Época 2020/2021: 3ª Divisão Nacional Feminina ou 1ª Divisão Distrital Feminina?

A sensivelmente uma semana de se saber quais serão as equipas apuradas para a 2ª Fase do Campeonato Nacional da II Divisão Feminina, iremos olhar para o lado oposto, para as equipas que na próxima época não irão participar na referida prova. Segundo o Comunicado Oficial Nº162 da Federação Portuguesa de Futebol na presente época 2019/2020 estão em participação 61 equipas divididas em 5 Séries, destas, 45 irão passar para uma futura III Divisão Nacional ou Campeonatos Distritais Seniores.

Aqui reside a expectativa sobre qual será a decisão da FPF, criar uma III Divisão Nacional com controlo e jurisdição de exclusiva competência da Federação, ou se serão criados Campeonatos Distritais delegando assim às Associações de Futebol a responsabilidade de organização das referidas provas. No caso da primeira opção acredita-se que serão poucas as alterações ao que acontece na presente época, com a excepção do mais que provável aumento da competitividade da futura II Divisão, a organização da III Divisão por Séries e Fases deverá ser semelhante ao que tem sido habitual nas últimas edições da II Divisão.

No caso da segunda opção o caso fica um pouco mais complicado. Se nas Associações com maior número de equipas de futebol feminino será fácil organizar um Campeonato Distrital Sénior, nas Associações com menor número de equipas isso poderá originar a desistência e até mesmo o encerrar de projectos com pernas para andar. Uma possibilidade seria a junção das equipas de Associações mais pequenas com equipas de uma Associação limítrofe. Será necessário dar o devido suporte para a logística destas equipas “isoladas” não encerrarem as suas actividades.

É de louvar o trabalho desenvolvido pela Federação nas ultimas épocas, aumentando o número de equipas pelos diversos escalões. Esperamos que este próximo passo dado na criação da II Divisão com 16 equipas na época 20/21 aumente a competitividade, mas é preciso pensar bem na forma como será criada a futura competição para as 45 (ou talvez mais) equipas que irão na próxima época continuar a fomentar o crescimento do Futebol Feminino.

One Reply to “Época 2020/2021: 3ª Divisão Nacional Feminina ou 1ª Divisão Distrital Feminina?”

  1. Época 2020/2021: 3ª Divisão Nacional Feminina ou 1ª Divisão Distrital Feminina?

    Sobre o artigo acima, algumas notas:
    -> Onde se lê: “estão em participação 61 equipas divididas em 5 Séries”
    -> Devia estar: “estão em participação 61 equipas divididas em 8 Séries”

    A) É o ‘REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DA II DIVISÃO FEMININO 2019-2020′
    que expressa e inequivocamente menciona o destino das equipas que descem da II Divisão Nacional, no final da época 2019/2020: “As restantes equipas descem ao Campeonato Nacional III Divisão de Futebol Feminino”.
    B) Refere também o referido Regulamento, que será “através comunicado oficial publicado até 31 de Agosto”, que “o sistema de subidas e descidas da Competição é definido”.

    REGULAMENTO DO CAMPEONATO NACIONAL DA II DIVISÃO FEMININO 2019-2020’
    Artigo 24.º Subidas e descidas
    O sistema de subidas e descidas da Competição é definido através de comunicado oficial publicado
    até 31 de agosto.
    CAPÍTULO X Disposições Finais e transitórias
    Artigo 78.º Descidas, subidas e outras disposições
    1. Na época desportiva 2019/20 permanecem no Campeonato Nacional II Divisão de Futebol
    Feminino as 16 (dezasseis) equipas melhor classificadas no final da referida competição. As
    restantes equipas descem ao Campeonato Nacional III Divisão de Futebol Feminino.

    C) Incumpre a FPF, no prazo estabelecido (31AGO), já que o referido ‘Comunicado Oficial nº 162’, é publicado em 18.09.2019.
    D) Acresce, que o C.O. nº 162, que anunciadamente devia definir “o sistema de subidas e descidas da Competição”, quanto a descidas da II Divisão Nacional, nada refere.
    E) Uma nota final sobre a foto que ilustra a publicação.
    Que sentido faz ilustrar intervenção sobre competição nacional, com foto*** da selecção feminina italiana, na sua participação no Mundial de França, celebrando a sua vitória sobre a China, em 25JUN2019?
    ***Laurence Griffiths/Getty Images/Bloomberg

    C.O. nº 162 de 18.09.2019
    SUBIDAS E DESCIDAS

    14. Na época 2020/2021, o Campeonato Nacional Futebol Feminino II Divisão será disputado por dezasseis clubes, os dois clubes que descem da Liga BPI e os clubes participantes na 2.ª fase da presente prova que não foram promovidos à Liga BPI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *