FC Porto pode ser obrigado a criar equipa de futebol feminino

O presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa

A UEFA deverá obrigar todas os emblemas que participem nas competições europeias a ter uma equipa de futebol feminino. O objetivo é promover o desporto e aumentar o número de jogadoras.

O FC Porto pode vir a ser obrigado a criar uma equipa de futebol feminino. Isto porque a UEFA deverá obrigar todos os clubes que participem nas fases de grupos das competições europeias a terem uma equipa feminina inscrita nas competições nacionais.

Ao contrário do Sporting e do Benfica, os ‘dragões’ ainda não apostaram no futebol feminino, que tem ganho uma relevância maior no último par de anos. Segundo o jornal OJOGO, ainda não se sabe ao certo como vão funcionar os moldes desta imposição da UEFA, mas só deverá entrar em vigor na época 2021/22.

Com uma enorme probabilidade de ingressarem nas competições europeias nessa temporada — e a confirmar-se esta ideia da organização que tutela o futebol europeu — o FC Porto deverá começar a preparar-se para formar uma equipa feminina.

Aliás, das equipas portuguesas que disputam atualmente as competições europeias, os ‘azuis e brancos’ são a única que não tem uma equipa de ambos os géneros. Sporting CP e SC Braga já foram campeãs nacionais. O Benfica criou equipa na última temporada e, depois de vencer a 2ª Liga, estreia-se na primeira divisão este ano. Já o Vitória de Guimarães estreia-se este domingo na Série A do segundo escalão.

O Porto poderá optar por comprar os direitos desportivos de um clube já feito, quase como aconteceu recentemente no voleibol feminino, em que os ‘dragões’ compraram os direitos da Academia José Moreira (AJM). No passado, já se equacionou a compra do Valadares, mas a aquisição não chegou a verificar-se.

In https://zap.aeiou.pt/

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *