Fernando Tavares: Preparados para a I Divisão

Retrospetiva da temporada 2018/19

“Tínhamos um desafio muito grande no Campeonato Nacional de Promoção, que era tentar manter o nível de motivação em cima numa prova pouco competitiva onde havia uma grande diferença entre o Benfica e as demais equipas. O desafio era poder desenvolver a equipa do ponto de vista competitivo para tentar atacar o grande objetivo da época, que era a Taça de Portugal. Quer na Taça de Portugal, durante as várias eliminatórias em que nos confrontámos com equipas da Primeira Divisão, quer na pré-época, onde defrontámos, a nível particular, uma das equipas do primeiro escalão, deu para perceber que a equipa do Benfica está preparada para o nível da Primeira Divisão e conquistar o título nacional, que é aquilo que ambicionamos.”

Festejos na Luz

Objetivos para a nova época

“A nossa entrada na liga principal de futebol feminino já está a ser preparada desde o início do projeto, tivemos isso em consideração quando construímos a equipa. Tínhamos consciência de que a nossa equipa era de Primeira a competir na Segunda Divisão, e os números demonstram isso. O que nós esperamos da participação da equipa no próximo ano é continuar a trabalhar no sentido de lutar pelas provas em que o Benfica está inserido. Entrar no futebol feminino foi importante para o Benfica, mas era importante entrar a ganhar. O que se espera desta equipa e do Clube é continuar a jogar à Benfica e a ganhar.”

Benfica-SC Braga B

Todas as condições para vencer

No Benfica estamos habituados a patamares elevados. A equipa está a ser construída para atacar e ganhar o título nacional. É essa meta que temos de fixar. Não podemos dizer que vamos entrar na Primeira Divisão apenas para competir. Sabemos que vai ser uma tarefa difícil, o Sporting e o Braga são grupos bem equipados, mas não podemos depreciar todas as outras equipas. O Benfica vai entrar na competição claramente para ganhar. Não podemos passar um certificado de garantia a dizer isso, mas o Clube está a criar condições para ser ganhador na Primeira Divisão.”

Benfica-SC Braga B

Mudança de treinador

“Estamos muito gratos pelo trabalho que João Marques fez no Benfica. É um ciclo que se fecha, mas vai-se abrir outro. O sucesso da equipa é fruto de um trabalho coletivo. Hoje, o Benfica, com o nível de profissionalização que tem, não pode estar dependente apenas de um treinador. Temos uma equipa multidisciplinar a todos os níveis do treino e da sua retaguarda e considerámos que era importante introduzir uma mudança. Essa mudança foi feita de uma forma sustentável, foi comunicada em devido tempo a João Marques, a quem eu faço um agradecimento público pelo trabalho feito e por termos alcançados os objetivos a que nos tínhamos proposto desde o início da época.”

Lúcia Alves

Contratações

“Estamos num processo de afinar algumas posições na equipa e apostar nas jogadoras portuguesas, como foi o caso da Lúcia Alves e da Catarina Amado, que já foram anunciadas, e mais surpresas que vamos ter nos próximos dias em relação às jogadoras portuguesas e eventualmente a uma ou outra jogadora estrangeira, que estamos neste momento a analisar. Estamos muito atentos ao mercado norte-americano e é possível que haja aí alguma surpresa. Estamos muito perto de fechar com uma jogadora canadiana de grande nível. Há uma garantia que eu posso dar aos Benfiquistas, que é que tudo está a ser trabalhado com imenso cuidado para que a equipa surja nas competições, e a primeira vai ser a Supertaça, ao nível mais elevado possível.”

Diva Meira

A formação

“O Benfica é absolutamente transversal. Neste momento estamos muito bem equipados com jovens jogadoras com imenso talento. Tivemos a possibilidade de estrear oito Sub-19 na equipa principaltodas essas jogadoras vão fazer parte da primeira equipa na nova época. Algumas delas vão estar em mobilidade entre o Campeonato Nacional da Primeira Divisão e o Campeonato de Juniores, mas é uma aposta nas jogadoras portuguesas e na formação. Temos atletas muito promissoras e creio que este processo de aprendizagem no desenvolvimento da jogadora portuguesa, através da jogadora brasileira mais experiente, vai dar frutos no futuro.”

Benfica-Atlético de Madrid

Benfica a nível Europeu

“Penso que têm de acontecer três coisas para atingirmos um nível europeu elevado. A primeira é captar e desenvolver talento, a segunda é ter um modelo de jogo integrado e evolutivo. É preciso que desde a base até à equipa principal todo o trabalho de desenvolvimento do treino e do jogo seja integrado. E por último temos de trabalhar as questões físicas, porque o futebol feminino a nível europeu já é muito físico. Se conseguirmos trabalhar estes três elementos, penso que o Benfica dentro de quatro, cinco anos poderá estar a um nível muito elevado no futebol europeu.”

Adeptos

Feedback dos adeptos

“Superou as expectativas, por isso é que eu sempre pensei que era importante ganhar, e ganhar de uma forma convincente. Para além das goleadas, a equipa praticou um bom futebol. Os Sócios e os adeptos deram uma resposta absolutamente fantástica e, apesar de não termos grande assistência quando jogávamos na Tapadinha, sentimos desde o primeiro minuto que as pessoas estavam connosco e que seguiram a par e passo o trabalho desta equipa.”

equipa-jogo-apresentacao

A pré-época

“A nossa pré-época vai ser uma dor de cabeça, porque quando estávamos a terminar a temporada as jogadoras estavam realmente muito cansadas, e o Braga estava a iniciar a época. Quando formos disputar a Supertaça já vamos com algum atraso, no ponto de vista da preparação, do nosso competidor direto nessa prova. Vamos arrancar a pré-época com 28 jogadoras, algumas das quais ficarão mais residentes nas Juniores.”

Texto: Márcia Dores

Fotos: Arquivo / SL Benfica

In https://www.slbenfica.pt/

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

One Reply to “Fernando Tavares: Preparados para a I Divisão”

  1. Existe uma garota super talentosa no brazil chamada Bianca. Tem futuro promissor se for bem assesorada pelo bom empresário .gostaria que ajudassem ela a um clupe em portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *