Corpo & Alma.

Para pedidos de informação, clica aqui.

 

AnaSilva

Adepta do desporto em geral, mas apaixonada pela modalidade REI (Futebol). Passei a fazer parte deste projecto Portal Futebol Feminino em Portugal com a intenção de poder ajudar na divulgação e promoção do Futebol Feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *