Futebol Feminino deve ganhar força no Brasil graças ao Licenciamento da CBF

Crédito: Foto – Bruno Teixeira/Corinthians

Os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro terão, por obrigação, que criar uma equipa feminina de futebol para que possam se enquadrar ao Licenciamento da CBF.

Por Ildeu Iussef

O Futebol Feminino, no Brasil, pode ganhar força após anos de promessas “vazias” de incentivo. A FIFA em 2016 publicou um documento chamado “Fifa 2.0: The Vision for the Future“, no qual o incentivo ao futebol feminino ganhou relevância e força, dentro e fora dos relvados.

As diretrizes da FIFA incluem 60 milhões de mulheres jogando futebol até 2026. Isso demanda mais competições internacionais – organizadas pela entidade – para a modalidade feminina. Além do desenvolvimento de atividades do Marketing para alavancar o potencial comercial do futebol feminino e 100% dos membros FIFA com uma ou mais mulheres nos comitês executivos.

Foto: Reprodução Conmebol

A Conmebol, em setembro de 2016, também aprovou um novo regulamento de licença de clubes, o qual após o prazo de dois anos para adaptação, começará a valer neste ano de 2019. O documento exige que todas as equipas que disputarem as Copas Libertadores e Sul-Americana, possuam equipas femininas.

A fim de se adequar as normas da FIFA e da Conmebol, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2017, criou o Licenciamento de Clubes para a disputa de suas competições oficiais. E de acordo com o documento da CBF, os clubes que vão disputar a Série A do Brasileirão de 2019 serão obrigados a manter uma equia feminina de futebol nas categorias de base e adulto.

Sendo assim, os clubes que descumprirem as novas regras vão estar fora do Brasileirão, da Copa Libertadores e da Sul-Americana.

Faltando menos de quatro meses pro começo do Campeonato Brasileiro da Série A, dos 20 times que disputarão, apenas 7 possuem o futebol feminino estruturado: CearáCorinthiansFlamengoGrêmioInternacionalSantos Vasco; 6 estão com projetos encaminhados: Atlético-MGBahiaChapecoenseSão PauloCSA Goiás; 2 iniciaram o planeamento: Athletico-PR e Fluminense; e 5 ainda não traçaram nada: AvaíBotafogoCruzeiroPalmeiras Fortaleza.

In https://www.torcedores.com

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *