Portugal estreia-se com vitória na Algarve Cup

Seleção feminina de futebol derrotou o País de Gales por 3-1, com dois golos a serem marcados por Carla Couto, que já é a melhor marcadora de sempre do torneio.

Numa partida longe de ser brilhante, mas muito eficaz, Portugal venceu o País de Gales por 3-1, estreando-se, assim, da melhor forma na 18.ª edição da Algarve Cup.

Apesar da entrada pouco inspirada, Portugal chegou à vantagem logo aos 11 minutos, com um grande cabeceamento da veterana Carla Couto, após cruzamento de Cláudia Neto, no lado direito do ataque.

Pouco depois, aos 18 minutos, depois de um mau alívio da defesa visitante contra as costas de Carla Couto, a capitã Edite Fernandes vê-se isolada à entrada da área e faz o 2-0.

O País de Gales, claramente inferior à seleção lusa, ainda impôs alguns problemas ao quarteto defensivo de Portugal – que incluiu Carole Costa, que estava em dúvida – e acabou por reduzir a vantagem. Aos 40 minutos, Loren Dykes – claramente a melhor jogadora da seleção galesa – marcou o único golo das visitantes.

Na segunda parte, Portugal entrou melhor e aumentou a vantagem com uma grande jogada da dupla de capitãs. Edite Fernandes com um passe a rasgar, à entrada da área, para Carla Couto, que faz um chapéu perfeito à guarda-redes Rhian Nokes.

Carla Couto já é a melhor marcadora da história da prova

Com este bis, Carla Couto tornou-se a melhor marcadora de sempre da Algarve Cup, com 17 golos, suplantando a norte-americana Abby Wambach, que tinha 16. Este é 15.º Mundialito em que Carla Couto participa, aos 37 anos.

Até ao final, Portugal dominou o encontrou e ainda podia ter aumentado mais a vantagem, depois de um remate de Edite Fernandes (que foi considerada a melhor em campo) a rasar o poste, e de um grande pontapé de fora da área de Dolores Silva, mas a guardiã galesa efetou a defesa da noite.

Mónica Jorge mais satisfeita com o resultado do que com a exibição

Mónica Jorge não escondeu a insatisfação pela exibição cinzenta da seleção portuguesa, apesar da vitória. “Nem eu nem as jogadoras ficámos satisfeitas, esperávamos mais, especialmente na primeira parte, quando perdemos o meio-campo”, disse a selecionadora.

No entanto, a vitória permite continuar a pensar ganhar o Grupo C. “Achei que podíamos ter feito um jogo melhor do ponto de vista defensivo, mas ganhámos e isso é o mais importante.”

Portugal defronta agora o Chile (que perdeu hoje com a Roménia por 0-2), na sexta-feira, às 18h, em Vila Real de Santo António. (veja o vídeo com as declarações da selecionadora hoje à noite)

Ficha de jogo
Algarve Cup – 1ª Jornada Grupo C
Estádio Municipal de Vila Real de Santo António

Árbitra: Estrela Alvarez Oliveira (Argentina).
Árbitras Assistentes: Maria Eugenia Rocco (Argentina) e Yole Garcia Colmenares (Venezuela).
Quarta-Árbitra: Silvia Reyes Juarez (Perú).

Portugal 3-1 País de Gales (2-1, ao intervalo)

Portugal: Neide Simões; Carole Costa, Kimberly Brandão, Sílvia Rebelo e Sónia Matias; Dolores Silva, Noémia Figueiredo (Sofia Vieira, 57′) e Cláudia Neto (Melissa Antunes, 86′); Ana Cristina Leite (Ana Borges, 63′), Edite Fernandes – Cap. (Carolina Mendes, 89′) e Carla Couto.
Suplentes não utilizadas: Jamila Marreiros, Lissete Brandão, Mónica Gonçalves, Inês Borges e Elsa Ventura.
Treinadora: Mónica Jorge.
Golos: Carla Couto (11′ e 56′) e Edite Fernandes (18′)
Disciplina: Cartão amarelo a Cláudia Neto (48′).

País de Gales: Rhian Nokes; Nia Jones (Sally Wade, 67′), Kylie Davies, Emma Jobes – Cap. (Kerrie Manley, 46′) e Sophie Ingle; Jessica Fishlock; Loren Dykes, Helen Lander, e Gwennan Harriers (Emma Plewa, 67′); Mochelle Green e Cheryl Foster.
Suplentes não utilizadas: Gemma Border, Jasmin Dutton, Sarah Adams, Josephine Green e Laura-May Walkley.
Treinador: Jarmo Matikainen.
Golos: Loren Dykes (42′).
Disciplina: Cartão amarelo a Emma Jones (10′) e Jessica Fishlock (43′).

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *