Dois clubes de Cantanhede assinaram protocolo para a formação no futebol feminino

 

Sendo ambas Associações Desportivas de referência no concelho de Cantanhede, as entidades decidiram estabelecer esta parceria, reforçando ainda mais o papel específico de cada uma: a URC na intervenção que faz ao nível do Futebol Feminino; o SC Povoense AJT na visão pedagógica e inclusiva, que o distingue em matéria do Futebol de Formação.

Com este protocolo, a URC garante um contexto de competição mais rico (futebol misto) para as suas atletas dos escalões de iniciação, bem como um maior suporte ao nível da prospeção, através do SC Povoense AJT.

Por seu lado, o SC Povoense AJT incrementa um maior número de atletas para as suas equipas, principalmente em escalões de iniciação. E traz para o seu “campo”, mais uma entidade parceira, algo fundamental para a sustentabilidade deste projeto.

O protocolo foi assinado por Valter Santos, Presidente da Direção da URC e por Pedro Marques Santos, autor e Coordenador Geral do SC Povoense AJT.

 

Valter Santos, Presidente da Direção da URC “a ausência de competições oficiais no futebol feminino, para os escalões de formação iniciais, foi um acelerador para que esta parceria se realizasse. Apesar da evolução do futebol feminino nos últimos anos ser notória e positiva, ainda temos um longo caminho a percorrer, principalmente na formação. Como exemplo, sentimos a falta de equipas e atletas do género feminino para se realizarem provas distritais ao longo da época. Neste momento a URC tem mais de 60 atletas a praticar futebol feminino, 40 com menos de 18 anos, e apesar de estarmos a participar no campeonato nacional de SUB-19 desde o início da época, tivemos de esperar até março do presente ano para que os campeonatos distritais de SUB-19 e SUB-16 se iniciassem. Ora, como já temos atletas SUB-13 sem competição oficial foi estabelecida esta parceria de cooperação, que por um lado promove o desenvolvimento das atletas, por outro, enriquece o trabalho desenvolvido na formação pelas duas associações”.

Pedro Marques Santos, autor e coordenador geral do SC Povoense AJT, considera “fundamental o estabelecimento deste tipo de parcerias. Sempre foi uma estratégia utilizada pela AJT, para reforçar a sua missão e visão de projeto diferenciador ao nível do Desporto de Formação. Se olharmos para as maiores organizações desportivas mundiais, percebemos que elas apenas rivalizam “dentro de campo”. Fora dele, e em matéria de gestão desportiva, elas cooperam, tornando-se, desta forma, mais fortes. Ninguém ganha sozinho! É sob este lema que temos procurado trabalhar desde o momento de criação da nossa Escola de Futebol”.

In http://miraonline.pt/

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *