Seleção Nacional Sub-19 prepara jogo com Áustria

A Seleção Nacional sub-19 feminina iniciou, esta segunda-feira, a preparação para os encontros diante da sua congénere austríaca a 26 e a 28 de fevereiro, na Cidade do Futebol.

A Seleo Nacional sub-19 feminina iniciou, esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, o estágio de preparação para a Ronda de Elite do Euro 2019 que inclui dois jogos de preparação diante da Áustria.

As vinte jogadoras chamadas por Carlos Sacadura realizaram, esta tarde, o único treino previsto antes da primeria partida com a congénere austríaca, marcada para terça-feira, às 15h30, no relvado n.º 1 da Cidade do Futebol.

Em declarações ao fpf.pt, Vitória Antunes chegou à Cidade do Futebol cheia de vontade de mostrar o seu valor e com a ambição de vestir pela primeira a Camisola das Quinas.

“Todos os estágios são importantes, quer sejam competitivos, de observação e preparação. Tratam-se de momentos de aprendizagem que temos de aproveitar sempre ao máximo. Para mim este pode ser especial, pois existem dois jogos para disputar e tenho a possibilidade de me estrear na representação do meu País. Esta é uma oportunidade de poder jogar com a Camisola das Quinas e tenho esperança de poder jogar e corresponder às expetativas em mim depositadas. Quero ajudar da melhor maneira e espero fazer o meu melhor.”

Com a Ronda de Elite à porta, a guardiã sabe que esta é uma boa oportunidade para a equipa se preparar para as adversidades.

“São sempre momentos importantes estes que temos antes das competições oficiais. Vamos ter pela frente uma equipa muito competitiva. Vamos aproveitar para limar algumas arestas e melhorar alguns aspetos em que não somos tão fortes. Queremos chegar bem preparadas a essa fase decisiva e estes jogos ajudam-nos a melhorar e a corrigir.”

Vitória Antunes escolheu a posição de guarda-redes, mas sabe que por vezes ser o último reduto da equipa também tem algumas desvantagens.

“Comecei a jogar em posições mais adiantadas no terreno, mas acabei por me apaixonar pela posição de guarda-redes. Num treino experimentei ir à baliza e gostei… Tinha 10/11 anos. Claro que por vezes é um pouco ingrato ser guarda-redes. Estamos mais expostas ao erro e quando erramos a culpa acaba por recair mais sobre nós. No entanto, somos nós também que por vezes emendamos os erros das colegas e acabamos por lutar por toda a equipa. Somos o último reduto da equipa e sinto-me bem nessa posição.”

Natural de Torres Vedras, começou a jogar no Janitas Centro de Mini Futebol aos nove anos. Quando, aos 12, deixou de poder jogar com rapazes rumou até ao 1.º de Dezembro. Aos 14 anos ingressou no GD A-dos-Francos e nas duas últimas temporadas defendeu as cores do GD Estoril-Praia, onde tem jogado na equipa sénior e nas sub-19.

Os sacrifícios pela paixão do futebol
Vitória Antunes estuda no segundo ano de Fisioterapia e continua a viver em Torres Vedras, pelo que as viagens para os treinos e para os jogos acabam por ser algo desgastantes. No entanto, revela que pelo futebol merece a pena.

“Saio cedo de casa para ir para a Faculdade e chego a casa por volta da meia noite… Ainda vou jantar e depois é que acabo por ir descansar. É algo desgastante, mas pelo futebol faz-se tudo. Posso dizer que compensa todos os sacrifícios que por vezes fazemos. Desde os cinco anos que faço desporto e tive a minha vida sempre muito ocupada. Consigo gerir melhor o meu tempo se tiver mais ocupações. Nunca tive problemas em conciliar o futebol com os estudos. Sempre tive um bom rendimento escolar. Os meus pais sempre me deram um grande apoio. Toda a minha família sempre me apoiou e estou certo que não irão faltar aos jogos. Independentemente de jogar ou não, penso que vou contar sempre com o apoio deles na bancada.”

“Espírito de Seleção”
À chegada ao estágio, a jogadora deparou-se uma grande azáfama junto à zona de balneários na Cidade do Futebol. Para além da sua Seleção estavam a concentrar-se A Seleção A feminina, que vai disputar a Algarve Cup, as sub-17 femininas e os sub-19.

“A Cidade do Futebol permite esta possibilidade de estarmos todos juntos e de partilharmos este espírito de Seleção. Sentimos este espaço como nosso e podemos conviver todos juntos. Vamos poder cruzar-nos com as jogadoras da Seleção A e nós, na formação, temos o objetivo e a ambição de lá chegar. Poder estar com elas é sempre bom e se tiver oportunidade irei falar com elas e pedir alguns conselhos.”

As sub-19 lusas equiparam-se no balneário onde habitualmente se equipa a Seleção A.

“Este é um sinal de que todos os espaços da Cidade do Futebol são de todas as Seleções. Acaba por ser especial estarmos no mesmo espaço onde já esteve o Cristiano Ronaldo… o Rui Patrício… Claro que é simbólico, mas é sempre bom e faz-nos sentir especiais”, concluiu.

Ronda de Elite em abril
A Equipa das Quinas vai defrontar a França, Eslovénia e Eslováquia no Grupo 7 da Ronda de Elite. Os jogos vão ser disputadas em França, entre 3 e 9 de abril.

Apenas os primeiros classificados dos sete agrupamentos passam à fase final da competição, que será disputada na Escócia, entre 16 e 28 de julho de 2019.

Eis a convocatória completa:
AD Ovarense: Joana Gomes
Clube Condeixa: Ana Seiça
CS Marítimo: Inês Freitas e Telma Encarnação
Elizabeth Youth SC: Victoria Bastos
Estoril Praia: Iva Vieira e Vitória Antunes
FC Zurich: Vânia Duarte
GD A-dos-Francos/Credilogo/J: Nicole Filipe
SL Benfica: Andreia Faria, Beatriz Cameirão, Daniela Santos, Diva Meira e Inês Queiroga
SC Braga: Ana Teles, Bárbara Marques e Paula Ferreira
Valadares Gaia FC: Ana Rodrigues, Andreia Freitas e Mariana Campino

Clique aqui para aceder ao mapa de internacionalizações das jogadoras convocados.

Eis o programa da Seleção Nacional feminina sub-19:

25. 02. 2019| segunda-feira
14h30: concentração das jogadoras (Gare do Oriente, Lisboa)
15h00: concentração dos jogadoras (Cidade do Futebol)
17h00: treino (Cidade do Futebol)

26. 02. 2019| terça-feira
15h30: jogo PORTUGAL-ÁUSTRIA (Cidade do Futebol)

27. 02. 2019| quarta-feira
17h00: treino (Cidade do Futebol)

28. 02. 2019| quinta-feira
15h00: jogo PORTUGAL-ÁUSTRIA (Cidade do Futebol)

In fpf.pt

AnaSilva

Adepta do desporto em geral, mas apaixonada pela modalidade REI (Futebol). Passei a fazer parte deste projecto Portal Futebol Feminino em Portugal com a intenção de poder ajudar na divulgação e promoção do Futebol Feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *