Novo formato para os Europeus Femininos de Sub-17 e Sub-19

O Comité Executivo da UEFA aprovou um novo formato de competição para permitir o desenvolvimento de jovens jogadoras de elite, como parte do compromisso permanente da UEFA para com o futebol feminino.

O formato é baseado num formato de qualificação no estilo das ligas, de acordo com estes princípios fundamentais:

Duas ligas

• Na primeira época, os países inscritos na competição serão divididos em duas ligas (A e B), com recurso aos “ranking” de coeficientes.

1ª Ronda

• Em cada liga, grupos de 4 equipas disputarão mini-torneios

• Os vencedores de cada mini-torneio da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos mini-torneios da Liga A serão despromovidos.

2ª Ronda

• A segunda ronda da Liga A substituirá a actual ronda de elite, com os vencedores (e o melhor segundo classificado) a qualificarem-se para a fase final

• Após a segunda ronda, os vencedores dos mini-torneios da Liga B serão promovidos e os últimos classificados nos mini-torneios da Liga A serão despromovidos para a primeira ronda da próxima edição da prova.

Anfitriões da fase final

• Os anfitriões da fase final da prova serão colocados numa liga de acordo com seu coeficiente e jogarão como qualquer outra equipa durante a competição. O seu lugar na fase final está, no entanto, garantido, independentemente dos seus resultados.

O novo formato garantirá um maior equilíbrio competitivo, porque todas as selecções jogarão com adversários de nível semelhante, ao mesmo tempo que todas as equipas continuarão a ter oportunidade de se qualificarem para a fase final final.

Também garante um mínimo de 5 ou 6 jogos oficiais por época, disputados nas janelas competitivas já existentes.

Além disso, os anfitriões das fases finais, ao participarem na fases de qualificação, conseguirão disputar jogos oficiais antes da fase final.

Este novo formato será implementado a partir da época 2021/22. Nesse ano, a República Checa irá acolher a fase final do Campeonato da Europa Feminino de Sub-19, ao passo que a fase final do Campeonato da Europa Feminino de Sub-17 terá lugar na Bósnia e Herzegovina.

In pt.uefa.com

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *