I Divisão Nacional, 2.ª Jornada: Fundação Laura Santos – SU 1.º Dezembro

Fundação Laura Santos recebeu o 1.º Dezembro em Gouveia pela primeira vez (foto Jay Li)

Para realizar o jogo referente à 2ª jornada do Campeonato Nacional de equipas femininas de Futebol da época de 2012/13, fizemos uma longa viagem até à cidade beirã de Gouveia, a fim de defrontar a equipa da Fundação D. Laura dos Santos, que se estreava em jogos em casa nesta sua primeira presença no campeonato maior das mulheres e raparigas portuguesas.

Com um tempo tipicamente outonal mas com o relvado natural em razoáveis condições, face à enorme quantidade de chuva que tinha caído na noite anterior, e com uma bancada bem composta de público, o que é sempre agradável para quem está dentro das quatro linhas, iniciámos o jogo com algum ascendente territorial, também fruto da atitude de maior espera e expetativa da equipa anfitriã.

Seria no entanto a Fundação a abrir o marcador na primeira descida (resultante de um passe errado ainda no nosso meio campo) e no primeiro remate que fez à nossa baliza, na sequência da execução de um livre quase frontal.

Reagimos de imediato e obtivemos o empate logo a seguir depois de um remate já dentro da área adversária pela Patrícia Gouveia, após cruzamento da Andreia Silva, no lado direito do nosso ataque.

Após este minuto com dois golos, continuámos a ter mais bola, mas sem capacidade para desfeitear a baliza da equipa da localidade de Moimenta da Serra, sobretudo porque não conseguíamos fazer entrar o último ou penúltimo passe com a qualidade desejada. E quando isso acontecia o remate não tinha a direção ou a força desejada e necessária para alcançar o objetivo pretendido – o golo.

Mesmo assim ainda dispusemos de algumas (raras) situações de golo, que até haveria de ser obtido, mas que não foi sancionado pela árbitra do encontro. A equipa do distrito da Guarda viria a ter ainda uma boa situação para concretizar, após uma falha de uma nossa defesa mas o remate da capitã da Fundação, já muito pressionada pela nossa guarda redes, saiu por cima da barra. Foi o último remate digno desse nome da equipa beirã, decorriam 37 minutos da etapa inicial do jogo.

Na 2ª parte da partida a toada do encontro manteve-se e já depois de uma flagrante ocasião de golo desperdiçada obtivemos o 2-1 pela Elisabete Caleja, que não desistiu de uma bola aparentemente perdida e acabou por efetuar mais um remate (enquanto esteve em campo foi das mais rematadoras da equipa) que viria a terminar no fundo das redes da equipa contrária.

Alcançada a vantagem, apesar da entrega das jogadoras da Fundação que lutaram até ao fim por outro resultado, a nossa equipa esteve a um bom nível, com jogadas de envolvimento de muita qualidade e os golos surgiram naturalmente. O terceiro foi marcado pela Paula Cristina após uma excecional simulação da Andreia Silva e o quarto pela Patrícia Gouveia num remate de primeira, de fora da área e com o pé esquerdo.

Jogaram de início: Patrícia Morais, Sara Ribeiro, Solange Carvalhas, Elsa Ventura, Lara Matos, Paula Cristina, Patrícia Gouveia, Andreia Silva, Elisabete Caleja, Filipa Patão e Filipa Francisco.

Foram ainda utilizadas no decorrer do jogo: a Filipa Galvão, a Ana Bernardes (uma estreia no Campeonato Nacional de Futebol Feminino) e a Maria Baleia.

Não jogaram nesta partida as seguintes jogadoras: Sara Machado, Vanda Santos, Elsa Pinheiro e Jéssica Chaveiro.

Na 3ª jornada o 1.º Dezembro recebe o Leixões, no próximo domingo, dia 30 de Setembro, pelas 15 horas, no campo do Trajouce.

Nuno Cristovão, treinador do 1.º Dezembro

In http://su1dezembrofeminino.com

Fundação D. Laura dos Santos, 1   –    1.º de Dezembro, 4

Resultado diz (quase) tudo

            Naquele que era o primeiro jogo diante do seu público, nesta época de estreia na 1.ª Divisão Nacional, a equipa da Fundação D. Laura dos Santos recebeu o ‘campeoníssimo’ 1.º de Dezembro, no Estádio Municipal de Gouveia.

Com o seleccionador nacional António Violante na bancada, a equipa da casa adiantou-se no marcador, logo aos 9’, num lance protagonizado por duas atletas que, recentemente, representaram Portugal na Dinamarca: Filipa Rodrigues apontou um pontapé livre de forma irrepreensível, sem hipóteses para a guarda-redes Patrícia Morais. Porém, a festa das anfitriãs durou pouco já que, no minuto seguinte, Paula Cristina repôs a igualdade, dando a melhor sequência a uma boa iniciativa individual de Andreia.

A seguir aos golos, entrou-se numa toada de equilíbrio, com o 1.º de Dezembro a tentar assumir o comando do jogo, embora sem incomodar o último reduto da equipa da freguesia de Moimenta da Serra. Aliás, até ao intervalo, a melhor oportunidade de golo estaria nos pés de Sílvia Rebelo – outra das atletas internacionais em campo – que, no entanto, não aproveitou um mau atraso da defensiva contrária.

O intervalo chegou com uma igualdade a um golo, mas, na 2.ª parte tudo seria diferente. Aos 51’, Andreia tentou o ‘chapéu’ à guarda-redes contrária, mas errou o alvo. Depois, aos 54’, Beta marcou mesmo, aproveitando um lance infeliz da guarda-redes Marta Cova.

Consumada a reviravolta no marcador, a equipa de Nuno Cristóvão assumiu o comando total do jogo, não permitindo mais veleidades à formação contrária. Em consequência dessa natural superioridade, aos 60’, surgiu o terceiro golo das visitantes, num lance em que Andreia teve uma simulação decisiva que permitiu a Paula Cristina bisar. Aos 78’, numa altura em que o jogo era praticamente de sentido único, Patrícia Gouveia fixou o resultado final.

A vitória do 1.º de Dezembro não sofre qualquer contestação, num jogo em que a equipa da Fundação D. Laura dos Santos lutou muito mas não teve argumentos para contrariar a superioridade do adversário.

A equipa de arbitragem teve uma tarde tranquila, cometendo apenas pequenos erros, sem influência no resultado final.

 

 

Estádio Municipal de Gouveia

 

Árbitro: Catarina Araújo (AF Viseu)

 

Auxiliares: António Barros e Rui Cardoso

 

Acção disciplinar: cartões amarelos a Andreia (31’) e Filipa Patão (80’)

 

Marcadoras: Filipa Rodrigues (9’), Paula Cristina (10’ e 60’), Beta (20’) e Patrícia Gouveia (78’)

 

Fundação D. Laura dos Santos: Marta Cova; Mónica, Kau, Marcinha (Maria João, 86’), Joana Filipa, Sara, Sílvia Rebelo, Joana Maia (Amélia, 77’), Pipa e Inês Isabel (Ana Rita, 83’).

Treinador: Joaquim Serambeque

 

1.º de Dezembro: Patrícia Morais; Sara Ribeirinho, Solange, Elsa Ventura, Lara (Maria Baleia, 64’), Paula Cristina (Ana Bernardes, 81’), Beta (Filipa Galvão, 54’), Filipa Patão e Filipa

Treinador: Nuno Cristóvão

 

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

2 Replies to “I Divisão Nacional, 2.ª Jornada: Fundação Laura Santos – SU 1.º Dezembro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *