O futebol feminino está de luto… – Passes em Profundidade

7 de Novembro de 2019

O futebol feminino está de luto…

… e (quase) ninguém deu por isso!

(Anteontem fui sacudida pela notícia da morte da Júlia.
Nunca contamos com a morte, muito menos quando ela acontece em alguém da nossa geração, ou próxima.
Ainda tentei adiar e negar a sensação, colocando questões que ajudassem a identificar e que, neste caso, me trouxessem uma resposta negativa.
– A Júlia, que jogou no União de Coimbra, a médica? – que sim, essa mesmo.)

A Júlia Fernandes foi, a par da sua irmã Lurdes, uma das mulheres mais importantes do futebol feminino português. Juntas fundaram a equipa de futebol do União de Coimbra, nos meados dos anos 70, pioneira do futebol feminino, juntamente com o Boavista Futebol Clube.
Uma parte da História já começa a desaparecer e nada tem sido feito para a preservar e dar a conhecer.
Se hoje andamos a discutir quadros competitivos, escalões, selecções, foi porque mulheres como estas, desassombradas e de personalidade forte, ousaram bater à porta desse bastião masculino que era o futebol.
A maioria de vós, que se interessa pela modalidade nos tempos que correm, não saberá o que era Portugal nesse tempo, recém saído das trevas da ditadura. Mas era um país pobre e de mentalidade tacanha. Fazer vingar o futebol feminino foi um feito maior do que o apuramento para o Europeu, acreditem.

Leia o artigo completo clicando no link: Passes em Profundidade

IN Passes em Profundidade

AnaSilva

Adepta do desporto em geral, mas apaixonada pela modalidade REI (Futebol). Passei a fazer parte deste projecto Portal Futebol Feminino em Portugal com a intenção de poder ajudar na divulgação e promoção do Futebol Feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *