FPF lança movimento para incentivar futebol feminino

Foto: FPF
Foto: FPF

“Responde em campo” é o mote do projeto que visa superar preconceitos e alavancar a modalidade em todo o país

O futebol já é o desporto mais popular em Portugal, mas a Federação Portuguesa de Futebol quer transformá-lo na modalidade mais praticada por raparigas de norte a sul do país.

Com o movimento “Responde em campo”, lançado esta terça-feira, o organismo que superintende o futebol português pretende encorajar meninas e mulheres a praticarem um desporto predominantemente masculino. Mais do que isso, espera mudar mentalidades, desmistificar ideias pré-concebidas sobre o futebol feminino e garantir que as jogadoras sejam vistas como atletas que treinam e se esforçam pelo futebol.

No filme de lançamento, são mostradas imagens de jovens raparigas com bola e algumas internacionais portuguesas, da principal Seleção Nacional feminina. Joga-se na rua, nas escolas, no Centro de Estágios das Seleções Nacionais. E também se executam truques em ‘Freestyle’.

A velocidade, o esforço, a determinação e a exuberância técnica das protagonistas contrastam com as palavras de um narrador envelhecido e preso à ideia obsoleta de que “o futebol não é para meninas”.

A ação do filme apresenta-se, assim, com uma espécie de antítese com sentido provocativo, já que as imagens contradizem tudo o que é proferido pelo narrador.

Em crescimento na Europa

Desde que a UEFA lançou o seu Programa de Desenvolvimento do Futebol Feminino em 2010, o jogo expandiu-se a vários os níveis em toda a Europa, com as 55 federações-membro a investirem cada vez mais mais em recursos e na melhoria das condições de trabalho para praticantes, técnicos, dirigentes e árbitros de futebol feminino.

A fase final do Campeonato da Europa de 2017, a decorrer na Holanda até 6 de agosto, conta com um máximo histórico de 16 seleções, incluindo a portuguesa, que se estreará na competição frente à Espanha, esta quarta-feira, pelas 17h00 [18h00 locais].

Recorde nacional de federadas 

A modalidade dado um salto qualitativo em Portugal, onde a FPF tem criado novas competições nacionais e apostado na melhoria das condições de trabalho para praticantes e demais agentes desportivos ligados ao futebol feminino.

As presenças inéditas das seleções femininas em fases finais de Campeonatos da Europa são reflexo desse investimento. O mesmo acontece com o crescimento do número de praticantes femininas.

Em fevereiro de 2017, o organismo bateu o seu recorde absoluto de praticantes de futebol feminino federadas, com 4.062 jogadoras inscritas. Esse número representa um crescimento na ordem de quase 34 por cento em relação a período homólogo na época anterior.

Os dados recolhidos poda FPF mostram, também, que o crescimento se fez sentir de forma mais expressiva nas camadas mais jovens. De facto, no universo das praticantes inscritas, 3010 jogadoras estão em idade júnior [mais mil jogadoras que na época passada].

Equipas femininas à distância de um clique

No âmbito da campanha “Responde em Campo”, a FPF prepara-se para lançar uma plataforma online para auxiliar jogadoras com pretensões de desenvolvimento desportivo.

Esta ferramenta, disponível em http://respondeemcampo.fpf.pt/, elencará todas as equipas com futebol feminino existentes em Portugal.

 

In fpf.pt

 

Notas: Faltam ainda o Âncora-Praia da AF Viana do Castelo e o AD Esposende.

Links das suas páginas Facebook aqui (Âncora-Praia) e aqui (ADE).

Faltam também acrescentar estas alterações:

Palmelense FC está no activo novamente, e o Amora FC iniciou equipa feminina.

Correcção da morada do CLUBE FUTEBOL OLIVEIRA DOURO
MORADA: Rua dos Autarcas Oliveirenses, S/N
4430-698 Vila Nova De Gaia
GPS: 41.127054, -8.579406

Escola Futebol Feminino de Setúbal
Escalões formação, juvenil, junior e sénior.
Contato 93 625 9698
“ASSOCIADO AO RESPONDE EM CAMPO:

CLUBE DESPORTIVO LOUSANENSE (CDL)
RUA DR. JOSÉ PINTO DE AGUIAR, S/N
ESTÁDIO MUNICIPAL DR. JOSÉ PINTO DE AGUIAR
3200-389 VILARINHO
E-MAIL: geral@cdlousanense.com
FB: 
Clube Desportivo Lousanense

ESCALÃO: Seniores ”

 

Se faltar mais algum clube que não tenhamos mencionado neste post, podem comentar na nossa página Facebook ou nesta mesma publicação. 🙂

Joana Lima

Desde 2011 comecei a assistir a alguns jogos na TV. Depois da final da Champions, apaixonei-me por este desporto. Não escrevo com o Novo Acordo Ortográfico.

One Reply to “FPF lança movimento para incentivar futebol feminino”

  1. Correcção da Morada:

    CLUBE FUTEBOL OLIVEIRA DOURO
    MORADA:Rua dos Autarcas Oliveirenses, S/N
    4430-698 Vila Nova De Gaia
    GPS: 41.127054, -8.579406

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *