Seleção Nacional Sub-17: O talento que se revelou no momento certo

Luana Marques tem apenas 3 anos de futebol, mas já soma 17 internacionalizações. E quer continuar a contrariar a lógica das probabilidades.

A Seleção Nacional feminina sub-17 realizou esta quinta-feira o segundo treino em Albena, na Bulgária, a cidade onde a comitiva nacional vai ficar instalada durante o Campeonato da Europa da categoria.

A apenas três dias da estreia na prova, em Dobrich, frente à equipa do país-anfitrião (12h00 horas em Portugal Continental), a formação nacional trabalhou pela primeira vez sob aguaceiros que chegaram a ser intensos na parte final do apronto.

Nada que pareça afetar as internacionais portuguesas, sempre focadas em chegar à competição nas melhores condições para poderem representar o seu país.

Todas tiveram de fazer sacrifícios para chegarem a um nível alto, mas os percursos têm peculiaridades. O de Luana Marques não foge a esta regra e merece ser contado.

Quando o talento pode ser um problema

A paixão pelo futebol esteve sempre lá, mas Luana Marques também gostava de natação, desporto que praticou durante muitos anos. Um dia, não tão distante assim, tomou uma decisão: “Com dois anos e meio já fazia natação e aos 14 comecei  a jogar futebol na escola. Depois disso, uma rapariga que jogava no Lordemão FC viu-me e foi falar com o treinador. Eu fui lá treinar à experiência e gostei, mas os meus pais não acharam grande ideia, na altura. Tentei conciliar os estudos, a natação e o futebol, mas era muito cansativo. Optei pelo futebol e os meus pais agora acham grande ideia!”

Depois de uma ascenção meteórica, as emoções de estar na fase final de um Europeu ainda estão a consolidar-se: “Agora que aqui estou [na Bulgária], absorvo melhor a realidade de um Campenato da Europa. Se contamos os dias para o primeiro jogo? Não sinto isso. O nosso trabalho de grupo foi sempre bom! Temos uma grande união e acho que isso  nos vai ajudar agora”, referiu.

A viver uma experiência tão importante do ponto de vista desportivo e humano, Luana Marques nunca se esquece da principal motivação pela qual quer lutar por um lugar ao sol no futebol: “O meu pai é a minha principal força. Quando era pequenina, via os jogos dele. Há alguns anos, ele lesionou-se num joelho e – em consequência disso – apareceu-lhe uma doença. Ele teve de deixar de jogar futebol e de fazer certas coisas. Essa situação motiva-me para continuar o meu caminho no futebol.”

A Equipa das Quinas volta ao trabalho em Albena esta sexta-feira, pelas 10h30 locais.

Portugal está incluído no grupo A, juntamente com as seleções da Bulgária, da Dinamarca e da Espanha.

No grupo B estão as equipas da Áustria, da Inglaterra, da Alemanha e da Holanda.

Apenas os dois primeiros classificados passam às meias-finais da competição.

CALENDÁRIO COMPLETO DO EUROPEU

Portugal vai somar a sua segunda presença em fases finais de Europeus femininos sub-17, depois da participação na edição de 2013, que decorreu em Inglaterra

Eis as convocatória completa:

Arsenal Women FC: Ana Albuquerque
GD Estoril PraiaInês Matos
Lusitano FC Vildemoinhos: Joana Caiado e Maria Alagoa
Ribeirão 1968: Adriana Rocha
SC Braga: Inês Oliveira, Mariana Malva e Sofia Silva
SC Castelo da Maia: Maria Miller
SC Porto: Maria Negrão
SL Benfica: Ana Assucena, Carolina Santana, Francisca Nazareth, Lara Pintassilgo e Ana Oliveira
Sporting CP: Alícia Correia, Andreia Jacinto, Bárbara Marques e Marta Ferreira
UR Cadima: Luana Marques

Programa da Equipa das Quinas:

03.05.2019| sexta-feira
10h30 Treino (Albena)

04.05.2019| sábado 
10h30 Treino (Albena)

05.05.2019| domingo 
14h00 Jogo Bulgária-Portugal (Druzhba Stadium, Dobrich)

06.05.2019| segunda-feira
10h30  Treino (Albena)

07.05.2019| terça-feira 
10h30 Treino (Albena)

08.05.2019| quarta-feira
14h00 Jogo Dinamarca-Portugal (Albena 1 Stadium, Albena)

09.05.2019| quinta-feira
10h30 Treino (Albena)

10.05.2019| sexta-feira 
10h30 Treino (Albena)

11.05.2019
14h00 Jogo Portugal-Espanha (Druzhba Stadium, Dobrich)

Nota: os horários apresentados são locais. Na Bulgária são mais duas horas que em Portugal Continental.

In fpf.pt

AnaSilva

Adepta do desporto em geral, mas apaixonada pela modalidade REI (Futebol). Passei a fazer parte deste projecto Portal Futebol Feminino em Portugal com a intenção de poder ajudar na divulgação e promoção do Futebol Feminino.

One Reply to “Seleção Nacional Sub-17: O talento que se revelou no momento certo”

  1. Uma nota de alerta sobre a notícia da FPF, que este portal divulga:

    Em muitas das notícias publicadas no site da FPF, respeitantes ao ‘Campeonato da Europa Feminino de Sub-17 da UEFA de 2019 entre 5 e 17 de Maio’, de que a notícia acima é um exemplo, na listagem das jogadoras convocadas e presentes, vem incorrectamente mencionada, do Sporting CP, Bárbara Marques, jogadora que nada tem a ver com quem efectivamente está na Bulgária que é BÁRBARA LOPES.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *