Os planos do futebol feminino para a nova época no SL Benfica

Um plantel “otimizado” com 22/23 jogadoras e uma aposta clara na Formação, com sete jovens a integrarem a pré-época, foram algumas das revelações do vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares, em entrevista à BTV.

Em entrevista à BTV, o vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares, projetou a nova temporada da equipa feminina de futebol, que arranca esta quarta-feira, dia 1 de julho. 

O dirigente lamentou a forma abrupta como terminou 2019/20 (devido à pandemia de COVID-19), quando as águias tinham possibilidade de conquistar quatro provas; revelou quantos elementos vai ter o plantel; enumerou as jovens da Formação que vão marcar presença na pré-época; vaticinou um futuro risonho para o Futebol feminino do Clube e desejou ter um Benfica “interessante” nas competições europeias.

Fernando Tavares e Luís Andrade

Revigorar energias para atacar 2020/21 com todas as valências

“O Benfica, no primeiro ano [2018/19], ganhou tudo o que havia para ganhar, quer nas Seniores, quer na Formação, nomeadamente nos escalões de Sub-15, Sub-17 e Sub-19. E na época que terminou éramos a única equipa com possibilidade de ganhar as quatro competições. Ganhámos a Supertaça, estávamos na final da Taça da Liga, nas meias-finais da Taça de Portugal e tínhamos todas as condições para vencer o Campeonato Nacional. Há um sentimento de frustração que vamos tentar capitalizar para revigorar as energias para atacar a próxima época com todas as nossas valências. Mas queremos que o futebol feminino volte com todas as condições de segurança. Isso é o mais importante. Estamos preocupados com o que se passa na região de Lisboa. Vamos iniciar os nossos trabalhos [nesta quarta-feira], com testes médicos e físicos até sexta-feira. Na segunda-feira recomeçaremos o trabalho de campo com um protocolo muito condicionado, negociado pela Direção-Geral da Saúde, e que é idêntico ao da nossa equipa de futebol masculino.”

Jassie Vasconcelos

Plantel otimizado com 22/23 jogadoras

“Vamos ter um plantel otimizado, sem ‘gorduras’. Temos de trabalhar num quadro orçamental marginalmente distinto. Nos projetos e nas organizações há sempre ‘gorduras’ e foi isso que tentámos eliminar. O plantel vai ter 22/23 jogadoras. Esse plantel vai reforçado com duas/três futebolistas. Um dos reforços é a Jassie Vasconcelos [na foto], que é um regresso ao Benfica. Pode fazer várias posições – defesa-esquerda, extrema-esquerda ou avançada – e cresceu como jogadora. Vem do Metz com mais experiência. Tem imensa qualidade e pode ajudar o Benfica através da sua polivalência. Na construção do plantel, temos ainda dois regressos, a Carolina Vilão [guarda-redes] e a Carlota Cristo [avançada], que estiveram emprestadas ao Valadares e vêm com muito mais experiência, fruto da utilização que tiveram, embora sejam ambas jovens. E temos também duas subidas à primeira equipa: a Mariana Alberto e a Francisca Nazareth, quiçá um dos maiores talentos da nossa Formação. Vamos anunciar mais jogadoras.”

Ver artigo completo aqui.

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *