Lei 6 – Outros elementos da equipa de arbitragem: árbitros assistentes e 4º árbitro (1ª parte)

No artigo desta semana vamos falar sobre os restantes elementos que constituem a equipa de arbitragem de modo a auxiliar o árbitro principal, nomeadamente, os árbitros assistentes, 4º árbitros e árbitros assistentes adicionais. Sendo que devido à sua extensão o vamos dividir em duas partes.

Podem ser nomeados para o jogo outros elementos da equipa de arbitragem (dois árbitros assistentes, quarto árbitro, dois árbitros assistentes adicionais e árbitro assistente de reserva).Estes elementos ajudam o árbitro a controlar o jogo de acordo com as Leis do Jogo, sendo que a decisão final é sempre tomada pelo árbitro.

Os elementos da equipa de arbitragem atuam sob a direção do árbitro. Em caso de interferência indevida ou de conduta imprópria, o árbitro demite-os das suas funções e remete um relatório às autoridades competentes. À exceção do árbitro assistente de reserva, prestam assistência ao árbitro nas situações de falta ou infração, nos casos em que têm uma melhor visão do que o árbitro e devem remeter às autoridades competentes um relatório sobre todos os comportamentos condenáveis ou outros incidentes que ocorram fora do campo de visão do árbitro e dos restantes elementos da equipa de arbitragem. Devem informar o árbitro e os outros elementos da equipa de arbitragem de qualquer relatório elaborado.

Os elementos da equipa de arbitragem ajudam o árbitro a inspecionar o terreno de jogo, as bolas e o equipamento dos jogadores (inclusive nas situações em que foram resolvidos problemas) e a fazer o registo do tempo, golos, comportamento incorreto, etc. O regulamento da competição deve indicar claramente quem é que substitui um árbitro que está impossibilitado de começar ou continuar o jogo e as alterações que a substituição implica. O regulamento deve, em especial, indicar claramente se, no caso de o árbitro estar impossibilitado de continuar, se deve ser o quarto árbitro ou o árbitro assistente mais qualificado ou o árbitro assistente adicional mais qualificado a assumir o controlo do jogo.

Podemos dizer que os árbitros assistentes têm como principal função auxiliar o árbitro principal em cada jogo de futebol, sendo que neste seguimento têm também o dever acenar com a bandeira em caso de a bola sair de campo, fora de jogo, faltas entre outras.

Devem indicar quando: a bola sai completamente do terreno de jogo e a que equipa pertence o pontapé de canto, pontapé de baliza ou lançamento da linha lateral, jogador deve ser sancionado por se encontrar na posição de fora de jogo, é solicitada uma substituição e quando, nos pontapés de penálti, o guarda-redes se mova para a frente antes que a bola seja pontapeada e se a bola transpõe a linha de baliza; se tiverem sido nomeados árbitros assistentes adicionais, o árbitro assistente coloca-se em linha com a marca de penálti.

Este é também responsável por auxiliar o árbitro no processo de substituição durante o jogo. O árbitro assistente pode entrar no terreno de jogo para ajudar o árbitro a controlar a distância dos 9,15m.

Já o 4º árbitro auxilia o árbitro principal, nomeadamente no processo de substituição.

Neste seguimento é também responsável por: supervisionar o processo de substituição, verificar o equipamento de um jogador ou suplente, verificar o regresso de um jogador a seguir a um sinal de autorização por parte do árbitro, inspecionar a bola de substituição,indicar o tempo de jogo adicional mínimo que o árbitro pretende conceder no final de cada parte (incluindo prolongamento) e informar o árbitro de qualquer comportamento irresponsável por parte dos ocupantes da área técnica.

Os árbitros assistentes adicionais podem indicar: quando a bola atravessa completamente a linha de baliza, inclusive quando um golo é marcado, a que equipa pertence um pontapé de canto ou pontapé de baliza e quando, nos pontapés de penálti, o guarda-redes se mova para a frente antes que a bola seja pontapeada e se a bola transpõe a linha de baliza.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *