Opinião: Futebol Feminino e a Cultura Portuguesa

2505703_xbig-lnd

Tive a oportunidade de assistir à cerimónia de entrega dos prémios da FIFA. Além da tão esperada Bola de Ouro, especial para nós portugueses, várias mãos cheias de pessoas assistem a este programa para saber quem são @s melhores no futebol feminino. Possivelmente, aquel@s que me lêem aqui.

Um dos momentos do programa destacava os golos candidatos a receber o Prémio Puskas para o melhor golo do ano. Quando o golo de Stephanie Roche é mostrado, o comentador tem uma tirada infeliz: “Parece-me que está aqui por ser uma senhora!”

Bastante irónica esta afirmação quando exatamente por ser “uma senhora”, muitos poderiam pensar que NÃO estaria ali. Preocupa-me a mente pequenina que a nossa comunicação social portuguesa continua a ter, criticando um feito no feminino, por ser feminino. Não houve a preocupação de comentar a qualidade técnica da jogadora e o nível de dificuldade do golo em si…

Discuto também os comentários (ou falta deles) quando as jogadoras candidatas ao Prémio de Melhor Jogadora são apresentadas. O total desconhecimento é notável, com parcas notas retiradas numa pesquisa rápida no Wikipédia.

Jornalistas (neste caso, especialmente da RTP) mudança de mentalidades precisam-se.

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

One Reply to “Opinião: Futebol Feminino e a Cultura Portuguesa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *