Seleção A com dever cumprido

Portugal vence Albânia no arranque da qualificação para o Euro 2021.

Primeiro jogo, primeiros três pontos. Um golo de Jéssica Silva chegou para Portugal vencer em casa da Albânia, num jogo a contar para a qualificação do Campeonato da Europa de 2021, disputado na cidade albanesa de Elbasan.

A Seleção Nacional iniciou o jogo em velocidade e colocou-se cedo em vantagem, numa iniciativa de Jéssica Silva aos 16 minutos. Depois do golo, a equipa de Francisco Neto dispôs de várias oportunidades para marcar novamente, com destaque para um ‘tiro’ aos ferros de Andreia Norton e um remate muito perigoso de Carolina Mendes, na segunda parte, mas não conseguiu finalizar com êxito.

O resultado final peca, assim, por escassez, em face da superioridade lusa sobre o terreno de jogo.

Além da Albânia (78.ª classificada no ranking FIFA), a formação lusa terá de superar no GRupo E as seleções de Finlândia, Escócia e Chipre para se qualificar pela segunda vez para o Euro feminino, após uma presença histórica na fase final de 2017, na Holanda.

A Escócia, 22.ª da hierarquia mundial, foi adversária da armada lusa no Europeu de 2017, num jogo que Portugal venceu por 2-1. A Finlândia, atual 31.ª do mundo, perdeu por 3-2 na Trofa e empatou a zero em casa no apuramento para o Euro 2017, tendo falhado a presença na fase final. Já o Chipre (117.º) será uma estreia para a Seleção Nacional.

Portugal-Inglaterra a 8 de outubro

Quatro dias depois de defrontar a Albânia, a Equipa das Quinas terá a oportunidade de realizar um jogo de preparação importante no Estádio do Bonfim, frente à quinta classificada no ranking mundial da FIFA, a Inglaterra. A partida está agendada para as 19h00 e será transmitida em direto no Canal 11.

Francisco Neto em discurso direto:

“Entrámos bem no jogo, fizemos um golo através da Jéssica e depois intranquilizámo-nos um bocadinho. Não estivemos tão fortes no nosso momento de perda e deixámos que a Albânia crescesse um bocadinho. Sofremos um pouco na primeira parte, sem grande necessidade.

Corrigimos após o intervalo e a segunda parte foi totalmente dominada por Portugal. A Albânia só de bola parada conseguiu chegar aos nossos domínios. Criámos inúmeras oportunidades num jogo muito físico, fruto da agressividade da equipa albanesa. Tivemos bolas nos ferros, bolas em cima da linha. O resultado realmente peca por escassez.

Saíamos daqui tristes por não termos concretizado as oportunidades que tivemos na partida. Faltou-nos frieza na hora de finalizar. Mas, acima de tudo, o primeiro objetivo está cumporido. Somámos os três pontos na primeira das nossas oito finais. Isso é o mais importante.”

Ficha de jogo:

Jogo de Qualificação para o Campeonato da Europa Inglaterra 2021
Arena Elbasan, em Elbasan (Albânia)

Árbitra: Ruzanna Petrosyan (Arménia)
Árbitras assistentes: Hasmik Gharibyan (Arménia) e Kristine Grigoryan (Arménia)
4.ª Árbitra: Arasksya Saribekyan (Arménia)

ALBÂNIA 0-1 PORTUGAL (0-1 ao intervalo)

ALBÂNIA: Rexhepi, Elezaj, Rrahamani – Cap., Bajraktari, Gijni (Hashani, 87′), Franja, Morina, Begolli (Maliqi, 81′), Krasniqi, Megi Doci, Maksuti (Velaj, 62′).
Suplentes não utilizadas: Razhimi, Curraj, Begallo, Alma Hila.
Treinadora: Sinani Viorensin
Golos: nada a assinalar
Disciplina: Amarelos – Maksuti (40′), Gjinji (69′)

PORTUGAL: Inês Pereira, Ana Borges, Sílvia Rebelo, Diana Gomes, Joana Marchão, Tatiana Pinto, Vanessa Marques (Dolores Silva, 68′), Cláudia Neto – Cap., Andreia Norton (Ana Capeta, 78′) Jéssica Silva, Mélissa Gomes (Carolina Mendes, 57′).
Suplentes não utilizadas: Patrícia Morais, Rute Costa, Mónica Mendes, Raquel Infante, Matilde Fidalgo, Inês Maia, Fátima Pinto, Carole Costa, Andreia Faria.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 0-1 Jéssica Silva (16′)
Disciplina: Amarelos – Jéssica Silva (85′), Cláudia Neto (86′); Inês Pereira (89′), Carolina Mendes (90′)

In www.fpf.pt

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *