SU 1.º Dezembro termina com equipa sénior

Segundo o Facebook do Seccionista do SU 1.º Dezembro, José Luís Rodrigues, “o seu presidente apenas nos visitou 2 vezes, sim duas vezes, uma no intervalo com o Futebol Benfica da 1ª volta, e a outra minutos antes do ultimo jogo para nos comunicar que a equipa iria ser extinguida por falta de verbas.”

Relembre-se que no palmarés, esta equipa tem as seguintes conquistas:

– 11 campeonatos nacionais consecutivos (total de 12 títulos);
– 140 jogos do campeonato, sem perder;
– 7 Taças de Portugal.

José Luís deixa também algumas críticas em relação à arbitragem e à Federação Portuguesa de Futebol, como se pode ler em seguida:

“Boa noite,

Serve esta publicação para servir meio que de desabafo e meio que de agradecimento.
Como balanço desta época que terminou tiro as conclusões que o futebol feminino ainda tem muito que crescer. O primeiro comentário só poderá ir para a arbitragem, que no geral posso considerar miserável, não quero com isto dizer que tudo o que ocorreu esta época ao 1.º Dezembro – Futebol Feminino foi culpa da arbitragem, mas que esta ajudou à festa, sem duvida nenhuma pois em algumas partidas tive mesmo a sensação de que quem estava com o apito em campo seria alguém ou do outro mundo (pois ninguém se poderia dirigir para lhe apontar os erros) ou então alguém com um ego tão inchado que até doía ver erros clamorosos serem lhes apontados e manterem a mesma postura como se nada fosse, a essas sugiro apenas um pouco mais de humildade, pois ser arbitro não é ser a melhor pessoa do mundo, não há necessidade para tanta arrogância junta. Deixo igualmente os meus parabéns às 3 arbitras que militam no campeonato nacional de futebol feminino que levam a arbitragem a sério e com humildade, essas sim grandes exemplos em campo e fora dele. Outro comentário à Federacao Portuguesa De Futebolpela falta de transparência do seu conselho de justiça que permite que jogadoras castigadas possam ser utilizadas sem que dai advenham quaisquer tipo de penalizações, caso para dizer, mais um “caso arquivado”…
A nossa equipa jogou desmotivada em quase toda a época, mas tenho igualmente de agradecer aos agentes desportivos que com campeonato a decorrer, e numa altura em que estava tudo ainda em aberto, decidiram abordar a maior parte das nossas atletas para abandonarem o 1º Dezembro na próxima época, a esses só tenho a desejar muitas felicidades e que tenham muitos sucessos, mas não a agirem da mesma forma como agiram pois se queriam abordar jogadoras, deveriam fazê-lo quando a época acabasse. Possivelmente tinham de as garantir antes de a época acabar pois nesta altura as jogadoras já não sentissem a mesma motivação a ir para esses clubes…
Como agradecimento tenho também umas palavras à direção do SU 1 Dezembro, pela falta de apoio durante toda a época, coisa que foi mais que sentida por toda a equipa, aliás o seu presidente apenas nos visitou 2 vezes, sim duas vezes, uma no intervalo com o Futebol Benfica da 1ª volta, e a outra minutos antes do ultimo jogo para nos comunicar que a equipa iria ser extinguida por falta de verbas. Essa posição já tinha sido tomada pelo menos 3 semanas antes ( para não falar numa época antes ) e apenas nesse dia se dignaram a comunicar às suas atletas! Nunca pensei que isto acontecesse, nem mesmo num clube amador. E muito menos pelas razões apresentadas que foram a de falta de verbas e que deveríamos ter apurado um patrocínio mínimo de 8000 € para a próxima época, coisa que nem esta época tivemos, e sem duvida que a jogar o campeonato de promoção nem 1/3 disso iria ser necessário.

Agora vêm os reais agradecimentos que são sem duvida bastante sentidos:
Ás jogadoras todas agradeço terem-me aceitado no vosso grupo e me permitirem que tivesse podido desfrutar de alguns bons momentos com vocês, em especial à nossa capitã PauMar Santos pelo espírito de união que ajudou a criar e tentou sempre manter, apesar de todas as adversidades.
Ao Sr. Valentim por toda a ajuda prestada quer a resolver pequenos problemas que surgiam, bem como a tirar toda e qualquer duvida que nos possa ter surgido, uma pessoa mais que entendida em futebol feminino.
Á equipa de massagistas e fisioterapeutas que nos acompanharam, aAndreia Gonçalves, o Tiago Brito, a Flávia, o Sr. Machado e o Sr. Alcides, pessoas sempre muito prestáveis e realmente preocupadas com o nosso bem estar sobretudo o das atletas.
Ao mister Carlos Grácio pela paciência que precisou de ter durante a época para nos aturar e mesmo assim ainda nos fazer rir.
À Mister Helena Bento o meu grande agradecimento por tudo o que me proporcionou e me ensinou ao longo desta época, e que também tudo tentou para levar esta equipa a outro fim. Com um currículo invejável como o que detém é uma pessoa 5 estrelas e com uma humildade acima de tudo tomara muitos virem a ter 1/3 do currículo dela para que possam ai poder dizer que são treinadores….
Ao Mister José Simões uma pessoa com muita visão e com um enorme coração e que sempre tentou por tudo que a equipa funcionasse, não obtivemos o sucesso que queríamos, mas de certeza que ainda virá a ter muitos sucesso na sua carreira, e eu cá estarei para poder parabenizá-lo mais vezes.
Em especial gostaria de agradecer ao meu companheiro Jorge Lourenço, o meu colega como seccionista, que tudo me ensinou e me ajudou a crescer tanto como pessoa como agente desportivo. Estou-lhe muito grato por todos os momentos que passámos juntos e por toda a experiência que me passou, foi sem duvida uma época de crescimento pessoal com a sua ajuda.

Acabou a época, e com este final vem também o final do 1º Dezembro Futebol Feminino, com imensa pena minha, mas infelizmente nada mais poderei fazer para que tal não tivesse acontecido.

A todas as jogadoras desejo que tenham imenso sucesso nas suas vidas pois cá estarei para vos ver a crescer enquanto pessoas e como jogadoras.
ÀS pessoas da equipa técnica desejo imensos sucessos profissionais.
A todos felicidades extremas em tudo aquilo que façam nas vossas vidas.
Agradeço igualmente à minha esposa Ana Cristina e ao meu filho André Rafael pela paciência e pelo tempo que não estive convosco para acompanhar a equipa, amo-vos imenso.

Com enorme pena minha termino esta minha fase da vida, mas com o sentido de dever cumprido, fiz o que podia, quando podia e como podia.

José Luis Rodrigues”

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

2 Replies to “SU 1.º Dezembro termina com equipa sénior

  1. isto é para rir mesmo… então a parte do contactarem as jogadoras… é algo que o 1º de Dezembro nunca fez. Espera… só é incorrecto quando são os outros a reforçarem-se! Quando é o 1º de Dezembro é a lei da vida! Ao menos os outros nunca acabaram quando andavam em dificuldades. Assumam a m**** que fizeram…

  2. Caro José Luis
    Dói não dói! então lembre-se que nos últimos 12 anos foi isso que fizeram a todas equipas, quando não mereciam sequer empatar lá vinha ajudinha, por isso cale-se e tenha a coragem de não deixar morrer a equipa ou só joga quando tem a certeza que ganha ? Tiveram sempre a proteção divina e agora que foram a equipa mais fraca queixam-se dos seus maiores aliados? tenha vergonha e aceite o valor dos seus adversários. Enquanto as suas atletas mais emblemáticas humilhavam verbalmente as suas adversárias porque tinham mais dificuldades, vocês provavelmente riam-se e batiam palmas, agora mostrem de que fibra são feitos e tenham a coragem de não deixar morrer o clube . Quando se tem os melhores, as costas quentes e se ganha é tudo bom, difícil é enfrentar o contrário, desisti é ser fraquinho . . .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *