Todas preparadas para o agito

Embora o momento seja de calma, antes do agito que tomará conta do cenário internacional no meio do ano, as seleções já começam a se preparar para a próxima Copa do Mundo Feminina da FIFA. Enquanto isso, as competições de clubes esquentaram na Austrália, que definiu o novo campeão, e na Alemanha, onde duas equipes tradicionais disputam o título ponto a ponto. O FIFA.com resume os principais acontecimentos do mês de fevereiro na versão feminina do esporte mais popular do planeta.

Clubes
Roar em festa na Austrália
O Brisbane Roar levantou a taça do Campeonato Australiano pela segunda vez em três temporadas depois de vencer o arquirrival e então campeão Sydney por 2 a 1 na final. O time da maior cidade da Austrália encerrou a temporada em primeiro na tabela, com vantagem de três pontos, mas o Roar levou a melhor na partida decisiva, dando o troco pela derrota por 3 a 2 na decisão do ano passado. A estrela da seleção australiana Lisa De Vanna marcou o gol do título, enquanto Tameka Butt, que também balançou as redes para o Roar, foi eleita a craque do jogo.

Pressão no topo na Alemanha
A briga pelo título da Bundesliga está sendo uma das mais acirradas e emocionantes dos últimos anos. A poucas rodadas do fim, Turbine Postdam e Frankfurt lideram a classificação seguidos de perto pelo Duisburg. Embora o Turbine ocupe posição de força na defesa da taça, o Frankfurt aparece com apenas um ponto a menos ao final de um mês em que os dois times mantiveram 100% de aproveitamento. Além disso, o Frankfurt marcou 26 gols nos jogos de fevereiro e não sofreu nenhum, acumulando incríveis 36 a mais de saldo em relação ao líder. Já o Duisburg ocupa a terceira colocação, a quatro pontos do Frankfurt. Apesar de ter chegado às quartas de final da Liga dos Campeões da UEFA, o clube demitiu a treinadora Martina Voss-Tecklenburg depois de amargar duas derrotas seguidas em casa, para Bayern de Munique e Turbine.

Nova etapa para a Palestina
O futebol feminino continua crescendo em todo o mundo e, este mês, a Palestina lançou o seu primeiro campeonato de futebol tradicional, com 11 jogadoras. Antes disso, o esporte só era praticado em quadra coberta no país, com equipes de cinco. No entanto, 11 mil pessoas foram ao estádio para assistir ao jogo inaugural da competição inédita. O Deyara de Belém venceu o Sareiat YMCA por 2 a 0 na partida histórica. Além disso, sabendo que a seleção nacional participa cada vez mais dos torneios regionais e continentais, o futuro do futebol feminino palestino se anuncia promissor.

Seleções
Preparação começa em Portugal e no Chipre
A Copa Algarve e a Copa do Chipre já são eventos tradicionais no calendário do futebol feminino, mas este ano os dois torneios atraem interesse ainda maior. A poucos meses da Copa do Mundo Feminina da FIFA, eles serão um bom termômetro do nível dos selecionados que disputarão o Mundial na Alemanha. As equipes começaram a chegar a Portugal na semana passada para a competição no Algarve, cujo pontapé inicial será dado na próxima terça-feira. O atual campeão Estados Unidos enfrentará adversários como Japão, Noruega e Suécia, que venceu em 2009. Enquanto isso, outros cinco países classificados à Alemanha 2011 estão a caminho do Chipre. Canadá, Inglaterra, França, Nova Zelândia e México terão a oportunidade de medir forças antes da festa máxima do esporte.

Alemanha 2011 roda o mundo
Enquanto comemora o sucesso na venda de ingressos, o país-sede da próxima Copa do Mundo Feminina da FIFA está organizando uma turnê de boas-vindas às 15 nações que disputarão o torneio em junho. No último mês, o giro passou por Oslo, Paris e Londres. O objetivo da presidente do Comitê Organizador alemão, Steffi Jones, é não só promover o Mundial como o futebol feminino de maneira geral. Para mais informações sobre a Copa do Mundo Feminina da FIFA e os eventos da turnê de boas-vindas, acesse os links que se encontram na coluna da direita.

O número
510.000 — A incrível quantidade de ingressos já vendidos para a Copa do Mundo Feminina da FIFA na Alemanha. A quarta fase da venda de ingressos chegou ao fim no domingo com 80 mil novos pedidos recebidos. Estão esgotados os bilhetes para partidas do grupo da Alemanha, com exceção dos assentos com visão limitada.

A frase
“A maior evolução aconteceu na área técnica. As equipes já não apresentam grandes diferenças em termos de desempenho, coisa que não acontecia antes. O próximo passo será a tática. Ler o jogo e tomar decisões em plena partida será o próximo desafio.” Pia Sundhage, técnica da seleção dos Estados Unidos, sobre os avanços do futebol feminino e as principais áreas a serem melhoradas

In pt.fifa.com

Sandra Costa

O futebol faz parte da minha vida. Desde cedo que jogo futebol e decidi criar o Portal Futebol Feminino em Portugal porque senti que ninguém conhecia, sabia ou falava de futebol feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *