Sub-19: empate frente à Escócia

A Seleção Nacional feminina sub-19 empatou a uma bola esta quinta-feira, no Parchal (Algarve), frente à congénere escocesa, em encontro da segunda jornada da Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa de 2016.

Foto FPF/Diogo Pinto
Foto FPF/Diogo Pinto

A primeira parte desta partilha realizada no Estádio Municipal da Bela Vista, no Parchal (Algarve), teve dois “períodos” distintos. Na primeira meia hora a Escócia teve maior ascendente territorial, conseguiu jogar no meio-campo português através das suas unidades mais criativas (Brown, Cuthbert e Harrison), criou oportunidades junto à baliza de Tatiana Beleza (cabeceamento de Cuthbert aos 8′ e cruzamento de Harrison aos 16′ que bateu em Ana Rodrigues e ia traindo a guardiã portuguesa) e inaugurou o marcador por intermédio de Brown, aos 21′. O que se viu depois foi uma equipa portuguesa a assumir a sua identidade, com as linhas mais juntas, as marcações a meio-campo acertadas e uma confiança com a bola nos pés que fez com que Diana Gomes (remate a rasar a trave aos 33′), Catarina Amado (cruzamento-remate da direita aos 39′ que por pouco não chegou em boas condições a Ana Capeta) e Andreia faria (excelente deambulação da esquerda para aos 42′ o meio concluída com remate por cima) dispusessem de boas oportunidades para empatar, objetivo que Portugal acabou por não conseguir atingir até ao descanso.

“Acelerem o jogo!!”

José Paisana sentia a sua equipa a crescer e as indcações para o campo no início da segunda metade eram claras: a circulação de bola e as movimentações tinham de ser executadas de forma mais veloz para que as escocesas não fizessem valer a sua dimensão física. Andreia faria começou a segunda parte como terminou a primeira: excelente iniciativa individual pela direita, grande capacidade técnica para se livrar de uma adversária e remate para defesa de Flaherty (46′). O cenário não se repetiu aos 65′, quando a avançada portuguesa se decidiu por um remate de meia-distância que bateu a guardiã escocesa, repondo a justiça no marcador e confirmando as boas indicações que a formação nacional vinha dando desde os quinze minutos finais do primeiro tempo.

Até ao final do encontro a Escócia não mais se aproximou com perigo da baliza portuguesa, mas a posse de bola e o domínio territorial da equipa de José Paisana acabaram por não ter expressão no resultado final (1-1).

No outro jogo do dia no grupo 5, a França goleou a Grécia por 6-0 e confirmou a qualificação direta para o Campeonato da Europa de 2016.

Destaque, nesta partida, para a presença do vice-presidente da FPF, Humberto Coelho.

Recorde-se que os seis vencedores de cada grupo, bem como o segundo classificado com melhor registo ante o primeiro e o terceiro, irão juntar-se à anfitriã Eslováquia na fase final, que decorrerá entre 19 e 31 de Julho de 2016.

Portugal volta a entrar em campo no próximo domingo (10 de abril), frente à Grécia, no Estádio Algarve (16h00)

Ficha de jogo
Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa de 2016 – grupo 5
2.ª jornada
Estádio Municipal da Bela Vista, Parchal (Algarve)

Árbitra: Désirée Grundbacher (Suiça)
Árbitras assistentes: Susann Küng (Suiça) e Elena Soklevska (Macedónia)
Quarta árbitra: Ivana Projkovska (Macedónia)

Portugal 1-1 Escócia (0-1 ao intervalo)

Portugal: Tatiana Beleza; Diana Gomes, Sarah da Cunha, Ana Rodrigues e Sara Monteiro, Inês Silva (cap.), Nadine Cordeiro, Joanna Seca (Maria Constança Silva, 60′), Catarina Amado (Ana Dias, 77′), Andreia Faria e Ana Capeta
Suplentes não utilizadas: Ana Oliveira, Carolina Ferreira, Bruna Costa, Alexa Ferreira e Leandra Pereira
Treinador: José Paisana
Golos: Andreia Faria (65′)
Disciplina: cartão amarelo a Inês Silva (52′)

Escócia: Rebecca Flaherty; Rachel McLauchlan, Georgie Rafferty, Donna Paterson, Sarah Clelland, Chelsea Cornet, Claire Mullen (Kirsty Hanson, 66′), Amy Gallacher (Carla Boyce, 57′), Chantelle Brown (Kirsty Howat, 85′), Erin Cuthbert e Abigail Harrison
Suplentes não utilizadas: Laura Hamilton, Courtney Whyte, Hayley Sinclair e Lia Tweedie
Treinador: Gareth Evans
Golos: Chantelle Brown (21′)
Disciplina: nada a assinalar

 

In fpf.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *