Sarina Wiegman, a “chosen one” que os ingleses querem para roubar a hegemonia do futebol feminino aos Estados Unidos

Selecionadora holandesa, campeã europeia, vice-campeã mundial. Sarina Wiegman fez história como jogadora e é a escolhida de Inglaterra para contestar o poderio dos EUA. Mas há alternativas de peso.

Em abril de 2001, há mais de 19 anos, Sarina Wiegman tornou-se a primeira holandesa a representar a seleção do país em 100 ocasiões. Não a primeira jogadora — a primeira holandesa. Ou seja, até Sarina, ninguém, homem ou mulher, tinha representado 100 vezes a seleção de futebol da Holanda. Dois dias depois do jogo histórico contra a Dinamarca, foi homenageada e recebeu uma placa comemorativa das mãos de Louis van Gaal, o então selecionador da equipa masculina. “Tenho muito respeito pela Sarina. Para os homens, está tudo organizado. Isto é muito mais difícil”, disse o treinador na altura. 19 anos depois, Sarina continua à procura do que ainda não foi feito.

A atual selecionadora da Holanda, campeã da Europa em título e vice-campeã mundial, é a preferida da Federação inglesa para suceder a Phil Neville no comando da equipa de futebol feminino. O ainda selecionador, antigo jogador do Manchester United e irmão de Gary Neville, anunciou em abril que não iria permanecer no cargo depois do final do contrato, em julho de 2021, e a busca por um sucessor começou desde logo. Com um lote de candidatos bastante extenso, a BBC garante que a decisão da Federação está a cair principalmente em Sarina Wiegman por ser alguém habituado a lutar por troféus — algo que Inglaterra, apesar de tudo, ainda não conseguiu fazer, ao cair nas meias-finais tanto do último Europeu como do último Mundial.

Ler artigo completo em Observador.pt.

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *