Sub-19: derrota frente a gaulesas

A Seleção Nacional feminina sub-19 perdeu esta terça-feira, diante da França, por 0-3, no jogo de estreia na Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa de 2016.

Foto FPF/Diogo Pinto
Foto FPF/Diogo Pinto

Na primeira metade a Equipa das Quinas equilibrou as forças perante uma das formações que esteve presente no último Europeu e ficou em desvantagem muito perto do final da primeira parte, com a França a adiantar-se no marcador por intermédio de Laura Condon (42′).

Na segunda parte as gaulesas conseguiram aumentar a vantagem em duas ocasiões, com Marie-Antoinette Katoto (54′) e Anna Clerac (81′) a assumirem o papel de marcadoras de serviço das “bleus”.

No outro jogo do dia no grupo 5, a Escócia venceu a Grécia por 1-0.

Portugal volta a entrar em campo para a segunda jornada da Ronda de Elite na próxima quinta-feira (5 de abril), no Estádio Municipal da Bela Vista (Parchal), pelas 16h00.

Recorde-se que os seis vencedores de cada grupo, bem como o segundo classificado com melhor registo ante o primeiro e o terceiro, irão juntar-se à anfitriã Eslováquia na fase final o Campeonato da Europa, que decorrerá entre 19 e 31 de Julho de 2016.

Clique aqui para conferir as classificações gerais de todos os grupos da Ronda de Elite feminina sub-19.

José Paisana em discurso direto: 

“Gostaria de dar, em primeiro lugar, os parabéns a este grupo fantástico que, com com alguns problemas  – isto é mesmo assim, a época está a meio – foi solidário, lutou, trabalhou com um espírito de querer ganhar. Frisar isto é muito importante.”

“O resultado foi justo, mas vimos uma equipa portuguesa solidária e que fez tudo para contrariar o poderio desta França que, como nós sabemos, tem outras condições de abordagem à competição. De qualquer maneira, a forma como abordámos o jogo foi muito digna e mostrámo-nos sempre organizados. Cometemos um erro no final da primeira parte, que deu em golo, mas isso é o futebol. No intervalo retificámos algumas coisas e apelámos novamente à nossa organização. Era importante continuar a ter bola porque é algo que nos caracteriza e foi isso que fizemos. A França foi, é um facto, desgastando-nos, empurrando-nos com um jogo largo, profundo, de grande qualidade técnica mas mais uma vez as jogadoras não perderam a organização, foram solidárias, quiseram sempre ser melhores, sofrer e trabalhar para o coletivo. Estamos tristes porque não tivemos sucesso mas temos de levantar a cabeça, recuperar as jogadoras e pensar já em ganhar à Escócia. Na nossa mente não existe outra coisa que não seja formar a ganhar, nós não nos desviamos disto. Este será sempre o pensamento enquanto eu liderar este grupo: querer ganhar.”

“A Escócia é uma equipa que temos bem identificada. É uma seleção lutadora, que não desiste e se entrega ao jogo até ao fim e que depois tem aquela sua matriz de atacar a baliza adversária sempre através do passe longo e com jogadoras velozes na frente, que não dão bolas por perdidas. É um jogo identificado por nós. Queremos dar agora tranquilidade e conforto emocional às atletas.”

Ficha de jogo
Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa de 2016 – grupo 5
1.ª jornada

Parque Desportivo da Nora, Ferreiras (Algarve)
Árbitra: Ivana Projkovska (Macedónia)
Árbitras assistentes: Elena Soklevska (Macedónia) e Veronica Martinelli (Itália)
Quarta árbitra: Valentina Garoffolo (Itália)

França 3-0 Portugal (1-0 ao intervalo)

França: Mylène Chavas, Héloïse Mansuy, Théa Greboval (cap.), Hawa Cissoko, Estelle Cascarino, Cathy Couturier (Marie-Antoinette Katoto, 46′), Delphine Cascarino, Cathy Couturier, Delphine Cascarino, Laura Condon, Clara Mateo (Salomé Elisor, 73′), Grace Geyoro e Perle Morroni (Anna Clerac, 65′)
Suplentes não utilizadas: Jade Lebastard, Elisa De Almeida, Pauline Dechilly, Elise Legrout
Treinador: Gilles Eyquem
Golos: Laura Condon (42′),  Marie-Antoinette Katoto (54′) e Anna Clerac (81′)
Disciplina: nada assinalar

Portugal: Tatiana Beleza, Sara Monteiro, Sarah da Cunha, Inês Silva (cap.) (Leandra Pereira, 79′), Diana Gomes, Catarina Amado (Maria Constança Silva, 65′), Carolina Ferreira, Andreia Faria, Bruna Costa (Nadine Cordeiro, 70′), Ana Capeta e Ana Rodrigues
Suplentes não utilizadas: Ana Oliveira, Nadine Cordeiro, Ana Dias, Joanna Seca, Alexa Ferreira e Leandra Pereira
Treinador: José Paisana
Golos: nada a assinalar
Disciplina: nada a assinalar

 

In fpf.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *