Sorteio da segunda fase do Campeonato Nacional de Futebol Feminino

Sorteio da segunda fase do Campeonato Nacional de Futebol Feminino (apuramento campeão)

1 – LEIXÕES SC
2 – UR CADIMA
3 – SU 1º. DEZEMBRO
4 – ESCOLA FC

TABELA

1ª.Jornada
20.03.2011
2 – 1
3 – 4

2ª.Jornada
10.04.2011
1 – 3
4 – 2

3ª.Jornada
01.05.2011
4 – 1
3 – 2

4ª.Jornada
08.05.2011
1 – 2
4 – 3

5ª.Jornada
22.05.2011
3 – 1
2 – 4

6ª.Jornada
29.05.2011
1 – 4
2 – 3

In www.fpf.pt

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

16 Replies to “Sorteio da segunda fase do Campeonato Nacional de Futebol Feminino

  1. ah fixe eheh obrigada! Claro q sei q é simplificação mas tava curiosa, pois tb gosto de fazer continhas dessas eheheh 

    e pronto ainda podia fazer mais uns reparos nas contas e continuar a “discussão” eternamente lol mas não te preocupes sandra, q vou-me calar agora!! =P

  2. Sim, também acho que sim, porque contas a esta hora da manhã (para mim que só li o comentário agora) dá-me um bocado de voltas à cabeça! LOL

  3. Eu cheguei a esse valor de 0,23 (que afinal é 0,27 pois devo-me ter enganado nas contas ao bocado) seguindo este racíocinio:
     
    (Isto tal como disse, é simplificando bastante a situação, pois muito sinceramente não me apetece estar a relembrar outra vez Distribuições ou Integrais… 😀 )
     
    Basicamente a Noémia faz em média 24 jogos por época… Está no Escola há 5 épocas, o que dá 120  jogos.
    Foi expulsa a primeira vez com vermelho directo (Se bem que a árbitra deu dois amarelos e só depois é que mudou para vermelho directo) neste jogo…
     
    Ora tendo em conta que com vermelho directo só pode ser expulsa de três em três jogos (o jogo do cartão mais o castigo de 2 jogos), teriamos um total de 40 jogos em que poderia ser expulsa.
    Ou seja, a probabilidade da Noémia ser expulsa por vermelho directo anda à volta de 1/40 = 0.025
    A probabilidade da Noémia ser expulsa e depois ainda termos os resultados dos sorteios que tivemos seria então de:
    0.33*0.33*0.025 = 0.0027
    0.0027 * 100 = 0,27%
     
    Ao bocado devo-me ter enganado nas contas para me ter dado 0,23.. É o que dá usar a calculadora do telemóvel… lolol Mas basicamente foi isto que fiz…
     
    Vamos voltar ao futebol antes que a Sandra nos expulse daqui? 😀 lol

  4. Sinceramente não sei o que se passou este ano para isto acontecer… e com certeza, tens toda a razão! Queria ver se fosse com o 1.º Dezembro se deixavam que isto acontecesse! Tá bonito…

  5. E qt ao q dizes, sandra “as actividades das selecções nacionais não deveriam interferir com os campeonatos nacionais….” concordo plenamente e tenho falado nisso por aí, mas pouca gente fala disso…

    É pena é que a seleção n interfira com o apuramento do campeão, senão mais vozes se ouviriam… Por exemplo agora, no mundialito estão várias jogadoras do 1º Dezembro e do Escola, como seria se os seus clubes não as pudessem usar nos jogos do campeonato??

    Acho esta sobreposição uma vergonha…

  6. bom, Miguel, eu compreendo q esse tipo de pensamento vos passe pela cabeça e já agora aplaudo a sua franqueza de falar estas coisas sem medo (as pessoas têm sempre muito medo de falar, a não ser qd escudadas num comentário anónimo)!

    Mas, de qq modo, continuo a não querer acreditar nestas coisas sem provas (sou adepta do “inocente até prova do contrário”…) No entanto, claro q n sou assim tão ingénua que ache sem sombra de dúvidas q não hajam ilegalidades nenhumas no FF em portugal, ainda por cima sendo os portugueses os reis das “vigaricezinhas” 😛

    De qq modo, devemos sempre ter em conta que as coisas podem não ser exactamente como achamos que são… Pego no seu exemplo sobre o Cadima para lhe mostrar que está errado num ponto 😉 O Cadima perdeu há pouco uma jogadora fundamental, a Tita, que será provavelmente sua melhor jogadora, que foi para Erasmus para a Polónia e só voltará nos últimos 4 jogos do campeonato… e, por acaso, os jogos do Cadima contra o 1º Dezembro serão feitos nesses últimos 4… enfim calhou…

    mas pronto n sei o q se passa nos sorteios q nunca fui lá, mas de matemática percebo eu lol e sei q a probabilidade de nos calhar este ou aquela equipa e quando, etc não são coisas assim tão improváveis como por exemplo ganhar o euro-milhões 😉 ainda há pouco o Fofó e o Albergaria jogaram em duas semanas seguidas e agora voltaram a calhar na 1ª jornada da segunda fase… tb há interesses por trás? eu acho q não… coincidências (a este nível) acontecem mesmo 🙂

    E voltando à matemática (desculpa, sandra lol) de onde é q vieram os 0.23%? 🙂 é q n estou bem a ver como quantificar a expulsão e castigo de dois jogos da Noémia…

  7. Bem, tantas contas!

    Uma coisa é certa… as actividades das selecções nacionais não deveriam interferir com os campeonatos nacionais….

  8. E já agora, acerca da improbabilidade…
     
    Se tratarmos os sorteios como acontecimentos isolados, apenas dependentes um do outro temos sim esses 10.8% de hipóteses de acontecer… (0.33*0.33)
     
    Mas os sorteios não estão isolados. Há um antes e um depois dos sorteios…
     
    Sem querer complicar muito, e apenas incluindo a influência da expulsão da Noémia e do consequente castigo nos dois sorteios então estamos a falar de uma possibilidade na ordem dos 0.23% de sair este resultado quando a Noémia está castigada!
     
    Se começarmos a complicar então ainda desce mais a probabilidade de termos estes dois sorteios… 😀
     
    0.23%!!!
     
     

  9. Renata, o Escola vai estar desfalcado de uma das melhores jogadoras a actuar em Portugal durante 2 jogos, jogadora essa que há coisa de um mês fez a cabeça em água à equipa do 1º de Dezembro, tendo inclusivé marcado um golo depois de ter passado por uma série de jogadoras.

    Acho estranho que logo nos dois jogos em que o Escola está desfalcado dessa jogadora, vá encontrar o 1º de Dezembro… Pelo sim pelo não, mais vale defrontar o Escola (sobretudo para a Taça) assim, do que numa possível final com o Escola na máxima força e a subir de forma (que é o que tem acontecido desde a derrota com o Boavista no princípio da segunda volta)… Não quero dizer com isto que o Escola passava se defrontasse o Cadima ou o Benfica. Acho que, sobretudo o Cadima, é uma equipa muito forte e demonstrou-o no campeonato até agora…

    Mas essas duas equipas não ficaram sem uma Noémia e até apostava que se a Noémia jogasse, e fosse por exemplo o Cadima a ficar sem uma jogadora fundamental, o sorteio teria sido “ligeiramente” diferente. Seria de certeza o Cadima a sofrer de problemas de coincidências… 😀

    Mas, o futebol é um jogo colectivo… Já o Jesus se deu (muito) mal quando se preocupou apenas com o Hulk no Porto 5-0 Benfica… E tal como foi demonstrado na 15ª jornada e nas meias finais do ano passado (decididas em penaltis) um Escola no seu melhor pode fazer frente ao 1º de Dezembro…

    P.S. – Quanto ao viciar os sorteios… Desde que existe a Taça de Portugal no Futebol Português que se especula sobre isso… Então os anos 90 foram prodigos nisso… Desde aquecer-se a bola que queriam que saísse… Escolher uma bola mais rugosa do que as outras… Ou então o mais simples, nem sequer haver sorteio… 😀 Algum delegado de algum clube foi lá?

    P.S. – 10.8%!!!! 😀

  10. Digamos que vamos ter uma final antecipada… apesar de já ter comentado que este ano, nenhuma equipa conseguiu realmente fazer a oposição ao 1.º Dezembro, tal como aconteceu no ano passado com o Escola. Mas lembre-se que aqui à uns tempos atrás, o Odivelas venceu na Taça o 1.º Dezembro…. we never know…

    E apostas em relação ao outro jogo das meias finais?

  11. ah ok pera lá, ainda n tinha visto q tb calhou escola contra o 1º Dezembro na taça lol ok então ya assim a probabilidade de calhar nos 2 jogos o 1º Dezembro é de 11% sim 😉
     
    de qq modo não concordo q seja uma “improbabilidade estatística” porque uma probabilidade de cerca de 10% não é assim tão rara… é fraquita mas não é assim tão improvável =P improbabilidades para mim são coisas da ordem dos 0,00001% ou assim lol
     
    enfim, continuo a achar q é algo bem possível e tem realmente a ver com sorte ou azar!!! E pronto o escola teve azar, ninguém duvida, calhando-lhe o menos apetecível dos adversários 😉

  12. não sei em q medida os resultados de sorteios podem ser viciados… acredito q isso n aconteça mas, bem, que sei eu…
     
    de qq modo, a probabilidade de um resultado concreto de um sorteio é sempre a mesma: 1 sobre o número de resultados possíveis 😉 o q ficou para trás já n interfere… por isso às vezes surgem coisas engraçadas =P
     
    falando do 1º Dez – Escola logo na primeira jornada, epá tb n é algo assim tão improvável. Só há 3 adversários, portanto havia cerca de 33% de hipóteses de qq um calhar contra o escola.
     
    É chato estarem sem uma jogadora fundamental nesse embate, mas vá, a matemática prevê estas coisas lol e pronto chama-se ter sorte ou azar!! 😉

  13. Para bom entendedor meia palavra basta… 🙂
    Só digo que hoje assistimos (assistir não será a melhor palavra porque nenhum de nós viu) a uma improbabilidade estatística na ordem dos 90%… Por outras palavras, uma enorme enorme enorme coincidência!
    Ou isso ou então interessou a alguém essa improbabilidade (coincidência), sobretudo depois do que se passou na 15ª jornada… 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *