EFF Setúbal sobe ao primeiro escalão com triunfo sobre «Laura Santos»

As setubalenses consolidaram a segunda posição na Fase Final da «Promoção», lugar que lhes dá acesso a disputar a I Divisão na próxima temporada, assumindo-se como a equipa localizada geograficamente mais a Sul a competir nesse plano. Uma época excelente para a única equipa da cidade a competir no futebol de 11. No futsal, recorde-se, a EFFS foi campeã distrital de juniores.

A equipa da Escola de Futebol Feminino de Setúbal (EFFS), treinada por Ernesto Catarino, garantiu anteontem, no «sintético» do Vale da Amoreira, Baixa da Banheira, recinto que tem utilizado nos seus jogos em casa, um lugar na primeira categoria do futebol de 11 feminino para a próxima temporada.

As sadinas venceram, na penúltima jornada da Fase Final do Campeonato Nacional de Promoção da FPF, a formação da Fundação Laura Santos por quatro bolas a uma (4-1) e consolidaram a segunda posição na prova, entre 28 equipas participantes, beneficiando também da derrota por 3-1 do Clube Desportivo Feirense, terceiro classificado, perante a Casa do Povo de Martim (Braga), primeira classificada e que, claro está, vai estar com as setubalenses nos desafios da nova época. A EFFS será o emblema implantado mais a Sul no cenário do futebol feminino português.

No jogo de anteontem, a EFFS não começou bem, uma vez que as raparigas da Fundação Laura Santos abriram o jogo praticamente a vencer mas até ao intervalo recuperaram para 3-1 e no segundo tempo alargaram a vantagem para os números finais, podendo dizer-se que o seu triunfo foi conquistado com naturalidade. Os golos foram apontados por Rafaela (2), Marta e Priscila.

Nesta temporada futebolística, a EFFS teve um percurso excelente não só no futebol de 11, ressaltando igualmente o triunfo da equipa de juniores de futsal no «distrital» da Associação de Futebol de Setúbal. Também no futsal, e em nota à margem, uma nova referência para o facto de no escalão de seniores, outra equipa da cidade, Águias de São Gabriel, ter arrebatado o título distrital.

Voltando à Escola de Futebol Feminino de Setúbal, o emblema foi fundado na época 2001/02, virado para a prática do futsal, e logo alcançou o título distrital de seniores. Na época seguinte ficou em terceiro lugar na prova principal da AFS e ganhou a Taça Distrital Snickers, também seniores. Ficou em segundo lugar no futsal de seniores a nível distrital nas épocas 2007/08 e seguinte.

Quanto ao futebol de 11, a estreia foi feita na temporada transacta, 2009/10, com um terceiro lugar na Série E do Campeonato Nacional de Promoção e, como se viu, a presente etapa foi a da consagração dos objectivos competitivos das raparigas de Setúbal que, não é de mais recordar, foram as segundas mais bem classificadas entre 28 emblemas a nível nacional, na totalidade da competição.

In http://www.osetubalense.pt

 

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *